Me chamo Igor Henrique e desde já, peço desculpa por não falar a língua nativa do fórum, e caso eu cometa algum equivoco, peço gentilmente a compreensão de todos, visto que é a primeira que decido criar um tópico aqui no grupo.
Bom, tudo começou quando recebi um convite de um professor de uma Escola Técinica Federal do estado do Espirito Santo - Brasil, para auxiliar o mesmo a passar um curso de robótica para seus jovens alunos. O projeto teve iniciativa de uma outra Sede do instituto, na capital, visando levar a tecnologia para locais mais remotos (Interior). Aqui na região, esses tipos de conteúdos são pouco visto/conhecido pela população. Sendo assim, me senti no dever de compartilhar meu amor pelo mundo da robótica/eletrônica/Arduino a frente, junto com esse projeto. Sem mais delongas... Estou com um projeto de uma trava eletrônica, utilizando um UNO, Display (16x2) I2C e um Teclado Matricial de Membrana (4x4).
Como o objetivo é ensinar, estou evitando o uso de bibliotecas, para que o aluno entenda o que ele está fazendo.
Gostaria de compartilhar um link do meu projeto no Tinkercad, para que fique mais fácil a compreensão do meu projeto.
A principio, está funcionando a função do meu teclado, porém vejo que ocorre muitas leituras desnecessárias no botão (na variável "bnt"). Gostaria de corrigir essa parte e peço o apoio de vocês.
Boa tarde Igor (xará do meu neto).
Vou analisar seu código e ver se consigo dar sugestões.
Gosto muito do trabalho das escolas técnicas brasileira, e onde poder ajudar, eu o farei.
Eu não tenho login no tinker cad, então farei a simulação no wokwi.
Boa tarde amigo!
Fico grato pelo pelo seu apoio. O tikercad tem a opção de usar a conta do Google, caso tenha interesse... Mas se quiser também posso fazer o projeto no Protheus, caso queira. Mas onde for melhor da sua parte, já está ótimo!
Eu poderia apenas usar uma biblioteca, pegar um código parecido e modifica-lo de acordo com meu interesse. Mas acredito que dessa forma, perderíamos o objetivo com o curso na qual me dediquei a ajudar e seus alunos.
Novamente, muito obrigado!
E a cada colaborador, farei questão de divulgar nos créditos do código e no evento que os alunos irão nesta segunda feira.
Muito obrigado mesmo por seu apoio. Consegui fazer um cofre junto com os alunos e foi divulgado em um evento para o município através da secretaria de educação.
Foi muito satisfatório ver a empolgação dos jovens, principalmente das meninas, visto que as mulheres estão se interessando pelo mundo da programação/eletronica.