resistor e ldr

Eu estava aprendendo a usar um ldr para um projeto e vi que ele precisava ficar em serie com um resistor de 10k e nao compreendi o porque, resistor serve para diminuir a amperagem e voltagem para um aparelho, mas o ldr pode suportar ate 150 volts e potencia de 100mW. Entao porque o resistor ta ai?? e nao sei se importa mas os 5v estao ligador a perna do resistor e o gnd a perna do ldr.

Já pesquisaste quanto é que o Arduino suporta?

nao, mas o resistor nao tem haver com quanto o ldr suporta? eu sou iniciante ainda, nao entendo muito bem como usar os resistores.

Neste caso a resistência não serve para isso. Neste caso adicionar essa resistência serve para criar um divisor de tensão. Para que serve esse divisor de tensão? Neste caso específico, serve para medir a o valor de resistência da LDR (já agora, não sei se sabe se não, mas LDR são as iniciais em inglês para "resistência dependente da luz", portanto, a sua resistência vai variar conforme o nível de luminosidade que incide nela).

Fazendo uma ligação, conforme mostra a imagem:

e ligando o ponto indicado como Vin a +5V e o ponto indicado como Vout a uma entrada analógica, vai-se conseguir medir uma variação de tensão, nessa entrada analógica, conforme o valor de luz que incide na resistência.