Ajuda com receptor 2.4ghz de controle remoto

Olá pessoal, estou tendo um problema em receber o sinal do meu controle remoto no arduino.
para voces acompanharem bem e entenderem bem tenham em mente que esse é o modelo do controle remoto: https://pt.aliexpress.com/item/1005005984449259.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.65.78f7caa4ynSDxU&gatewayAdapt=glo2bra (Transmissor de rádio digital e receptor, GA-4H-TX 4CH 2.4GHz controlador remoto para carro e barco, 1:8 1:10 1:16 1/32) o nome dele.

resumindo meu problema, eu dou o comando de hello world e o serial monitor responde normalmente porem quando tendo captar sinal na porta 0 a qual está conectado o receptor 2.4ghz ele simplismente não da sinal. O receptor esta sendo alimentado pelo arduino pelas portas gnd e vim e o sinal do receptor 2.4ghz estou envia para porta 0. Vou colocar o script que estou usando aqui e queria deixar claro que não estou recebendo nenhum tipo de sinal do receptor 2.4ghz:

#include <IRremote.h>

const int pinoIR = 2;  // Pino digital onde o receptor IR está conectado

IRrecv receptor(pinoIR);
decode_results resultados;

void setup() {
  Serial.begin(9600);
  receptor.enableIRIn();  // Inicia o receptor IR
}

void loop() {
  if (receptor.decode(&resultados)) {
    Serial.println(resultados.value, HEX);  // Imprime o código do botão
    receptor.resume();  // Reinicia o receptor para receber o próximo sinal
  }
}

Não, você precisa alimentá-lo através dos pinos GND e 5V

Esse código serve para conectar um controle remoto infravermelho ao Arduino e não é válido para conectar uma estação RC. AQUI você encontra um bom exemplo de como fazer, lamento não estar em português mas o Google traduz muito bem.

1 Like

eu já tentei conectando com gnd e 5V tambem, vou tentar denovo e dou uma resposta, so tem outra coisa que fiquei na duvida
arduino-emisora-rc-esquema
o meu receptor 2.4ghz não funciona que nem esse da imagem,
receiver
como voce poder ver é assim que ele funciona. ele tem 4ch e não sei dizer se algum deles é especifico para alimentação. o que eu estou fazendo que deu certo com esse bdesc https://pt.aliexpress.com/item/1005005540902427.html é que eu coloquei os pinos de alimentação e de sinal no 2ch que é responsavel pelo acelerador do controle remoto segue a foto mostrando o que cada canal faz pelo o que eu sei

os canais 3ch e 4ch eu acredito que servem para os botões adicionais da parte superior do controle

conclusão da minha pergunta: Posso colocar os pinos de alimentação gnd e 5v tudo no 2ch e o pino de sinal vai para um de sinal do arduino como sugere o anexo

esse é o anexo que não consigui colocar na ultima mensagem

Sim, está correto, mas eu não usaria os pinos tx/rx. Esses pinos são usados ​​pelo Arduino para se comunicar com o PC. Melhor usar os pinos 2 a 13.

irei começar desde de o começo.
tenho um arduino leonardo r3 conectado no meu computador, preciso que o receptor 2.4ghz se comunique com o arduino. como farei isso? como devo alimentar o receptor? pode ser pelo arduino? quais portas devo usar para receber os sinais? e depois de tudo montado posso usar esse codigo a seguir

#include <IRremote.h>

const int RECV_PIN = 10;  // Pino onde o receptor está conectado
IRrecv irrecv(RECV_PIN);
decode_results results;

void setup() {
  Serial.begin(9600);
  irrecv.enableIRIn();  // Inicia o receptor de infravermelho
}

void loop() {
  if (irrecv.decode(&results)) {
    // Se um sinal for decodificado, exibe o código
    Serial.print("Código do controle remoto: 0x");
    Serial.println(results.value, HEX);

// Faça o processamento do código aqui

irrecv.resume();  // Reinicia o receptor para aguardar o próximo sinal
  }
}

entendi essa parte, porem mesmo usando o pino 10 ele não funciona, não entendo o que estou fazendo de errado.

Não, você não pode usar esse código, esse código é para controles de televisão, você tem que usar o código que está no link do post #2

realmente muito obrigado! agora está respondendo. eu ainda não entendi bem o motivo mas tudo certo. tenho so uma duvida. eu queria programar ele junto de um l298n para mover um dc motor, voce saberia dizer como posso usar esse codigo que foi passado para fazer funcionar? vou passar os detalhes do que acontece quando executo o codigo e aperto o botão do controle remoto.

primeiramente é importante entender que o botão tem a tecnologia de aceleração, o que significa que quanto mais aperto o botão mais rapido ele devera fazer o motor girar.
essa é a frequencia base de quando nao aperto em nada o controle
"------------
Ch #0: 0.00
Ch #1: 0.00
Ch #2: 0.00
Ch #3: 0.00
Ch #4: 0.51
Ch #5: 0.52
"
é isso que aparece no serial monitor

e quando vou apertando acontece isso:

Ch #4: 0.47

Ch #5: 0.48

Ch #4: 0.41

Ch #5: 0.42

Ch #4: 0.32

Ch #5: 0.33

Ch #4: 0.20

Ch #5: 0.20

Ch #4: 0.14

Ch #5: 0.14

Ch #4: 0.04

Ch #5: 0.05

Ch #4: 0.03

Ch #5: 0.03 "0.03 é o maximo que ele chega"

agora preciso de um comando que faça o l298n responder de forma que acelere o motor quando o arduino ligado nele recebe esse codigo.

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.