circuito para motor

bom dia a todos...
pessoal , estou aprendendo arduino, porém, apanhando um pouco na questão da eletrônica...fiz esse circuito para ligação de motor e gostaria de uma avaliação de vocês...
bom é isso, aguardo comentários, obrigado pela atenção!
grande abraço a todos!!

Todos os FET P que conheço com encapsulamento TO220 tem o seguinte pin-out com o Fet virado para mim
1 (lado esquerdo)-Gate
2-Dreno
3-Source

Porque tens o gate ligado no motor ?
Me parece que tens o pino de comando A0 do arduino ligado errado pois devia estar ligado no pino 1 do FET (gate) através da resistência

P-Channel – The source is connected to the power rail (Vcc). In order to allow current to flow the Gate needs to be pulled to ground. To turn it off the gate needs to be pulled to Vcc.

Confirma o teu circuito com isto pois também me parece que não esteja correto ...

realmente estava errado, mesmo...fiz umas modificações no circuito, que tal??agora está correto?? funciona assim??

obrigado !!
Horácio

Porque tens ai o diodo nesse local?
Nao devia estar antes paralelo ao motor?
Aqui tens um bom material de estudo para o que necessitas:

Outras coisas que deve observar são:

• Qual a tensão de funcionamento e o quanto consome o motor? (importante tanto para a alimentação quanto para os componentes FET ou transistor)
  • Você deseja move-lo apenas em uma direção ou nas duas? (em uma direção o FET ou um rele resolvem, nas duas direções pesquisa sobre Ponte-H, possível com transistores, FETs ou chips como o famoso L298)

Os mosfets, transistores ou o chips possuem características, como a tensão no gate (ou na base, se for um transistor) para "fazer" com que a tensão corra do source(emissor no transistor) para o dreno (coletor no transistor).

o Hugo comentou sobre "FET P", isso porque temos duas configurações PNP e NPN.

Pesquisando no google com as palavras acima (mosfets, transistores, PNP NPN, ponte H, etc você encontra muito material na internet.

Procure conhecer os componentes antes de usá-los, aceitar alguns exemplo da internet sem avaliá-los pode torrar o teu arduino, é necessário estudar um pouco para se aventurar com menores riscos =)

Bons estudos

Edit: aqui tem uns artigos bacanas para estudar: http://www.newtoncbraga.com.br/