Potenciometro

Pessoal, como descrito no'utro post, estou trabalhando com a linha telefônica, e ai gostaria de fazer uma regulagem de volume digital.

Atualmente utilizo um potenciômetro de 5K, mas gostaria de fazer esse ajuste pelo Arduino.

É possível utilizar as portas analógicas para simular algo do tipo?

Bruno, boa noite.

As portas analógicas do Arduino são somente para leitura. Caso queira atuar sobre o volume através do Arduino, talvez devesse usar as portas PWM.

Abraço

Procure por um potenciômetro digital,
olhe o link de como implementar com o arduino

Poxa vida, esse ds ai é muito dificil de achar.

Acabei achando um da microchip de baixissimo custo =)

Me parece muito bom. Vou fechar uma compra agora, talvez até final de semana chegue =)

Valeu pelas ideias pessoal =)

Rapaz, como é difícil achar esse DS ou algum equivalente. esse da microchip também ta difícil

Alguém ai sabe de algum que faça o mesmo?

Acredito que não seja a solução, mas vê se este circuito te ajuda Bruno, mas tá errado os valores de resistor e cap.

O correto é um resistor de 1K2 e capacitor 10uF

Este circuito RC integra o sinal do PWM, e tem como saída a tensão média do sinal de entrada. O LM358 isola a saída da entrada (o que acontece na saída não interfere na entrada pwm).

Sugiro também trocar o LM358, por um LM393.
as características do LM393 são muito melhores para esta aplicação.

Osias, acho que não é isso não.

O que eu preciso é de um potenciometro digital. E ainda não achei nenhum CI. Só achei no mercado livre, mas é um DS, muito caro

=/

Bruno, tem como você colocar aqui o esquemático do circuito, no caso como (onde) você irá usar este potênciometro digital?

Tenho quase certeza que dá pra fazer com uma solução mais "caseira" o que você está querendo.

Então, esquematico do tal DS é esse:

Um exemplo de uso: http://geocities.ws/transistor548/potenciometro-digital.bmp

Quero utilizar isso para regular uma fonte, tirar o potenciômetro linear e fazer dele digital. Como estou utilizando o arduino para regular temperatura, lcd, voltímetro e outras coisas, tenho varias portas liberadas para uso, pensei em utilizar uma porta para ativar cada resistor, mas ai é caseiro de mais ^^

Essa fonte é baseada no LM317 ou similiar? Se sim acredito que dá pra usar o circuito que eu postei no lugar do resistor

Poxa, achei que pelo que o Fernando disse, era só leitura, mas ja vi aqui que é o mesmo esquema do fade né?

Pow, acredito que hoje chega uma compra, e tem um 358 nele. Não me lembro de cheguei a comprar. Mas se voce disse eu acredito, e realmente ficaria mais barato, 0,69 cents :wink:

Valeu!

Pois é Bruno,

este circuito com o LM358 É uma fonte de tensão regulável, porém a corrente fornecida pelo mesmo é muito (mesmo) baixa (cerca de 30mA), sendo necessário na maioria dos casos adicionar mais uma etapa para ganho de corrente (que pode ser feita com um LM317) e/ou tensão (já que a variação desta "fonte" seria de 0 a 5V apenas).