Tipos de placas para comunicação wireless

Eu estava pesquisando alguns modelos de placas para comunicação wireless no arduino UNO.
Encontrei por exemplo essa placa: Recommendations For You - DealeXtreme
Mas essa placa só tem entrada de sinal da internet por cabo RJ45?

Ai pesquisando um pouco mais encontrei essa placa: Digi XBee and XBee-PRO Zigbee RF Modules | Digi International
Essa placa parecer sem sem cabo, mas não sei se é boa com arduino ou não.

Enfim, gostaria de saber algum modelo de placa bom pra não precisar usar o cabo RJ45.
Alguém sabe me informar?

Obrigado.

A primeira "placa" (um shield) é usada no Arduino para comunicar o Arduino via internet. Tem biblioteca própria para ele.

Já a segunda é um Xbee, que utiliza tecnologia de comunicação sem fio entre os seus módulos. Mas ele não se conecta à internet, no sentido que, a placa Xbee sozinha não serve para conectar o Arduino à internet, pois apesar do Xbee utilizar tecnologia Wi-Fi - se não me engano - ele não se conecta a uma rede Wi-Fi doméstica, pelo menos não vi nada se referindo a isso.

Pelo o que entendi, o que você quer é comunicar o seu alimentador à internet, mas fazer isso sem fio, correto? Em caso positivo, uma maneira de realizar esta tarefa é utilizando dois Arduinos, sendo um master e um slave. O master seria composto de um Arduino com o shield W5100 para se comunicar pela internet e um shield Xbee para se comunicar sem fio com o slave. Já o slave seria o Arduino montado no alimentador, com os sensores, motores, etc. que vão ser necessários no seu projeto e um shield Xbee para se comunicar com o master. Dessa forma, o master iria receber os comandos via internet, interpretar, e enviar um novo comando para o slave.

...ou então você precisa deste shield: http://arduino.cc/en/Main/ArduinoWiFiShield

Vc deve procurar por isso...

Então com a primeira shield eu consigo me comunicar com o arduino tranquilamente, só vai ter o RJ45 conectado de diferença?
Acho que sem fio complica bastante a vida certo? parece bem mais burocrático..

E esse Arduino wifi shield, ainda iria precisar 2 arduinos tb? ou não?

valeu

Deiwys:
Então com a primeira shield eu consigo me comunicar com o arduino tranquilamente, só vai ter o RJ45 conectado de diferença?
Acho que sem fio complica bastante a vida certo? parece bem mais burocrático..

E esse Arduino wifi shield, ainda iria precisar 2 arduinos tb? ou não?

valeu

Eu nunca usei wifi shield nem o ethernet shield, mas para que complicar, um conselho, faça funcionar o projeto primeiro comunicando via USB com o computador, depois aperfeiçoe, é melhor para seu TCC funcionar alguma coisa, que complicar colocando um monte de coisa, e no final ter que se descabelar.

Fala ai pessoal.

Estou esperando meu TP-Link TL-WR703N chegar para fazer uns testes, mas pelo que li o OPenWRT nos dá uma liberdade bem grande e no dx.com o TP-Link citado custa 26 doletas =)

Parece mais em conta e mais flexível que as demais soluções, sendo possível usar a USB ou usar a serial do TP-Link para comunicação com o arduíno ^^

Vejam uns projetos:

http://blog.nemik.net/2011/12/arduino-openwrt-art/
http://www.thebmwz3.co.uk/article.php?story=20120611144749730

Olá, só pra entender melhor sobre a solução adotada pelo LegendBR, com isso eu poderia fazer o projeto:

2 x Placas do arduino: Recommendations For You - DealeXtreme

2 x do XBee : Duemilanove 2009 AVRmega328P-PU with USB Cable for Arduino - Free shipping - DealExtreme

1 x Recommendations For You - DealeXtreme

E mais os demais sensores...

É isso?

É por aí, só que o "Xbee" que você mostrou na verdade é um shield, ainda falta o módulo em si.

E ainda por cima acho que esse shield não serve, pois ainda teria que soldar os soquetes para o módulo Xbee.

Precisaria de 2 shields, como esses: Recommendations For You - DealeXtreme
E 2 módulos Xbee, como esses: XBee 1mW Wire Antenna - Series 1 (802.15.4) - WRL-08665 - SparkFun Electronics

Se calhar definir o que se pretende em termos de comunicacão wireless, ajudaria a fazer a escolha acertada em termos de tecnologias sem-fio... ¨

Se a aplicacão pretendida é ligar à internet, então o modelo que o mmocsz indicou é o ideal. Se o objectivo é ocmunicar entre dois microcontroladores exclusivamente, a melhor opcão (na minha opinião) é mesmo um módulo nrf24l01, se quiseres ter a flexibilidade de ligar a um computador ou microcontrolador, então a XBee será o ideal.

Respondendo ao bubulindo no meu caso eu preciso fazer uma espécie de monitoramento de um ambiente usando uma rede de sensores sem fio. No determinado ambiente vai haver os sensores junto ao Arduino e isso será mandado via wireless para um site que irá tratar as informações coletadas.

Seria isso em um extremo resumo. Sou muito novato nessas coisas ainda então desculpem por qualquer besteira que eu tenha dito.

Ok...

Já percebi melhor. Então, a opcão mais "barata" na minha opinião (que estou a pensar fazer algo semelhante) é teres um Arduino central ligado à internet (assumindo que vais guardar os dados na internet), que pode ser com fio (uma vez que os shields são extremamente mais baratos) e com um destes módulos RF.

http://www.ebay.co.uk/itm/10Pcs-NRF24L01-2-4GHz-Antenna-Wireless-Transceiver-For-Microcontroller-WST-New-/390516519936?pt=UK_BOI_Electrical_Test_Measurement_Equipment_ET&hash=item5aec993400

Depois colocas um Arduino (ou semelhante) com um radio destes a adquirir os dados que pretendes a enviar para o Arduino central.

Assim não precisas de ter Wifi em lado nenhum (por causa do custo). Não precisas de usar XBee (apesar de ser também possível de fazê-lo). E nem sequer precisas de usar Arduinos nas unidades remotas, podes usar apenas um chip ou então um Arduino mini ou algo do género. :slight_smile:

Existe outra opcão que são os JeeNodes, mas estes não seriam tão fáceis de ligar a um shield Ethernet (apesar de ser possível de fazer com jumper wires).

http://jeelabs.net/projects/hardware/wiki/JeeNode