estou precisando ligar um pt100 no arduino mais ate agora não consegui fazer direito. imagino que devo usar um amplificador operacional para isso. Porem sou novato na areá e não sei ao certo que configuração devo usar e nem sei calcular os valores dos resistores.
Estarei usando um pt100 de 3 fios para medir de 0C a aprox 300C.
Você espera alimentar com que tensão 5V?
Para começar, acho que um resistor de 100R seria o ideal, mas o melhor é saber qual é a faixa de temperatura que você vai trabalhar? Pois pelo catalogo, a 0º ele tem resistência de 100R, o resistor que você deve escolher deve se basear na faixa que você pretende medir com mais precisão.
Coloca a PT100 num braço de uma ponte wheatstone com 3 resistencias de 100 ohms cada.Depois alimentas com 5V do arduino e o meio da ponte wheatstone ligas numa entrada analogica.Caso os valores sejam muito baixos amplificas com um ampop para elevares o sinal ligeiramente e adaptares a tua escala.
Le isto
Claro que isto é apenas uma forma de se poder fazer existem muitas mais...
Corta a ligaçao entre o Ponto A e o PontoB.Depois liga a entrada analogica no pontoA.Isto nao sera o correcto de se fazer mas devera dar para veres o valor a mexer.
O problema que iras infrentar é a referencia de ground.A ponte ira funcionar bem se leres a tensao entre o ponto A e ponto B.Podes comprovar isso com o multimetro.
A questao e que se usares a alimentaçao vinda do arduino nao vais poder fazer isso porque devias ligar o pontoB ao gnd e o Ponto A na entrada analogica.Desta forma com a alimentaçao comum nao consegues ver a diferença entre a malha A e a malha B.
Outra forma seria ligares o ponto B em outra entrada analogica e depois compara-la com a analogica do pino A.Desta forma consegues ver a diferença entre eles como se fosse uma massa virtual.
Faz o teste
o valou da entrada A nunca muda é sempre 490
e o valor da entrada B em geral é 0 muito de vez em quando oscila ate no máximo 3...