Sim uso muito e recomendo que o coloques. Imagina que excedes a corrente maxima do transistor e ele entra em rutura, isso pode causar danos no arduino.Ja queimei uma porta paralela por ativar motores via LPT sem isolamento optico pois só usava transistores ...
Tens o 4N22 por exemplo
Tens o diodo mal colocado, ele tem de estar inversamente polarizado paralelo ao motor.Da forma que o tens ele ira estar sempre a conduzir.O catodo do diodo fica para o + da fonte.
Quantos amperes ira esse motor consumir ?
Se for pouco o TIP da perfeitamente.
Um exemplo de circuito
Olá HugoPT,
tens razão, o díodo é invertido.
Sabes-me dizer outra forma de colocar o LED, sem o mesmo ter a queda de tensão no circuito e prejudicar-me a ativação do transistor?
Eu acho k assim funcionaria, embora não tenha dimensionado o valor das resistências, ou seja, como se iria dividir a corrente:
O Motor é neste caso uma ventoinha de 12V DC e consume 340 mA, ou seja, preciso de um transistor com um minimo de corrente de 500mA, para segurança
Alguma sugestão?
O Isolador ótico é para eu o utilizar noutra saída digital do Arduino, na qual irei utilizar uma resistência de aquecimento ligada aos 230 V AC, que dissipa entre 50 a 60 W.
Podes-me adiantar se o circuito será semelhante ao de cima, excepto que neste acrescento o isolador ótico?
Algum endereço sobre informações sobre isso também?
O Isolador ótico é para eu o utilizar noutra saída digital do Arduino, na qual irei utilizar uma resistência de aquecimento ligada aos 230 V AC, que dissipa entre 50 a 60 W.
Podes-me adiantar se o circuito será semelhante ao de cima, excepto que neste acrescento o isolador ótico?
Ok vais adicionar um foto-acoplador mas depois como estas a pensar ligar a resistência de 230V?
Vejo duas soluções, triac ou rele
Qual estas a pensar?
Mas olha estou a ter um problema em colocar a ventoinha a funcionar.
O esquema do circuito e ligação ao Arduino é o seguinte:
Mal ligo a Fonte de alimentação a Ventoinha começa a trabalhar e a tensão de saída do circuito o V0, não varia com a variação da temperatura do meu sensor...
você está curto circuitando no gnd do arduino o 0v do circuito com -vcc, possivelmente a tensão no pino A0 no pior dos casos 8V, veja se não queimou a porta...
fabiohbm007:
você está curto circuitando no gnd do arduino o 0v do circuito com -vcc, possivelmente a tensão no pino A0 no pior dos casos 8V, veja se não queimou a porta...
E qual a solução que deveria utilizar neste caso??
Será que à alguma forma de isolar a fonte de 16,4 V, do restante circuito aí?
Pensei bem em ligar o terra da saída digital à massa dessa fonte, a questão é mesmo que esse circuito, divide esses 16,4 V, em tensões simétricas de 8,2 V e -8,2 V..
Queria utilizar os 16,4 V para alimentar a ventoinha, (M), e penso que a massa dessa saída digital terá de ser a da fonte, que neste caso onde liguei a mesma, passou para os -8,2 V...
Agora, percebo pke a ventoinha trabalhava, sem a porta ter passado a nível alto!!
Deveria isolar essa fonte desse circuito de tensões simétricas...
Pelo que li, na última hora, estava também a fazer uma coisa errada.
Devo escolher uma porta digital que possua o simbolo til, (~), pois possui o PWM, ou seja, que manda os tais impulsos do sinal..
Vejo aqui que talvez seja a melhor opção usar uma outra fonte externa, de 12V e alimentar dessa forma o circuito e posteriormente ligar a massa ao pino GND das Saídas Digitais do Arduino.
Sim, mas neste momento estou a fazer a ativar uma das saídas digitais apenas para ligar o (M) que é uma ventoinha.
Eu falei no isolador ótico, ou mesmo no rélé, mas era para ativar uma outra saída, para ligar uma resistência de aquecimento que é alimentada a ~230 V AC e dissipa cerca de 50W..
Neste caso a receber o sinal de 5 V da saída digital o transistor ativa a ventoinha, a minha dúvida era se teria de usar uma porta digital com o simbolo ~ com o PWD, ou se qualquer iria funcionar???..
No circuito mais acima, estava a ter problemas em ativar a ventoinha devido às massas do circuito, pois deveria ligar á massa da fonte, mas a mesma ficou com a tensão negativa de -8,2 V..
Concordas então em montar dessa forma para a Ventoinha??
Tanto a ventoinha como posteriormente a resistência, não vão estar constantemente a ligar e a desligar, só mesmo se existirem falhas no aquecimento já implementado no Terrário.
Apenas irá ativar a ventoinha se a temperatura passar, por exemplo, os 40ºC.
O circuito com o isolador ótico e o réle, seria outra saída, que iria aquecer a resistência se a temperatura fosse inferior a 15ºC, por exemplo..
Vi este exemplo, do que estava a pensar fazer, apenas iria substituir as lampadas pela resistência de aquecimento:
bubulindo:
Sugestão estúpida, porque não usas um relé de 5V? Assim ligas o transistor com os 5V da placa e os 12 ou 230 do outro lado do relé.
As massas de diferentes fontes nunca se devem ligar como se nada fosse.
Podes ligar a ventoínha onde quiseres se apenas fores ligar e desligar e não modular a sua velocidade.
Bubulindo, foi a sugestão do Legend ou a minha que achaste menos adequada??
Eu resolvi usar uma fonte externa de 12 V para alimentar a ventoinha, só queria a vossa opinião se penultima imagem que coloquei aqui sobre as massas, estava bem efetuada, ou seja, a saída do meu circuito, ligo no canal A0 e a massa do mesmo no GND do lado do A0, e na saída digital, ligo a massa da fonte de alimentação, à massa GND digital..
Como pretendo apenas ligar e desligar a ventoinha se passar um dado valor de temperatura, então posso ligar a qualquer pino, e não apenas aos que tenham PWM.
Neste caso, uso a condição:
if(temp > 35.0)
{
digitalWrite(redPin, HIGH); // coloca LED Vermelho ON e ativa a ventoinha
digitalWrite(greenPin, LOW);
digitalWrite(yellowPin, LOW);
Serial.print(temp, 1);
Serial.println(" Alarme! " );
}
Se usar o relé para ativar a resistência de aquecimento, posso aproveitar a fonte da alimentação da ventoinha de 12 V, para alimentar também o réle concordam!!??
A sugestão estúpida era a minha... e estava a ser irónico.
Como disse, ligar as massas não se faz assim... Provavelmente tens o Arduino alimentado pelo teu computador e os 12V saídos duma fonte. Estás a assumir que os GND estão ao mesmo potencial quando na realidade podem estar dezenas de volts entre ambos os GND. Nota que o designação de tensão é diferença de potencial. Diferença entre o positivo e o GND. Nada é dito em relação a GNDs de fontes diferentes.
Daí que se ligasses um relé de 5V (que os há), podias alimentar o transistor que vai comutar o relé (porque o arduino não aguenta a corrente que passa no relé) com os 5V do Arduino e do lado dos contactos do relé metias a tensão que quiseres 12, 5, 230... Estás a entender? Assim não tinhas de ligar os 12V à bobina do relé e teres de criar mais um patamar de isolamento entre os 12 e 5V.
Sim, podes ligar a ventoínha a qualquer pino digital. Se fosse no PWM, podias melhorar o sistema e aprender algo mais... mas com relés não dá para mais.
bubulindo:
A sugestão estúpida era a minha... e estava a ser irónico.
Como disse, ligar as massas não se faz assim... Provavelmente tens o Arduino alimentado pelo teu computador e os 12V saídos duma fonte. Estás a assumir que os GND estão ao mesmo potencial quando na realidade podem estar dezenas de volts entre ambos os GND. Nota que o designação de tensão é diferença de potencial. Diferença entre o positivo e o GND. Nada é dito em relação a GNDs de fontes diferentes.
Daí que se ligasses um relé de 5V (que os há), podias alimentar o transistor que vai comutar o relé (porque o arduino não aguenta a corrente que passa no relé) com os 5V do Arduino e do lado dos contactos do relé metias a tensão que quiseres 12, 5, 230... Estás a entender? Assim não tinhas de ligar os 12V à bobina do relé e teres de criar mais um patamar de isolamento entre os 12 e 5V.
Sim, podes ligar a ventoínha a qualquer pino digital. Se fosse no PWM, podias melhorar o sistema e aprender algo mais... mas com relés não dá para mais.
Eu vi o exemplo da minha montagem para a ventoinha aqui e neste caso não preciso do relé:
Se calhar o que estou a fazer errado é não ter a necessidade de ligar o GND digital ao GND da fonte de alimentação de 12V...
Daí se calhar estar a obter a diferença de potencial do alimentação USB ligado ao PC.. não????
Eu liguei o GND analógico ao da fonte de 16,4 V e estou a conseguir ler corretamente os valores de temperatura na serial monitor do arduino!
Acho que o relé apenas preciso para ligar a resistência de aquecimento, na qual estará ligada aos 230V AC.
Estou trabalhando no meu sensor de temperatura também, uso para monitorar os datacenters. Estou fazendo agora um módulo web, usando SD e tive algumas idéias baseadas no seu post.
Quero gravar o log no SD e fazer a página com a temperatura em tempo real e o gráfico.
Achei alguns javascripts para fazer o gráfico, os dois que mais adequados são estes:
Ainda não começei a fazer a base de dados e a respetiva representação dos valores de temperatura em tabelas e em gráficos.
Estou a fazer o controlo da temperatura neste momento.
Também podes encontrar alguns gráficos em http://jpgraph.net/ ou no google charts em que tem lá vários endereços que possuem librarias de gráficos, no qual um dos sites que recomendaste encontra-se lá.
Vi que a diferença de potencial entre a GND do Arduino, que está ligada à massa da saída Vo, é de 8,2 V em relação à massa da fonte de alimentação dos 12V, e a ligar a mesma no Arduino, tinha essa diferença de 8,2V.
Eu vi que uma das soluções seria na Saída do circuito, no Vo, colocar um AMPOP e fazer o ajuste de OFFSET, subindo o mesmo os tais 8,2V.
Alguma outra sugestão ou exemplo de como fazer esse ajuste??
Vejo uma solução que queria colocar à saída do circuito, ou seja, à frente do V0, um AMPOP 741, e fazer o ajuste de OFFSET, subindo o sinal interno 8,2 V, de forma às massas ficarem com o mesmo potencial - Zero!!
Alguma outra sugestão ou a melhor maneira de como fazer este ajuste??
E se arranjasses uma fonte simétrica isolada em vez dessa bateria e a terra virtual?
No teu circuito criaste uma terra virtual para ligares a ponte wheatstone.Assim sendo porquê depois usas o GND da fonte no arduino?
Nao devias passar agora a usar o GND virtual para tudo?
E claro que depois na ventoinha irias ter apenas 8V positivos ... e a actuaçao da ventoinha seria isolada com o photoacoplador
Pois..
Achas que se arranjar uma ventoinha de 5V, consigo ligar aos 8,2 V positivos e a massa ficar toda ligada à mesma (à virtual)??
só tenho receio que depois isso afeta e varie a tensão Vo circuito seguinte, embora esteja a utilizar os reguladores de tensão de -6 e + 6 V, a ventoinha pode fazer baixar ds 8,2 para valores <6, ou achas k não?