Fabio_ Martins

Olá

Sou leigo e estou começando com um projeto que consiste em medir a aceleração da gravidade através da queda livre de uma bolinha. Fiz umas pesquisas e pensei em sensores de impacto, capacitivos ou indutivos pois para medir a aceleração precisarei de medir tempo e espaço que a bolinha percorrerá. Alguém poderia me indicar qual o melhor sensor neste caso. Penso em usar esse Arduíno UNO.

Muito Obrigado

Fábio

Olá,

Se a bolinha for grande talvez você possa utilizar LASER,

Eu já fiz uso de um LASER daqueles tipo de chaveiro em conjunto com um fototransistor (receptor de IR).

Se você quiser um tempo de resposta um pouco mais preciso, talvez possa usar um stm32f103c8t6, que também dá para programar com a IDE do Arduino.

Muitos sensores tem suas saídas filtradas e com atrasos para evitar falsos disparos, então talvez isso interfira na medida do tempo.

Bom dia.

Muito obrigado pela dica e desculpe pela demora. Neste caso necessito de precisão na medida, seguirei então seu conselho e tentarei usar esse sensor que você indicou (smt). Se você se interessar, posso até te contar o resultado final.

Um forte abraço

Fábio.