Motor de passo

Boa tarde, sou novo no arduino, estou desenvolvendo uma esteira separadora, vou colocar vários braços desviadores ao longo da esteira pra fazer a abertura em determinado momento, para movimentar cada braço desviador deverei ter um motor de passo, a minha esteira possuirá pelo menos 40 braços, ou seja, 40 motores de passo, como comunicar a placa arduino com tantos motores? terei que ter várias placas arduino ou conseguira algum field que aumentaria a quantidade de portas digitais do arduino?

Lamento desapontar-te mas não me parece que vás conseguir fazer o que pretendes com um Arduino mesmo que uses um Mega.

Porque para controlares esse número de motores vais precisar dum número de temporizadores que é uma ordem de magnitude maior do que o Arduino tem. Sem esses temporizadores, vais ter de codificar o PWM para controlar o servo e para fazer isso as temporizações tem de ser exactas e não vai funcionar para tanto servo ao mesmo tempo.

Dependendo de como tens o sistema, podes vir a ter falta de portas porque 40 motores é enorme e ficas com pouco mais para outras coisas como sensores.

Se tiveres a controlar quando activar o servo com um encoder, tens também um problema em que vais ter de perder um temporizador para servir de contador, ou vais ter de ler as portas com uma frequência bastante alta... coisa que vai atrapalhar com as temporizações dos servos.

E ainda tens de garantir que tens capacidade de processamento suficiente para controlar comunicações com algum interface ou algo do género.

Já se dividires isso por uns 8 ou mesmo 10 arduinos, provavelmente conseguirás algo meio decente, mas não vai ser eficiente em termos produtivos.

Certo, eu estava pensando em trabalhar com menos placas arduino, mas de qualquer forma eu preciso apenas para o comando de abrir e fechar, a regra de negócio eu vou controlar por fora, por um sistema feito em delphi.

Se pretendes ajuda… será melhor especificares o que pretendes mesmo. Primeiro são 40 motores, agora é só abrir e fechar?