bubulindo:
Antes de mais, eu não sou jovem e não gosto dessa maneira de tratar alguém, principalmente tendo em conta quem é que está a dar conselhos aqui...
Vens aqui, fazes uma questão especifica, recebes a resposta correcta para essa pergunta e nem sequer percebes que faltam dois pedaços de informação.
Um deles é o código que estás a correr... Se não podes mostrar o código no fórum então é porque o projecto é para aulas (e nesse caso tens um professor para responder), se for por causa de algum segredo empresarial, eu cobro para dar conselhos.
O outro problema é que aparte de alguns protocolos muito especificos (como 1-Wire ou I2C), é bastante raro usar o mesmo pino para entrada e saída... e o motivo é que o que normalmente ligas a uma entrada não dá bem com o que normalmente ligas a uma saída.
Então o que é que tens ligado nesses pinos para usares como entrada e saída?
Já agora, e em antecipação à resposta que vais dar, que é que sabes de electricidade?
Me desculpe, não queria desrespeitar.
Basicamente eu queria fazer um pequeno testador de Gates lógicos. Nada empresarial, nem tenho empresa nem nada, só hobbie. Eu queria colocar, por exemplo, todas as combinações possíveis na entrada de um NAND (7400) e testar se a saída está correta. Acontece que, caso eu fosse testar um NOR (7402) por exemplo, a pinagem dele é diferente. No 7400 é 1 entrada, 2 entrada, 3 saída, e assim vai. No 7402 é 1 saída, 2 entrada, 3 entrada. Então eu precisaria mudar a função de um pino de entrada para saída ao longo do código, a depender do CI a ser testado. Eu testei declarar a pinMode em funções auxiliares, e as outs estavam até certas, mas as ins estavam instáveis e erradas. Eu "corrigi" o problema usando buffers, mas daí aumentei o número de pinos de arduino para pinos do CI que eu preciso usar de 1 para 3. Eu não estou no computador no momento, não estou com o código completo, mas acho que deu pra entender.
Respondendo às outras perguntas: eu sou estudante do Instituto Federal da Bahia, faço curso técnico em eletrônica e ensino médio. Estou no 3° ano /4. Eu tenho matéria de eletrônica digital, que envolve só esses Gates lógicos e coisas tipo os buffers e somadores. O projeto não é da matéria, é que eu fiquei chateado depois de montar um circuito grande na protoboard pra testar e descobrir depois que um dos CIs estava ruim, mesmo eu tendo testado ele com algumas combinações antes de usar. Acontece que eu ainda não tenho matéria de microcontroladores ou microprocessadores, logo, não tenho um professor a quem perguntar...
No que diz respeito aos protocolos especiais, eu ainda sou iniciante e não conheço-os.
Bom, acho que é só.
Mais uma vez, desculpe por te chamar de jovem. Sou novo no fórum e não pensei que fosse ofender alguém só por isso.
Obrigado pela atenção