Estou tentando fazer um sensor de umidade do solo,
segui esse exemplo:
Igualzinho, usando um resistor de 10K Ohm,
porém meus resultados foram diferentes, quando ligo as duas pontas diretamente, recebi o valor 1023, segundo meus calculos e o que ele mostra no video, esta correto:
1023 as duas pontas ligadas diretamente e 0 quando desencostei as duas...
Intrigante é que os valores caem lentamente e depois ficam entre 270~275, sendo que no video e tutorial os valores são de 600~650 na terra umida, e o meu esta diretamente no copo com agua,
o que estou fazendo de errado?
Tentei esse também: http://seeedstudio.com/wiki/Grove_-_Moisture_Sensor
Fiz com o transistor 2N2222 (sem ser o 2N2222a como está no esquematico), mas também da valores baixos e inconstantes (começam altos e vao caindo lentamente).
Talvez nada pois isso depende muito do tipo de solo que você esta medindo, por exemplo calcário deixa básico, compostos orgânicos em decomposição acido e por ai vai
Edson
Edsoncan:
Talvez nada pois isso depende muito do tipo de solo que você esta medindo, por exemplo calcário deixa básico, compostos orgânicos em decomposição acido e por ai vai
Edson
Cheguei a pensar nisso,
mas como eu poderia fazer algo que retornasse a porcetagem de umidade independente do solo?
Pois eu havia pensando em pegar o valor de quanto está no copo d'agua como 100% e em cima disso fazer a regra de 3, com os valores do solo.
No caso das placas Arduino, transformamos a tensão elétrica em um valor entre 0 e 1023, sendo que 0 representa zero volts e 1023, 5 volts, aplicada em uma das seis entradas analógicas disponíveis.
Quando ligo as duas pontas diretamente é retornado o valor de 1023, como disse já.
Para mim colocando as duas pontas dentro de um recipiente com agua homogenea era para retornar 1023 também, não?
A água não é tão boa condutora como se pensa. a água pura nao é condutora...
A água da torneira é condutora devido a componentes nela misturada que através de quimicos fica transparente, fazendo fazendo dessa forma consumidor final pensar que o que está a beber é agua "boa" o que na realidade não é. A minha água pode ser melhor condutora que a tua, pois depende de zona para zona a qualidade da água...
Com isto não sei se fui grande ajuda, mas achei que deveria partilhar isto
Eu acredito que a ponte só se faz necessário quando existe uma necessidade de grandes correntes, isto é, no caso do sensor não enviar informações suficientes para excitar o pino analógico do Arduino ou quando se modificar as dimensões do sensor.