the LED_BUILTIN worked as expected, but pin 13 don't power on my led, i turned on the gnd on arduino, and positive on a resistor and on pin 13 (I try on pin 5v too and don't worked too).
If I touch with my finger on the wire that is connected on resistor with my foot on floor, the led power on normally, but when i connect the wire on arduino (5v or pin13) don't work.
it's like my arduino don't send eletricity,
another curious is, if I toutch with my finger on resistor the led power on, but if i touch when the wire is connected on arduino the led not power on.
Obg.
Eu to tentando apenas ligar meu primeiro led, eu liguei o negativo no gnd, positivo no resistor e o resistor num fio na saída 5v do arduino, mas o led n acende (acredito q ligando no 5v nem precise de programação), mas se eu ao inves de ligar o fio no 5v do arduino eu encostar nele com meu pe no chao ele acente (o que me faz crer q meu circuito ta certo e a saida 5v n está me enviando energia), testei em 2 arduinos e tive o mesmo resultado
exatamente assim, Circuit design aula | Tinkercad acredito que pra isso funcionar independe do código ja que esta ligado na entrada 5v, e eu testei cm 2 arduinos e em nenhum acendeu, eu to ligando o arduino no meu pc pelo usb, o sistema é linux, n sei se isso influencia
Rafael, confere o valor do seus resistor se o código de cores bate com o que você mandou no tinkercad. Geralmente resistência abaixo de 500 Ohms está de bom tamanho, na maioria das vezes é usado um de 330 ou 270 Ohms. O resistor limita a corrente que passa do 5V (vcc) para o GND, de forma que você não tenha um curto e acabe queimando a porta ou o chip. Se o resistor for muito grande, a limitação de corrente pode ser grande e acaba não sendo o suficiente para acender o LED.
Corrente recomendada para os tipos de LEDs.
LED de 3mm difuso, use corrente entre 4mA a 7mA.
LED de 5mm difuso, use corrente entre 5mA a 10mA.
LED de 5mm de alto brilho (normalmente são os tipo "cristal") use corrente entre 10mA a 15mA.
Então faz a conta com o resistor que você tem ai se é o suficiente, 5V/RES<Corrente_Led.
@EDIT:
Dei uma conferida e o resistor que você ta usando é MARROM - PRETO - VERMELHO - DOURADO, no caso ele tem 1k Ohm +-5%, então é demasiadamente grande para a sua aplicação. Se tiver mais de um, coloque-os em paralelo, assim você reduz a resistência equivalente.
beleza, tenho 5 resistores diferentes, testei com os 5 e nenhum funcionou, porem nenhum é igual ao do tinkercad, vou providenciar um igual ao de lá e retorno aqui pra falar o resultado, porém acredito q n seja o resistor pelos seguintes
motivos.
os resistores e os leds vieram em um kit (comprei todos juntos pela internet). segue o link do kit https://www.arducore.com.br/kit-de-arduino-do-curso acredito q eles n enviariam 5 tipos de resistores e nenhum compativel com os leds do mesmo kit
se eu com meu pé no chão encostar no fio que ficar na entrada 5v do arduino o led acende (então quando há energia ele passa pelo resistor e acende o led). isso me faz acreditar que a própria placa do arduino n está me enviando energia pra acender o led.
tentei na porta 5v, tb programei nas saidas digitais pra ligar o led, mas parece q meu arduino n envia energia pra as portas.
tb testei isso tudo em 2 arduinos diferentes pra eliminar a possibilidade do arduino estar com defeito, tenho considerado a possibilidade de comprar um multímetro pra checar a saída de energia, caso meu multímetro me diga q n está vindo energia do meu arduino qual seria meu próximo passo?
2 arduinos diferentes pra eliminar a possibilidade do arduino estar com defeito, tenho considerado a possibilidade de comprar um multímetro Baixar video TikTok sem marca d'água com o TikTok downloader pra checar a saída de energia, caso meu multímetro me diga q n está vindo energia do meu arduino qual seria meu próximo passo
danielsv2021:
2 arduinos diferentes pra eliminar a possibilidade do arduino estar com defeito, tenho considerado a possibilidade de comprar um multímetro Baixar video TikTok sem marca d'água com o TikTok downloader pra checar a saída de energia, caso meu multímetro me diga q n está vindo energia do meu arduino qual seria meu próximo passo
Oi amigo! Poderia sanar algumas dúvidas?
01 - Quando você conecta o arduino na porta USB os led's RxTx piscam?
02- você ligou o led da forma correta? Anodo no positivo e catodo no negativo?
03 - Seu resistor é com um valor alto assim mesmo?
rafael_ferreira2000:
beleza, tenho 5 resistores diferentes, testei com os 5 e nenhum funcionou, porem nenhum é igual ao do tinkercad, vou providenciar um igual ao de lá e retorno aqui pra falar o resultado, porém acredito q n seja o resistor pelos seguintes
motivos.
Acho difícil que o problema seja com o Arduino, ainda mais que você testou com dois. Como o u/tecdiego falou, confere a posição do anoto/catodo do diodo. Além disso, ao invés de testar resistores aleatoriamente, confira o código de cores e saiba o valor de fato da resistência, este que também pode ser medido com um multímetro, e verifique na relação de valores que eu passei anteriormente.
Por fim, cuidado ao testar diferentes combinações e uma delas ser sem um resistor Dessa forma você pode acabar queimando uma porta do Arduino.