Outra forma de usar a gravação via ICSP

Estou procurando mas ainda não encontrei. Existe alguma forma de se fazer a programação do Severino atravéz do conector ICSP mas via USB ou serial?
O meu problema é que não quero ter de usar o bootloader, emeu notebook não possui porta paralela. Será que se eu usar um cabo desses aqui e na saida paralela adaptar um cabo de gravação normal vai funcionar?

[]s

Estou procurando mas ainda não encontrei. Existe alguma forma de se fazer a programação do Severino atravéz do conector ICSP mas via USB ou serial?
O meu problema é que não quero ter de usar o bootloader, emeu notebook não possui porta paralela. Será que se eu usar um cabo desses aqui e na saida paralela adaptar um cabo de gravação normal vai funcionar?

[]s

Normalmente esses adapters não funcionam nos gravadores.
o correto é vc usar um gravador pro avr já usb
Tenho alguns modelos disponíveis.
Vc. tb. pode usar o ponyprog do LancOS e montar um gravador serial ISP.

O bootloader, vc. só vai conseguir usa-lo depois de reconfigurar o chip para isso.
Por isso da necessidade antes de grava-lo com o gravador ISP.

Pelo visto vou ter que ficar com a porta paralela então. :-/
É que os chips serão gravados depois de serem soldados na placa via um conector.
[]s

Porcão,
sei que está usando o Arduino programado sem o bootloader, usando o IDE 0011 e o cabo Parallel Port Programmer, via conector ICSP.
A resposta a sua pergunta é: há sim programadores que podem ser comprados (USB para ICSP), e há modelos que você pode fazer em casa. Há alguns exemplos na internet, inclusive utilizando o próprio atmega8 (programado para isso) como CI para fazer essa conversão de USB para ICSP.
Dê uma olhada aqui no fórum. Há pessoas que disponibilizam esquemas e programas.

Valeu Adilson, vou dar mais uma fuçada para ver o que eu encontro. :wink:
[]s

Porcão,

Se você ainda estiver interessado em montar um gravador USB eu sugiro o do link abaixo.
O projeto é bem documentado e você encontra todos os detalhes, inclusive com várias sugestões para montagem da PCB.

http://www.fischl.de/usbasp/

Este gravador também funciona direto no Windows XP. Veja os detalhes disso no site do STYG.

http://www.styg-page.cjb.net/

E lá, inclusive, ele disponibiliza uma versão do firmware para o Atmega 48.

Abraços,

Valeu, vou dar uma olhada. Desisti dos testes com o cabo que converte USB para paralelo, não consigo fazer funcionar.
Estou montando uma plaquinha com um conector ZIF para gravar uma quantidade grande de controladores, e o ideal é que ela seja por usb pois é só isso que eu tenho no meu notebook.
[]s

Spock, o primeiro link que voce enviou. Funciona também com o atmega8 né? Tem uma nota pequena de rodapé falando isso.
E qual é a função do conector X2?
O circuito parece ser legal porque é alimentado diretamente pela porta USB, o que o torna portatil. Saberia me informar se pode ser usado normalmente com o Arduino 0011 e com o AVRDUDE para fazer as gravações?
[]s e muito obrigado.

Acabei de entender. O conector é usado para gravar o bootloader via USB que o cara criou. Por isso que precisa de cristal e o resto.
Não posso usar bootloader, tenho que ter uma gravação direta em um chip zero bala e na memoria deve estar somente o meu programa. Inclusive porque uso oura configuração nos fuses.
O meu problema é pior do que eu estava pensando. E espero que a solução não seja ter que comprar um computador :cry:
Valeu pela força pessoal!

Porcão,

acho que não é isso não.

O circuito é um gravador. O conector X2 é de 10 pinos, mas tem os mesmos sinais necessários para o conector de 6 pinos do Arduino.

Você monta esse circuito, grava no CI dele o firmware. A partir daí, o circuito passa a funcionar como gravador. Aí você conecta o USB, conecta o X2 (modificado para 6 pinos), e grava do computador para o Arduino, sem bootloader. Acho que funciona com o IDE0011, pois este usa o AVRDude também. Faz o que o parallel port programmer faz, mas usando USB. E acho que deve ser necessário mudar o upload.using no preferences.txt também.

Acho que é isso. Veja o readme.txt no mesmo link.

Entao eu que sou lerdo e nao entendi :-[
Isso seria justamente um "cabo conversor USB para ISCP" ?
Se for e o que eu preciso mesmo e nao fiz besteria hoje a tarde de ter comprado os componentes mesmo sem saber se estava certo ou nao :wink:

Vou fazer o seguinte, vou desenhar uma placa com este circuito junto de um soquete ZIF. Assim plugo tudo na lateral do notebook e gravo os atmega8 na boa.
Vamos ver, se der certo eu comprtilho com voces.