Piezoelétricos são difíceis

Olá! Preciso de ajuda, fiz um código e apareceu isso:

avrdude: ser_open(): can't set com-state for "\\.\COM4"
Failed uploading: uploading error: exit status 1

E o código é:

#define buzzerPin 8

#define NOTE_C4 261

#define QUARTER 500

void setup() {
  pinMode(buzzerPin, OUTPUT);
}

void loop() {

tone(buzzerPin, NOTE_C4, QUARTER);
  delay(QUARTER * 2); 
  noTone(buzzerPin); 
  delay(QUARTER * 2);}

O que é isso?

Olá!

Qual a placa Arduino que você está usando?
Os tópicos mais recentes em língua inglesa onde esse problema foi relatado tiveram a seguinte resposta do @ptillisch:

Houve alguns relatos anteriores sobre esse erro "can't set com-state for..." que ocorre especificamente ao fazer upload para placas que usam o chip 3 WCH CH340 USB (e aparentemente apenas lotes específicos desses chips). O problema ocorre apenas ao usar a versão mais recente do driver CH340.

Os usuários afetados relataram que fazer uma “reversão” para uma versão mais antiga do driver foi uma solução alternativa eficaz. Você pode tentar.

Veja a resposta nesse tópico:
https://forum.arduino.cc/t/avrdude-ser-open-cant-set-com-state-for-com3/1168525/3

1 Like

Olá @Brazilino,

a hiperligação deve apontar para o post #4 e não #3 ...

(Espero que o meu português traduzido por "deepL" seja razoavelmente compreensível :wink: )

Com os melhores cumprimentos

ec2021

1 Like

Olá! Estou usando um arduino UNO.

Ok, e qual sua experiência anterior com ele? Você já tinha feito o upload de algum outro código anteriormente?

Boa parte das placas Uno "não originais" vendidas no Brasil utiliza o chip CH340 para fazer a conversão USB-Serial. Se é a primeira vez que você usa sua placa, muito provavelmente não deve ter instalado no computador o driver necessário. Se for esse o caso, dê uma olhada nesse site aqui para entender melhor a questão:

https://www.blogdarobotica.com/2020/03/21/instalando-driver-serial-para-arduinos-com-chip-ch340/

Eu já fiz o upload uma vez, E eu já instalei o driver. Então acho que o problema é com o cabo.

Admitindo que você usa Windows, para checar isso desconecte o Arduino do computador, abra o gerenciador de dispositivos e conecte o Arduino novamente. Veja se o computador emite um sinal sonoro e verifique qual porta de comunicação nova aparece (veja esse exemplo abaixo):

Essa porta nova tem que ser a mesma que você vai colocar na IDE do Arduino, por exemlo:

Se o computador não fizer nenhum som nem aparecer nenhuma porta, pode sim ser o cabo.

1: Só tem COM1 e COM 4.
2: Eu já fiz isso e deu tudo certo.

Pra falar a verdade, não fez o barulhinho.

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.