Alguém acostumado a comprar na Farnell? - Ajuda

Olá,

Estou com bastante dificuldades de comprar o capacitor não polarizado e o indutor para montagem da placa Severino. Entrei em contato com um representante da Farnell aqui na minha cidade e ele me passou a disponibilidade do capacitor: http://www.farnellnewark.com.br/capaciteletrolalum100uf16vdcsmd,product,8823065,123.aspx mas isto não parece ser um capacitor não polarizado.

Para o indutor me passou este: http://www.farnellnewark.com.br/indutor100uh,product,1198469,3316.aspx mas é para montagem SMD. Posso adaptar, soldando pernas nos terminais e montar na placa? Dá certo?

Queria procurar pelos componentes no site, mas não consigo encontrar os componentes, tem que ficar passando as páginas com 1000 componentes até achar o que quer ? Alguém acostumado com o site poderia me dar alguma dica ?

Grato,

Rodrigo

Tô vendo que vai ser meio difícil o capacitor bipolar. Pensando numa solução, ligar dois capacitores polarizados de 20uf cada, de forma invertida, alguém já fez isto?

Para o indutor, alguém sabe me dizer se este serve: http://www.farnellnewark.com.br/indutorrf100uh5370maax,product,608543,3316.aspx

Agradeço qualquer ajuda.

Até,

Rodrigo

Eu também pretendo fazer isso nos meus arduinos severinos. O engraçado é que desde garoto eu ouço essa história de ligar dois capacitores eletrolíticos em oposição para fazer um capacitor bipolar, mas nunca vi um texto sério de eletrônica descrevendo isso. Para mim não faz muito sentido.

Quanto ao indutor, o datasheet do atmega8 diz que ele serve para reduzir o ruído na alimentação dos conversores analógico/digital e assim melhorar a qualidade das medidas. Aparentemente, se você não for usar os AD, nem precisa do indutor. O datasheet fala em 10uH, enquando o manual do severino fala em 100uH. Acho que qualquer indutorzinho aí vai funcionar.

Fala Tacho,

Consegui os componentes. Também confirmei uma suspeita que tinha: Tinha anos que não passava em loja de eletrônica e agora iniciando com o Arduino achei muito estranho mesmo que aqui em Belo Horizonte não fosse possível encontrar um capacitor bipolar, inclusive esse pessoal que mexe com som de carro usa muito, então, pergunatando denovo, na mesma grande loja, o vendedor que me atendeu achou o capacitor que eles sempre tiveram pra venda ou seja, lição do dia: Em loja de eletrônica você também tem que encontrar o seu vendedor.
Achou pra mim também o indutor mas é solenóide, que adaptei na placa, obrigado pela informação sobre a função dele no Arduino.
Após uma semana muito intensa, com inúmeras tentativas de imprimir o próprio circuito mais compromissos mais os componentes esquecidos, finalmente hoje consegui estar com tudo montado e funcionando. O cara me cobrou o Atmega8 por R$28 !!! só comprei porque quero começar realmente rápido umas idéias.

Valeu !!

Ótimo Dan. Eu também vou deixar de ser preguiçoso e vou tentar achar capacitores bipolares.

Comprei atmega8 por R$8,00 e atmega168 por R$15 no Mercadolivre. O vendedor me entregou em cerca uma semana.

Encomendei também placas do arduino severino. Estou sem paciência para fabricá-las. O preço mais barato que encontrei foi R$ 10 por placa para 5 placas, mas acabei comprando de outro vendedor que me pareceu mais profissional. Ele usa os arquivos Eagle da página do arduíno severino para fazer placas com máscara de solda, furação CNC e máscara de componentes. Custou R$ 140 por 10 placas (mínimo). Ainda não recebi, espero que não me arrependa. Se ficar bom eu aviso.

A próxima etapa será tentar gravar o bootloader. Muita gente tem problemas nessa hora.

Ok Tacho,

Usei o diagrama EAGLE da página do Severino também, utilizei método de fotorevelação para imprimir na placa, o resultado ficou muito satisfatório, não consegui detalhes maiores com satisfatoriedade como os créditos impresso na placa, o nome Arduino e versão saíram legal. Vou produzir outras placas apenas para refinar a técnica e ver quanto de precisão consigo chegar.

Talvez você precise de muitas placas Arduino mas se fosse apenas uma e não tivesse encomendado poderia te enviar uma pelos correios sem problemas.

Valeu

Como você fez pra usar a técnica de fotorevelação? Só por curiosidade... sou de brasília e aki é meio complicado comprar equipamentos em eletronica - nem microcontroladores consigo comprar aki.
Você comprou as placas jah preparadas, ou tem alguma técnica pra fazer isso... preparar as placas, sei lah xD

Olá Brenin,

Sim eu preparei a minha própria placa. Tentei o método de impressão em "Glossy Paper" que ficou uma bela duma porcaria. Não consegui achar ninguém que topasse usar o Glossy para impressora jato de tinta na impressora laser ( O glossy p/ impressora laser não serve), só consegui tirar xerox no glossy.

O método da revelação eu me baseei neste tutorial http://www.inape.org.br/circuito.html , porém, seguem algumas observações:

1- Não é fácil até pegar o jeito certo, fiz 17 tentativas antes de chegar neste resultado: http://www.minasambiente.com/arduboard.jpg
2- No tutorial não fala qual emulsão e qual sensibilizante se deva usar, eu usei emulsão fotográfica p/ matriz resistente a água e sensibilizante Bicromato.
3- O bicromato é extremamente cancerígeno entre outros perigos, sua formulação é rica em metais pesados o que além de tudo é péssimo pro meio ambiente, vou estudar alternativas.
4- Vou tentar a emulsão p/ matrizes resistentes a solventes orgânicos porque esta não é totalmente resistente ao percloreto de ferro. O que deu certo aqui foi corroer a placa em estágios. Corroia um pouco e deixava a película secar, corroi em quatro vezes... O que observei é que depois de algumas vezes parece que a película vai "curando" com o pecloreto e se tornando resistente a ela. De qualquer forma o melhor é tentar com emulsão resistente a solventes orgânicos, desconfio que assim não tem esse problema.
5- Antes da corrosão é preciso deixar a película secar muito bem, é importante uma fonte de luz branca, pois é rica em raios UV. Os raios UV são realmente o que faz a reação ser mais completa. Alternativamente após a revelação inicial deixar a placa no sol.
6- No tutorial não fala mas usando o Bicromato como sensibilizante o correto é a mistura de 9 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizante.
7- No tutorial fala em 3 minutos de exposição. Eu consegui bons resultados a partir de 7 minutos de exposição com uma lâmpada de 500W.

Essa técnica é de tentativa e erro. É que nem receita de bolo, só que você sabe.. tem o bolo que você compra em qualquer esquina e tem o bolo da vovó que é o melhor. O interessante é que depois que você domina um forma de se fazer é capaz de repetir sem maiores problemas.

Boa sorte :wink: