Dificuldade ao tentar usar o Esp32, com o erro: "Exit Status 1"

Me ajudem

Estou começando um projeto com Esp32 usando o Arduino IDE, porém, ao tentar usar um código, não funciona. Sempre da um erro, e acredito ser referente à conexão com o esp32. Se alguém puder ajudar, agradeço.

Este é o erro que aparece:

"A serial exception error occurred: Write timeout
Note: This error originates from pySerial. It is likely not a problem with esptool, but with the hardware connection or drivers.
For troubleshooting steps visit: Troubleshooting - ESP32 - — esptool.py latest documentation
Failed uploading: uploading error: exit status 1"

Desde já, agradeço se puderem ajudar, pois, já tentei usar outras dicas e vídeos, porém não obtive resultado, não sei se foi por ter feito errado, ou se o caso não era resolvido de tal modo.

Olá! Bem vindo ao Forum.

Qual é a placa ESP32? Tem um link para a documentação dela?

O que você já fez? Como eu não sei, vou sugerir aqui algumas possibilidades:

1. o cabo que você está usando não é um cabo de dados, apenas de carga (tipicamente aqueles que vêm com caixinhas de som e outros aparelhos com entrada micro-USB);

2. você não possui o driver adequado para o chip de conversão USB-Serial da sua placa (CP2102? CH340?)

3. você está ligando sua placa usando um HUB USB ou uma porta USB 3.0

Vale ainda lembrar que você precisa selecionar a porta COM correta na IDE do Arduino e, em alguns modelos de placa, apertar o botão do boot quando aparecerem os pontinhos "......" na hora de carregar o sketch.

Instalei o driver cp210x, que achei por meio de outras respostas no forum e em vídeos sobre. O cabo irei testar, porém acredito que não seja isso. Ainda sim, testarei, em breve responderei novamente se deu certo ou não. Vi também em um fórum sobre Win 11 dar problema com o esp32, é uma possibilidade? Estou configurando agora um computador mais antigo, win 7 para testar. Obrigado

Essa eu não sei te responder. O meu computador usa Windows 10 e eu ainda não experimentei usar a IDE em uma máquina com o Win11.