Boa tarde, gostaria de saber se há problema em ligar um pino de entrada direto no "gnd" e fazer o interruptor a partir disso?
Tipo, usar um alumínio que esta encostando em outro para passar energia para o pino que esta recebendo essa entrada.
O motivo é que eu tenho um aparelho que gostaria de recuperar usando arduino, já que a única coisa que "presta" nele é a carcaça. Os botões dele possuem um controlador já pronto, mas eu quero substituir esse controlador.
Não... mas tens de ter algum cuidado e o gnd tem de ser o gnd do microcontrolador e não outros gnd.
Queres dar mais detalhes?
Olha, muito obrigado pela resposta, por um acaso você saberia se é possivel usar a parada do aluminio que eu citei antes?
E você se referiu ao ground digital ou ao 2 grounds ao lado do microcontrolador?
E desculpa, eu novamente aqui aproveitando o tópico, acho que eu expressei mal na Primeira pergunta, na verdade se conectar um pino de entrada na saída de energia nada acontecerá, eu queria saber se tem como ligar energia em um pino de entrada sem nenhum botão, ou qualquer outro componente antes?
Ola,
Acredito que esta lhe faltando um pouco de conhecimento sobre eletricidade.
GND (Ground/Comum) na maioria dos casos se refere a um ponto em comum dos circuitos elétricos. O potencial de referência.
Portando, nem sempre o GND e por exemplo o negativo da bateria (ou fonte).
Em alguns circuitos pode existir um segundo GND, esse conectado a carcaça metálica do equipamento. As vezes e chamado de Earth, Shield, Terra, etc.
Além de outros GNDs, como por exemplo os que fazem parte de circuitos analógicos, como áudio e rádio frequência.
Mesmo que estejam interligados, nunca se deve usar o GND da carcaça como única opção e conexão entre placas/módulos/circuitos diferentes. Sempre use a conexão do GND disponível nos locais apropriados a realizar a conexão.
A conexão de GND deve estar sempre presente. Deve ser o primeiro a ser conectado e o último de ser removido.
Tipo, usar um alumínio que esta encostando em outro para passar energia para o pino que esta recebendo essa entrada.
Não compreendi essa parte da postagem.
Sempre use conectores próprios ou solda direta nos pontos de interconexão.
eu queria saber se tem como ligar energia em um pino de entrada sem nenhum botão, ou qualquer outro componente antes?
Sim, desde que a tensão não seja maior que a tensão de alimentação do próprio Arduino (ou negativa).
Essa tensão também não pode estar presente se o Arduino estiver desligado.
Em situações onde não se pode garantir que os circuitos estejam alimentados, se usa algum recurso para isolar ou limitar a corrente. O mais simples e uso de um resistor (4k7,10k) em série com a entrada.
Explicando: Nos pinos do Arduino (em quase todos os chips) existem dois diodos em serie reversamente polarizados entre a alimentação positiva e a "negativa", ficando o pino no meio dessa junção. A função desses diodos e proteger o restante do chip de descargas eletrostáticas. Se a tensão em um desses pinos for maior que a tensão de alimentação, o diodo ira conduzir fazendo circular uma alta corrente nesse diodo, podendo causar a sua "queima". Em algumas situações, o circuito inteiro pode ser alimentando por esse pino, notadamente em micro-controladores de baixíssimo consumo de energia (nano watts).