Galera tenho tirado umas duvidas aqui no forum a respeito de programação, mas essa acho que é de hardware mesmo.
Tenho um Nano A328P, estou utilizando as portas PWM dele como segue:
D3 - Ir LED para transmitir dados
D5 - Controla intensidade de 1 LED auto brilho
D6 - Controla intensidade de 1 Motorzinho 5v (ligado assim: resistor 470 > base de um TIP122)
D9 - Tocando som por PWM usando a lib SimpleSDAudio
Apenas essas estão utilizando o recurso PWM
Tenho o seguinte problema:
Quando o motor é acionado o áudio da interferência, as vezes chega até a parar a emissão do áudio sendo o brigado a reiniciar o Nano.
Pensei que fosse conflito PWM, troquei o motor de porta com o LED da D5, mas continua a interferência. Desliguei a função PWM para controlar o motor e ativei direto com digitalWrite, continua a interferência.
Se eu apenas segurar o motor não deixando ele girar o som toca normalmente, estou achando que o motor está causando alguma oscilação elétrica ou magnética. (ser noob é uma merda, mas temos que passar por essa faze, não tem jeito)
Minha outra duvida é a seguinte, posso utilizar as portas TX e RX do Nano como botão ou LED e utilizar uma breakborad bluetooth? É possível compartilhar essas portas entra a comunicação serial do bluetooth e a utilização desses acessórios?
Realizei outro teste agora, troquei o motor para a porta Analógica 5, ativando e desativando por digitalWrite, o problema persiste. Acho que com esse teste termina a duvida a respeito do possível conflito de Timer dos PWM.
Também percebi que a interferência aumenta quando o motor atinge uma certa velocidade, quando está lento da apenas uma leve chiada.
acho que o problema nao é codigo, acho q o motor esta gerando algum pulso e esta deixando o Nano doido.
Estou alimentando o motor com uma fonte de 5v 2a, ligada ao TIP122 sendo exitado pelo pwm D6.
Tu conhece algum sistema isolante pra eu tirar essa duvida?
Sobre as portas Tx e Rx?
bubulindo:
Ao ligares o motor, se usas a mesma fonte com que alimentas o Arduino, é possível que o mesmo sofra um abaixamento de tensão e o deixe doido.
Podes usar as portas TX e RX... mas tens de ter cuidado e não usar para comunicar com o computador...
Tens algum snubber? Um condensador na fonte? Já viste se a tensão flutua quando ligas o motor?
Lembrei que tinha um modulo relé de 2 canais aqui, pus meu código para controlar o modulo e liguei o motor no modulo, o problema desapareceu. Realmente é alguma oscilação eletromagnética, apesar disso resolver meu problema, não está como gostaria, queria pulsar o motor com PWM pra controlar a intensidade do motor.
Estou ligando o Arduino pela USB mesmo e o motor em uma fonte 5v 2a como falei.
Sobre as portas Tx Rx, me diga com detalhes os cuidados que devo tomar para poder utiliza-la com o modulo bluetooth, estou pensando em por o CS do moduloSD em uma delas e liberar a PWM 10 pra por mais 1 motor.