Elevador com 3 andares SIMPLES!

ME AJUDEM POR FAVOR.....

Pessoal estou fazendo um trabalho para o meu curso onde devo fazer um elevador com 3 andares, ou seja, térreo, 1º e 2º andar.

A principio é algo simples, como:

• Utilizar 3 botões respectivos para o andar.
  • 1 entrada do Arduino para receber o final da micro chave

Eu fiz uma programação, que na teoria daria certo, mas....... Não deu!
Tentei enganar ela com um "while", mas, também não consegui.

Quais componentes estou utilizando ?

• Arduino Uno R3.
  • Ponte H l298N.
  • Motor DC.
  • Botões, push botton.
  • Micro Chave.

Segue a programação que eu fiz......

//CONFIGURANDO SENTIDO DO MOTOR
// MOTOR IN1 IN2
// HORARIO 5V GND
// ANTI-HORARIO GND 5V
// PONTO MORTO GND GND
// FREIO 5V 5V

// SENTIDOS ADOTADOS:
// Horario - DESCE
// Anti-Horario - SOBE

//Sinal para Ponte H L298N
int LeftPin = 2;
int RightPin = 3;

//Pisos
int con = 0;

//Piso actual
int act = 1;

//Piso destino
int nue = 0;

//Piso destino test
int test = 0;

//Sensor para detectar los pisos
const int buttonPin = 8; //Fim de curso, único para todos os andares. Te´ramum fim de curso para cada andar, porem a entrada no arduino será a mesma.
int buttonState = 0;

//Botoes dos Andares
#define botao1 4
#define botao2 5
#define botao3 6

int botao_1 = 1;
int botao_2 = 1;
int botao_3 = 1;

int velocidadeA = 7; // velocidade

void setup()
{
Serial.begin(9600);
pinMode(LeftPin, OUTPUT);
pinMode(RightPin, OUTPUT);
pinMode(buttonPin, INPUT);
pinMode (botao1, INPUT);
pinMode (botao2, INPUT);
pinMode (botao3, INPUT);
pinMode (velocidadeA, INPUT);

}

void loop()
{
// if (Serial.available() != 0)
while (((botao_1 = digitalRead (botao1)) and (botao_2 = digitalRead (botao2)) and (botao_3 = digitalRead (botao3))) == 0) // espera que um botao seja precionado
{
// Digite novo piso

nue = '0';

if (botao_1 == 0)
{
nue = '1';
}

if (botao_1 == 0)
{
nue = '2';
}

if (botao_3 == 0)
{
nue = '3';
}

}
Serial.print("andar ");
Serial.println(nue);

// Se o elevador está a ser movido
if (nue != 0)
{
// Operações para detectar novo nível
// E sabe quantos pulsos (andares) omitir para chegar ao destino

con = nue - act;
act = nue;
nue = 0;

// Para mais baixo
if (con < 0)
{
//Converter o resultado para positivo
con *= -1;

// Sai-ligar o motor

digitalWrite(LeftPin, HIGH);
digitalWrite(RightPin, LOW);
delay(100);
}

//Caso de subir
else
{
if (con > 0)
{
//Fazer o motor chegar no andar.

digitalWrite(LeftPin, LOW);
digitalWrite(RightPin, HIGH);
delay(700);
}
}
}
}

void parar()
{

// Se voce ainda nao chegar ao destino
if (con != 0)
{
//Esperar pulso (Andar)
buttonState = digitalRead(buttonPin);
//Se detecta o pulso
if (buttonState == HIGH)
{
// Subtrair um contador
con--;

//ja chegou ao destino? para o motor
if (con <= 0)
{

digitalWrite(LeftPin, LOW);
digitalWrite(RightPin, LOW);
}

// Da tempo para pular de pulso e up / down
else
{
delay(100);
}

}
}

}//Fin do loop

Mas qual seria o seu problema?

Verifiquei que no seu programa tem um erro:

if (botao_1 == 0) /** <============= aqu não seria botao_2?
   {
     nue = '2';
   }

Poh, vlws, nem tinha reparado. O problema é:
Quando eu aperto um dos botões fisicos para chamar o elevador, quando bate na micro chave (pino 8) ele não está parando e não consigo encontrar o por que......, com algumas "gambiarra" eu consigo fazer o botao_1 parar quando tocar na micro chave, mais não a mesma coisa para os demais.

Os delay's não ajudam em nada o teu código. Consegues explicar porque usas esses delays??? Eu não consigo.

Este while

while (((botao_1 = digitalRead (botao1)) and (botao_2 = digitalRead (botao2)) and (botao_3 = digitalRead (botao3)))  == 0)    // espera que um botao seja precionado
 {

Está a fazer o quê?

Em lado algum chamas a função parar()... que ao que me parece é o que faz parar o elevador.

Acho que devias pensar um pouco melhor no código... talvez pesquisar uma máquina de estados?? Para ver como fazer isto?

Porque não fazer um array com os níveis para onde o elevador tem de ir em vez duma lógica que não tem em conta vários utilizadores do elevador...

PLS I NEED HELP ....

I NEED PROGRAM TO ELEVATOR, 4 floors, SENSORS on the doors to check if it is open, 4 floor sensors, maximum limit and minimum limit, the middle floors, second floor and third floor, has 2 buttons one to climb and one to come down.

Can someone help me? I do not understand much about programming and the arduino.

pls

AJUDA POR FAVOR...

PRECISO DE UM PROGRAMA PARA ARDUINO DE UM ELEVADOR DE 4 ANDARES, SENSORES NAS PORTAS PARA VERIFICAR SE A PORTA SE ENCONTRA ABERTA OU FECHADA (NOS 4 PISOS), 4 SENSORES DE PISO (UM EM CADA), SENSOR PARA DETERMINAR O LIMITE MÁXIMO E UM DE LIMITE MÍNIMO, OS PISOS DO MEIO (O 2º E O 4º PISO) POSSUEM 2 BOTÕES UM PARA SUBIR E UM PARA DESCER, OS PISOS 1 E 4 SÓ POSSUEM 1 BUTÃO EXTERIOR. POSSUI 4 BOTÕES INTERIORES PARA DETERMINAR O PISO PRETENDIDO PELO UTILISADOR.

ALGUÉM ME PODE AJUDAR?? EU NÃO PERCEBO MUITO DE PROGRAMAÇÃO MUITO MENOS DE ARDUINO.

AJUDA POR FAVOR

PedroVideira:
AJUDA POR FAVOR...

PRECISO DE UM PROGRAMA PARA ARDUINO DE UM ELEVADOR DE 4 ANDARES, SENSORES NAS PORTAS PARA VERIFICAR SE A PORTA SE ENCONTRA ABERTA OU FECHADA (NOS 4 PISOS), 4 SENSORES DE PISO (UM EM CADA), SENSOR PARA DETERMINAR O LIMITE MÁXIMO E UM DE LIMITE MÍNIMO, OS PISOS DO MEIO (O 2º E O 4º PISO) POSSUEM 2 BOTÕES UM PARA SUBIR E UM PARA DESCER, OS PISOS 1 E 4 SÓ POSSUEM 1 BUTÃO EXTERIOR. POSSUI 4 BOTÕES INTERIORES PARA DETERMINAR O PISO PRETENDIDO PELO UTILISADOR.

ALGUÉM ME PODE AJUDAR?? EU NÃO PERCEBO MUITO DE PROGRAMAÇÃO MUITO MENOS DE ARDUINO.

AJUDA POR FAVOR

Estás tú guapo ...

PedroVideira:
AJUDA POR FAVOR...

AJUDA POR FAVOR

Se não sabes de programação, não vais fazer isto para ser colocado em funcionamento com pessoas dentro do elevador... como tal, isto é um exercicio académico ou para demonstrares conhecimento em algo que obviamente não tens, possivelmente para um emprego??

Assim sendo e como é também costume no fórum, ninguém vai fazer o trabalho por ti.

Começa tu a fazer algo e vem aqui colocar dúvidas concretas em vez de pedires que alguém faça algo por ti e certamente que vais obter ajuda.