Arduino + Motor DC

Olá galera!

Eu sou iniciante em arduino, mas queria aprender a programar/montar para fazer um projeto da faculdade. Preciso construir um carrinho que simplesmente ande (não precisa ter variação de velocidade, apenas ande e pare depois de um determinado tempo). Comprei um motor DC 12V e uma bateria 12V, já vi que precisaria de um driver, mas um veterano meu disse que como não quero controlar a velocidade, teria como fazer a ligação no arduino com um transistor. Mas estou com medo de queimar coisas, pois não encontrei na internet essa configuração com 12V!

Obrigada desde já pela ajuda! :slight_smile:

O que desejas é uma ponte H, procure por h-bridge 12v n google e verás muitos exemplos, tanto usando transistores quanto usando mosfets.

Você também pode usar drivers que possuem essas pontes h, por exemplo o L298N, neste tópico tem alguma coisa: http://forum.arduino.cc/index.php?topic=120619.45

Se for só para ligar ou desligar o motor, acho que isso é o suficiente:

Se quiser controlar a direção do motor, precisa de uma ponte, como o Mortis mencionou.

Com o circuito do amigo Lago ainda dá para controlar a velocidade ligando a uma porta com pwm do arduino e usando a função "analogWrite(pin, valor)", sendo valor=0, motor parado, valor=255 velocidade máxima. Para fazer curvas precisaria dois motores com este circuito, então você para um enquanto o outro continua rodando para virar. Para inverter a direção precisaria de uma ponte H como disse o amigo Mortis.