Sensor Umidade do Solo

Estou tentando fazer um sensor de umidade do solo,
segui esse exemplo:

Igualzinho, usando um resistor de 10K Ohm,
porém meus resultados foram diferentes, quando ligo as duas pontas diretamente, recebi o valor 1023, segundo meus calculos e o que ele mostra no video, esta correto:

1023 as duas pontas ligadas diretamente e 0 quando desencostei as duas...

sensor = 1023
sensor = 1023
sensor = 1023
sensor = 1023
sensor = 0
sensor = 0
sensor = 1023
sensor = 1023
sensor = 1023
sensor = 1023
sensor = 1023

Peguei um copo com agua e coloquei as duas pontas no copo, meu resultado foi esse:

sensor = 351
sensor = 322
sensor = 321
sensor = 312
sensor = 308
sensor = 306
sensor = 300
sensor = 295
sensor = 291
sensor = 286
sensor = 282
sensor = 278
sensor = 274
sensor = 274
sensor = 273
sensor = 272
sensor = 271
sensor = 272
sensor = 271
sensor = 272
sensor = 272
sensor = 271
sensor = 272
sensor = 271
sensor = 271
sensor = 271
sensor = 271
sensor = 274
sensor = 272
sensor = 272
sensor = 272
sensor = 271
sensor = 272
sensor = 272
sensor = 272
sensor = 272
sensor = 271
sensor = 271
sensor = 272
sensor = 271
sensor = 272
sensor = 271
sensor = 271
sensor = 272
sensor = 273
sensor = 272
sensor = 272
sensor = 272
sensor = 272
sensor = 273
sensor = 273
sensor = 273
sensor = 273
sensor = 273
sensor = 273
sensor = 274
sensor = 273
sensor = 274
sensor = 273
sensor = 273

Intrigante é que os valores caem lentamente e depois ficam entre 270~275, sendo que no video e tutorial os valores são de 600~650 na terra umida, e o meu esta diretamente no copo com agua,
o que estou fazendo de errado?

Tentei esse também:
http://seeedstudio.com/wiki/Grove_-_Moisture_Sensor
Fiz com o transistor 2N2222 (sem ser o 2N2222a como está no esquematico), mas também da valores baixos e inconstantes (começam altos e vao caindo lentamente).

Achei esse outro:
http://www.botanicalls.com/archived_kits/twitter/

Abracos.

Talvez nada pois isso depende muito do tipo de solo que você esta medindo, por exemplo calcário deixa básico, compostos orgânicos em decomposição acido e por ai vai
Edson

Edsoncan:
Talvez nada pois isso depende muito do tipo de solo que você esta medindo, por exemplo calcário deixa básico, compostos orgânicos em decomposição acido e por ai vai
Edson

Cheguei a pensar nisso,
mas como eu poderia fazer algo que retornasse a porcetagem de umidade independente do solo?

Pois eu havia pensando em pegar o valor de quanto está no copo d'agua como 100% e em cima disso fazer a regra de 3, com os valores do solo.

Mesmo assim, é estranho, pois fiz usando o 2N2222 e os resistores do esquematico:
http://seeedstudio.com/wiki/Grove_-_Moisture_Sensor

Lá em baixo na pagina ele mostra 4 testes:

• Sensor in air
  • Sensor in dry soil
  • Sensor in humid soil
  • Sensor in water

Sendo que o ultimo (sensor na agua) está dando valores muito alto para ele,
coisa de 920~950

E para mim retorna algo entre 230~250

Ps: utilizei um fio de cobre em cada ponta. (creio que seja o melhor condutor)

Abs.

Dando uma fuçada,

achei isso (ja sabia, mas confirma o que achava):

No caso das placas Arduino, transformamos a tensão elétrica em um valor entre 0 e 1023, sendo que 0 representa zero volts e 1023, 5 volts, aplicada em uma das seis entradas analógicas disponíveis.

http://arduino.cc/playground/Portugues/LearningKnock

Quando ligo as duas pontas diretamente é retornado o valor de 1023, como disse já.
Para mim colocando as duas pontas dentro de um recipiente com agua homogenea era para retornar 1023 também, não?

A água não é tão boa condutora como se pensa. a água pura nao é condutora...
A água da torneira é condutora devido a componentes nela misturada que através de quimicos fica transparente, fazendo fazendo dessa forma consumidor final pensar que o que está a beber é agua "boa" o que na realidade não é. A minha água pode ser melhor condutora que a tua, pois depende de zona para zona a qualidade da água...
Com isto não sei se fui grande ajuda, mas achei que deveria partilhar isto

Olá VitaliBR

Dê uma olhada nesse sensor A cheap soil moisture sensor - GardenBot, talvez ele atenda a sua necessidade.

Ailton

ailtonfacanha:
Olá VitaliBR

Dê uma olhada nesse sensor A cheap soil moisture sensor - GardenBot, talvez ele atenda a sua necessidade.

Ailton

ótimo! :smiley:

Entendi que o uso dos 2 pinos digitais são para a inversão de corrente, impendindo a eletrólise nas duas pontas certo?

mas por que usar esse H-bridge? seria para deixar 1A de corrente contínua de saída!?

Olá VitaliBR

Eu acredito que a ponte só se faz necessário quando existe uma necessidade de grandes correntes, isto é, no caso do sensor não enviar informações suficientes para excitar o pino analógico do Arduino ou quando se modificar as dimensões do sensor.

Ailton

Acho que essa medida de umidade somente faz sentido se voce tiver a leitura do ph do solo e da temperatura.

Edson

Edsoncan:
Acho que essa medida de umidade somente faz sentido se voce tiver a leitura do ph do solo e da temperatura.

Edson

Pretendo ler a temperatura também, só o pH que nao

Como você faria para ler a temperatura e o pH ?

Eu tenho interesse em saber como fazer a leitura desses 3 componentes: umidade, temperatura e pH.