Viva,
Deixem-me deixar aqui uma perspectiva diferente...
O bootloader e o hardware são insignificantes comparativamente às bibliotecas do Arduino. Isto pela simples razão, apontada anteriormente, que o bootloader não aparecerá num produto final. No entanto, o tempo colocado nas bibliotecas, se usadas, aparece.
As bibliotecas em si estão debaixo duma licença que segundo me parece é a mesma para o bootloader e placa. Ou seja, tem de ser open source. Isto não quer dizer que o produto final não obedeça a estas regras, mas convém ter isso em atenção.
Algo que também convém ter em atenção quando se fala em vender um produto é a segurança. Se for uma plaquinha de desenvolvimento para brincar (como o Arduino), então não haverá grande problema... no entanto, se for para usar comercialmente para, por exemplo, domótica, alguns cuidados têm de ser levados em conta uma vez que o resultado pode não ser muito agradável para quem vendeu o produto.
Após ter perdido cerca duma semana mergulhado nas bibliotecas Ethernet do Arduino (ainda sem resultados), eu não me sentiria confiante o suficiente para fabricar e comercializar um produto com algumas bibliotecas do Arduino dentro dele e sem testes intensivos. Até porque me parece mais simples fazer o código pessoalmente para manter controlo de tudo o que se passa.
Por outro lado, adaptar o Arduino para funcionar com outros chips como os Tiny, demoraria mais tempo que, por exemplo, arranjar bibliotecas para AVR-GCC (como as do Peter Fleury) e usar só com o AVR-GCC.
Não estou a dizer mal do Arduino, não é isso. Apenas estou a levantar a questão do propósito da plataforma. O propósito é iniciar pessoas na programação e microcontroladores e não fabricar produtos comerciais baseado no Arduino. Dito isto, obviamente que usar o Arduino (hardware) na prototipagem facilita imenso o desenvolvimento, mas manter um controlo apertado sobre todos os aspectos do código evita problemas maiores mais tarde.
Notem por exemplo que algumas indústrias (automóveis, por exemplo) têm requerimentos sobre a forma como o código é feito...
Por último... todo ou quase todos os produtos comerciais devem ter um watchdog... coisa que o bootloader original do Arduino não permite. (esta foi a desilusão do dia quando reparei que todas as minhas placas têm o bootloader velho)