Ativar porta/pino arduino uno

Olá,
Estou desenvolvendo um mini soft em C e WinAPI em que ele dispõe interruptores,e ao clicar ele ligue ou desligue uma porta/pino do arduino,minha pergunta creio que básica rs', posso ativar um pino do arduino com segurança ? levando em consideração que não tem nada conectado no pino,ou pra testar o soft que estou fazendo terei que conectar um led em cada pino ?
Att.Hellhound

Ou usar um multimetro....

hellhoundC,

Amigo, a forma de você ligar agentes externos a portas lógicas do arduino com segurança é fazendo uso de reguladores.
Se você vai emitir uma tensão e desconfia que ela pode exceder os 5V que uma porta digital arduino trabalha, coloque um regulador 7805 entre o emissor e a porta, assim independente da tensão que venha, chegará apenas os 5V na porta.
Outra forma é utilizando um diodo zener, para que seja cortado excessos e se proteja as portas.

Mas lembre sempre de colocar um resistor de pull down, caso contrario a porta poderá oscilar dando falsos resultados.

WeiderAju:
hellhoundC,

Amigo, a forma de você ligar agentes externos a portas lógicas do arduino com segurança é fazendo uso de reguladores.
Se você vai emitir uma tensão e desconfia que ela pode exceder os 5V que uma porta digital arduino trabalha, coloque um regulador 7805 entre o emissor e a porta, assim independente da tensão que venha, chegará apenas os 5V na porta.

Desculpa mas isto está completamente errado. O 7805 não é um regulador passivo, mas sim activo e só quando tem uma tensão superior a 5V é que funciona. Isto quer dizer que só quando o sistema tiver uma tensão superior aquela que o Arduino tolera é que irá receber alguma coisa no pino.

Se não sabes como funciona o chip, por favor não sugiras isso pois só traz mais dúvidas a quem quer ver um problema resolvido.

Se for para fazer um interface com um circuito externo, o mais seguro serão optoacopladores ou relés. Neste caso, se a única coisa que é precisa é ligar um led, basta ligar um Led ao pino com uma resistência de 1k (pode até ser menos) em série e já está.

Então obrigado pelas respostas,mas é o seguinte,se eu ativar via software pino 0 e não ter nada conectado neste pino corre risco do PIC ou qualquer outro componente do Arduino queimar ? ou posso ligar sem problemas qualquer porta mesmo não tendo nada conectado na porta?
Att.Hellhound

Se não tiveres nada lá ligado, não corres risco. Já agora, o pino 0 e pino 1 é onde está ligada a porta série... logo qualquer outro pino será uma melhor opção.

Ah bom entendi,então sem problemas obrigado pela ajuda de vocês aí.
Att.Hellhound