Duvidas - Iniciando

Tenho lido muita coisa sobre o Arduino e a cada dia se mostra ser mais interessante.
Tenho pouca experiencia com programação, tudo que sei são algumas aulas que segui o que o professor fazia a faculdade.

Primeiramente gostaria de saber se usando uma placa como a UNO eu posso programar o microcontrolador, tira-lo da placa e colocar em um circuito desenvolvido para a aplicação final, como com um microcontrolador qualquer ou tenho sempre que usar toda a placa e ligar os sensores e componentes nos pinos da UNO?

Também gostaria de saber se podem me indicar lojas no Brasil para comprar as placas e componentes ou devo traze-las de fora?

Obrigado.

Olha Você pode sim, se quiser compra um arduino e uns 2 ATMEGA compatíveis com o UNO e que ja venham com bootloader gravado...(eu vi por R$20,00 o ATMEGA Com BootLoader) dai você pose seguir um tuto como esse: >geekDevTeam_: Monte seu próprio Arduino ( Muito Fácil )
pra você montar seu arduino, como nesse tuto não tem entrada no arduino que irá criar você usa esse pra testar o circuito como eu faço. e usa seu UNO pra gravar só pois não tem perigo de queimar a placa e sim o ATMEGA q custa 20 Reais, ...
Boa Sorte Qualquer Dúvida Poste Aqui! ( Ou no site )

se você tiver oportunidade pegue de fora que da pra pegar o Arduino e uma shield pelo mesmo preço so do arduino no brasil, mas senão pega no mercado livre pq os sites/loja aqui do brasil estão muito fracos.
Teve 2 sites que não vou citar nome mas me enrrolaram 2 semanas pra me mandar um arduino, dai cancelei a compra e fui pro ML comprar... em 1 semana e meia estava com meu MEGA, e os caras cobraram menos.
Vlw

eu ja comprei 4 arduino duemilanove deste link, tudo funcionando direitinho!

mas fico com pé atrás por ser recondicionada...
Funcionou legal? todos os pinos?
Está Apenas 14 Reais Mais barata q uma nova duamilenove.

Duemilanove o mais barato que vi foi R$90,00 e este o cara quer R$60,00, duas pessoas que trabalham comigo tambem compraram os usados e funcionam muito bem.