LER DATA E HORA NO ARDUINO . Erro no código

Sim uso muito e recomendo que o coloques. Imagina que excedes a corrente maxima do transistor e ele entra em rutura, isso pode causar danos no arduino.Ja queimei uma porta paralela por ativar motores via LPT sem isolamento optico pois só usava transistores ...
Tens o 4N22 por exemplo
Tens o diodo mal colocado, ele tem de estar inversamente polarizado paralelo ao motor.Da forma que o tens ele ira estar sempre a conduzir.O catodo do diodo fica para o + da fonte.
Quantos amperes ira esse motor consumir ?
Se for pouco o TIP da perfeitamente.
Um exemplo de circuito

Olá HugoPT,

tens razão, o díodo é invertido.

Sabes-me dizer outra forma de colocar o LED, sem o mesmo ter a queda de tensão no circuito e prejudicar-me a ativação do transistor?

Eu acho k assim funcionaria, embora não tenha dimensionado o valor das resistências, ou seja, como se iria dividir a corrente:

O Motor é neste caso uma ventoinha de 12V DC e consume 340 mA, ou seja, preciso de um transistor com um minimo de corrente de 500mA, para segurança :wink:

Alguma sugestão?

O Isolador ótico é para eu o utilizar noutra saída digital do Arduino, na qual irei utilizar uma resistência de aquecimento ligada aos 230 V AC, que dissipa entre 50 a 60 W.
Podes-me adiantar se o circuito será semelhante ao de cima, excepto que neste acrescento o isolador ótico?
Algum endereço sobre informações sobre isso também?

Obrigado!

Um abraço.

Oi Pessoal.
já adquri os reguladores de tensão e transistor que precisava!
:slight_smile:

Algumas dicas aí?

O Isolador ótico é para eu o utilizar noutra saída digital do Arduino, na qual irei utilizar uma resistência de aquecimento ligada aos 230 V AC, que dissipa entre 50 a 60 W.
Podes-me adiantar se o circuito será semelhante ao de cima, excepto que neste acrescento o isolador ótico?

Ok vais adicionar um foto-acoplador mas depois como estas a pensar ligar a resistência de 230V?
Vejo duas soluções, triac ou rele
Qual estas a pensar?

Estou a pensar em Relé..

Mas olha estou a ter um problema em colocar a ventoinha a funcionar.

O esquema do circuito e ligação ao Arduino é o seguinte:

Mal ligo a Fonte de alimentação a Ventoinha começa a trabalhar e a tensão de saída do circuito o V0, não varia com a variação da temperatura do meu sensor...

Alguém me poderá dizer qual o problema???

Será algum problema com as massas??

Obrigado!!!

você está curto circuitando no gnd do arduino o 0v do circuito com -vcc, possivelmente a tensão no pino A0 no pior dos casos 8V, veja se não queimou a porta...

fabiohbm007:
você está curto circuitando no gnd do arduino o 0v do circuito com -vcc, possivelmente a tensão no pino A0 no pior dos casos 8V, veja se não queimou a porta...

E qual a solução que deveria utilizar neste caso??

Será que à alguma forma de isolar a fonte de 16,4 V, do restante circuito aí?

Pensei bem em ligar o terra da saída digital à massa dessa fonte, a questão é mesmo que esse circuito, divide esses 16,4 V, em tensões simétricas de 8,2 V e -8,2 V..

Queria utilizar os 16,4 V para alimentar a ventoinha, (M), e penso que a massa dessa saída digital terá de ser a da fonte, que neste caso onde liguei a mesma, passou para os -8,2 V...

Agora, percebo pke a ventoinha trabalhava, sem a porta ter passado a nível alto!!

Deveria isolar essa fonte desse circuito de tensões simétricas...

Alguma sugestão??

Cumprimentos

Pelo que li, na última hora, estava também a fazer uma coisa errada.

Devo escolher uma porta digital que possua o simbolo til, (~), pois possui o PWM, ou seja, que manda os tais impulsos do sinal..

Vejo aqui que talvez seja a melhor opção usar uma outra fonte externa, de 12V e alimentar dessa forma o circuito e posteriormente ligar a massa ao pino GND das Saídas Digitais do Arduino.

Vejam agora e digam se concordam:

Cumprimentos

A melhor forma é ligares um isolador óptico. 5V do Arduino dum lado e os 12V do outro.

Se vais usar PWM, deves usar um controlador. Se vais fazer controlo de termostato, é escusado estares a implementar PWM para ligar e desligar não é?

Sim, mas neste momento estou a fazer a ativar uma das saídas digitais apenas para ligar o (M) que é uma ventoinha.

Eu falei no isolador ótico, ou mesmo no rélé, mas era para ativar uma outra saída, para ligar uma resistência de aquecimento que é alimentada a ~230 V AC e dissipa cerca de 50W..

Neste caso a receber o sinal de 5 V da saída digital o transistor ativa a ventoinha, a minha dúvida era se teria de usar uma porta digital com o simbolo ~ com o PWD, ou se qualquer iria funcionar???..

No circuito mais acima, estava a ter problemas em ativar a ventoinha devido às massas do circuito, pois deveria ligar á massa da fonte, mas a mesma ficou com a tensão negativa de -8,2 V..

Concordas então em montar dessa forma para a Ventoinha??

Tanto a ventoinha como posteriormente a resistência, não vão estar constantemente a ligar e a desligar, só mesmo se existirem falhas no aquecimento já implementado no Terrário.

Apenas irá ativar a ventoinha se a temperatura passar, por exemplo, os 40ºC.

O circuito com o isolador ótico e o réle, seria outra saída, que iria aquecer a resistência se a temperatura fosse inferior a 15ºC, por exemplo..
Vi este exemplo, do que estava a pensar fazer, apenas iria substituir as lampadas pela resistência de aquecimento:

Rapaz, não monta esse circuito não que vai dar um curto circuito!

Sugestão estúpida, porque não usas um relé de 5V? Assim ligas o transistor com os 5V da placa e os 12 ou 230 do outro lado do relé.

As massas de diferentes fontes nunca se devem ligar como se nada fosse.

Podes ligar a ventoínha onde quiseres se apenas fores ligar e desligar e não modular a sua velocidade.

bubulindo:
Sugestão estúpida, porque não usas um relé de 5V? Assim ligas o transistor com os 5V da placa e os 12 ou 230 do outro lado do relé.

As massas de diferentes fontes nunca se devem ligar como se nada fosse.

Podes ligar a ventoínha onde quiseres se apenas fores ligar e desligar e não modular a sua velocidade.

Bubulindo, foi a sugestão do Legend ou a minha que achaste menos adequada??

Eu resolvi usar uma fonte externa de 12 V para alimentar a ventoinha, só queria a vossa opinião se penultima imagem que coloquei aqui sobre as massas, estava bem efetuada, ou seja, a saída do meu circuito, ligo no canal A0 e a massa do mesmo no GND do lado do A0, e na saída digital, ligo a massa da fonte de alimentação, à massa GND digital..

Como pretendo apenas ligar e desligar a ventoinha se passar um dado valor de temperatura, então posso ligar a qualquer pino, e não apenas aos que tenham PWM.

Neste caso, uso a condição:

if(temp > 35.0)
    {
      digitalWrite(redPin, HIGH);   // coloca LED Vermelho ON e ativa a ventoinha
      digitalWrite(greenPin, LOW);
      digitalWrite(yellowPin, LOW);  
      Serial.print(temp, 1);
      Serial.println(" Alarme! " ); 
   }

Se usar o relé para ativar a resistência de aquecimento, posso aproveitar a fonte da alimentação da ventoinha de 12 V, para alimentar também o réle concordam!!??

A sugestão estúpida era a minha... e estava a ser irónico.

Como disse, ligar as massas não se faz assim... Provavelmente tens o Arduino alimentado pelo teu computador e os 12V saídos duma fonte. Estás a assumir que os GND estão ao mesmo potencial quando na realidade podem estar dezenas de volts entre ambos os GND. Nota que o designação de tensão é diferença de potencial. Diferença entre o positivo e o GND. Nada é dito em relação a GNDs de fontes diferentes.

Daí que se ligasses um relé de 5V (que os há), podias alimentar o transistor que vai comutar o relé (porque o arduino não aguenta a corrente que passa no relé) com os 5V do Arduino e do lado dos contactos do relé metias a tensão que quiseres 12, 5, 230... Estás a entender? Assim não tinhas de ligar os 12V à bobina do relé e teres de criar mais um patamar de isolamento entre os 12 e 5V.

Sim, podes ligar a ventoínha a qualquer pino digital. Se fosse no PWM, podias melhorar o sistema e aprender algo mais... mas com relés não dá para mais.

bubulindo:
A sugestão estúpida era a minha... e estava a ser irónico.

Como disse, ligar as massas não se faz assim... Provavelmente tens o Arduino alimentado pelo teu computador e os 12V saídos duma fonte. Estás a assumir que os GND estão ao mesmo potencial quando na realidade podem estar dezenas de volts entre ambos os GND. Nota que o designação de tensão é diferença de potencial. Diferença entre o positivo e o GND. Nada é dito em relação a GNDs de fontes diferentes.

Daí que se ligasses um relé de 5V (que os há), podias alimentar o transistor que vai comutar o relé (porque o arduino não aguenta a corrente que passa no relé) com os 5V do Arduino e do lado dos contactos do relé metias a tensão que quiseres 12, 5, 230... Estás a entender? Assim não tinhas de ligar os 12V à bobina do relé e teres de criar mais um patamar de isolamento entre os 12 e 5V.

Sim, podes ligar a ventoínha a qualquer pino digital. Se fosse no PWM, podias melhorar o sistema e aprender algo mais... mas com relés não dá para mais.

Eu vi o exemplo da minha montagem para a ventoinha aqui e neste caso não preciso do relé:

Se calhar o que estou a fazer errado é não ter a necessidade de ligar o GND digital ao GND da fonte de alimentação de 12V...
Daí se calhar estar a obter a diferença de potencial do alimentação USB ligado ao PC.. não????

Eu liguei o GND analógico ao da fonte de 16,4 V e estou a conseguir ler corretamente os valores de temperatura na serial monitor do arduino!

Acho que o relé apenas preciso para ligar a resistência de aquecimento, na qual estará ligada aos 230V AC. :wink:

Bom dia Pedro!

Estou trabalhando no meu sensor de temperatura também, uso para monitorar os datacenters. Estou fazendo agora um módulo web, usando SD e tive algumas idéias baseadas no seu post.

Existe um sensor comercial, veja o demo:
http://189.78.154.121/index.html

Quero gravar o log no SD e fazer a página com a temperatura em tempo real e o gráfico.
Achei alguns javascripts para fazer o gráfico, os dois que mais adequados são estes:

e

http://nickqizhu.github.io/dc.js/

Já começou fazer alguma coisa?

Alguém já fez web server com SD? Achei bastante lento. O javascript que testei tem 350kb.

Olá Lago.

Ainda não começei a fazer a base de dados e a respetiva representação dos valores de temperatura em tabelas e em gráficos.

Estou a fazer o controlo da temperatura neste momento.

Também podes encontrar alguns gráficos em http://jpgraph.net/ ou no google charts em que tem lá vários endereços que possuem librarias de gráficos, no qual um dos sites que recomendaste encontra-se lá.

Vi que a diferença de potencial entre a GND do Arduino, que está ligada à massa da saída Vo, é de 8,2 V em relação à massa da fonte de alimentação dos 12V, e a ligar a mesma no Arduino, tinha essa diferença de 8,2V.

Eu vi que uma das soluções seria na Saída do circuito, no Vo, colocar um AMPOP e fazer o ajuste de OFFSET, subindo o mesmo os tais 8,2V.

Alguma outra sugestão ou exemplo de como fazer esse ajuste??

Este é o problema..

A diferença de potencial das massas é de 8,2 V.

Vejo uma solução que queria colocar à saída do circuito, ou seja, à frente do V0, um AMPOP 741, e fazer o ajuste de OFFSET, subindo o sinal interno 8,2 V, de forma às massas ficarem com o mesmo potencial - Zero!!

Alguma outra sugestão ou a melhor maneira de como fazer este ajuste??

E se arranjasses uma fonte simétrica isolada em vez dessa bateria e a terra virtual?
No teu circuito criaste uma terra virtual para ligares a ponte wheatstone.Assim sendo porquê depois usas o GND da fonte no arduino?
Nao devias passar agora a usar o GND virtual para tudo?
E claro que depois na ventoinha irias ter apenas 8V positivos ... e a actuaçao da ventoinha seria isolada com o photoacoplador

Pois..
Achas que se arranjar uma ventoinha de 5V, consigo ligar aos 8,2 V positivos e a massa ficar toda ligada à mesma (à virtual)??
só tenho receio que depois isso afeta e varie a tensão Vo circuito seguinte, embora esteja a utilizar os reguladores de tensão de -6 e + 6 V, a ventoinha pode fazer baixar ds 8,2 para valores <6, ou achas k não?