Estou a pensar fazer um projecto com a placa Arduino
O que quero fazer é ligar uma lampada através da placa Arduino, com um relay, e depois através do controlo duma pagina web, conseguir ligar e desligar a lampada.
Qual o grau de dificuldade do projecto?
Iniciei me à pouco tempo com a placa Arduino, então não tenho muitas bases.
No entanto também pensei em fazer um semaforo.
Vais precisar duma forma de colocar a placa a aceder à internet.
Existem várias hipóteses:
Colocar a placa ligada directamente a um servidor Web (onde a página de PHP está alojada) e sempre que alguém aceder a essa página, o servidor envia um comando à placa para ligar/desligar o relé.
Comprar um ethernet ou wifi shield e programar o arduino como servidor web. Aí não vais precisar de PHP para nada, apenas html. Apenas tens de estudar o protocolo HTTP para ver como é que são realizados os pedidos de páginas aos servidores e colocares o arduino à procura da informação que desejas na string que receber do computador cliente.
Em termos de dificuldade tudo depende do que sabes.
Se sabes bem php e tens um servidor em casa, então a primeira é sem dúvida a mais simples.
Se sabes como comunicar com o protocolo HTTP, mesmo que não saibas é simples de encontrar informação na net, ou ver o que o cliente envia para o arduino, essa será a mais simples. Tens apenas de criar uma função que procure os dados que pretendes numa string... e mesmo isso está já feito algures.
Aqui está algo similar com algum código para veres como fazer: