Alimentar arduino com fonte chaveada 5V 5A

Seria possível alimentar o arduino com essa fonte chaveada?

Se sim, como devo fazer a ligação?

Grato!

Sim podes. Suporta boa corrente :slight_smile: As ligações deverão ser efectuadas ligando o V- ao Gnd do arduino e V+ ao VCC. Antes de fazeres qualquer ligação, pega num multimetro e ajusta a tensão de saída para 5V exactos, nesse potenciometro que tem ao lado. Essa fonte facilmente chega aos 6V.

alkuentrus:
Sim podes. Suporta boa corrente :slight_smile: As ligações deverão ser efectuadas ligando o V- ao Gnd do arduino e V+ ao VCC. Antes de fazeres qualquer ligação, pega num multimetro e ajusta a tensão de saída para 5V exactos, nesse potenciometro que tem ao lado. Essa fonte facilmente chega aos 6V.

Valeu, amigo. Mas no caso eu ligo no VCC ou no 5V? Pensei que talvez tivesse que soldar um cabo P4

Qual é o arduino que tens?

alkuentrus:
Qual é o arduino que tens?

Arduino Mega 2560

Em anexo o esquema de ligações para o MEGA. No entanto, parece-me um desperdicio usar uma fonte tão potente num dispositivo que só vai usar alguns mA. Poderias usar essa fonte como uma fonte secundária para projectos que requerem mais potencia, controlados pelo arduino. Eu reflecti um pouco no teu caso e acho que um carregador de telemóvel 5V 2A é o mais adequado para a prototipagem. Se mesmo assim estiveres decidido usar essa fonte, pegas num cabo de USB, cortas o macho e ligas à fonte, como te disse acima. Red ao VCC, Black ao GND, D+ e D- não ligas.

Mega.png

1 Like

alkuentrus:
Em anexo o esquema de ligações para o MEGA. No entanto, parece-me um desperdicio usar uma fonte tão potente num dispositivo que só vai usar alguns mA. Poderias usar essa fonte como uma fonte secundária para projectos que requerem mais potencia, controlados pelo arduino. Eu reflecti um pouco no teu caso e acho que um carregador de telemóvel 5V 2A é o mais adequado para a prototipagem. Se mesmo assim estiveres decidido usar essa fonte, pegas num cabo de USB, cortas o macho e ligas à fonte, como te disse acima. Red ao VCC, Black ao GND, D+ e D- não ligas.

Na verdade eu vou usar essa fonte como única fonte para também alimentar alguns relês e sensores. No esquema a ligação é para um UNO mas creio que seja o mesmo para o MEGA, correto? Muito obrigado pela sua ajuda!

:slight_smile: Pois é o UNO.... Sim o esquema pode ser aquele sim. Alimentas o MEGA via USB B, e podes ligar relés e o que precisares aos 5 V :slight_smile:
Ajudar é com todo o gosto. Boa sorte e depois posta aí os teus projectos para a gente ver. Abraço!

Ola,
Existem três formas oficiais de alimentar uma placa Arduino.

1. USB.
  2. Jack Power (7Vcc a 12Vcc).
  3. Pino Vin/GND (6Vcc a 12Vcc).

Existem um quarta possibilidade, mas, precisa ser usado com muita cautela, o pino de +5V.
Precisa incorporar uma proteção, um fusível de 1A ou um polyfuse.
Não poderá conectar o USB a um computador, já que poderá ocorrer uma retroalimentarão.

Você deve utilizar um plug P4, conectar o positivo da fonte ao positivo do cabo e fazer o mesmo com o neutro, entao voce pluga no arduino.