Boa tarde pessoal, sou novo aqui. Gostaria de ideias de hardware para identificar a melhor maneira para eu medir o nível de um reservatório de motorhome. Não precisa ser necessariamente NÍVEL, pois poderia ser também peso ou pressão se for possível. Mas o objetivo é identificar quantos litros de água estão no reservatório.
Vamos aos desafios...
Pretendo medir o nível em um reservatório de água de motorhome.
De início já descartei o HCSR04 por não ser a prova d'água. Em movimento, quando cheio, acabará molhando pois o sensor ficará muito próximo da água.
Gostaria de usar um SR04M mas também não consigo devido a distância mínima de medição dele. No meu caso, quando o reservatório estiver cheio, a distância entre o sensor e a água será entre 4cm e 8cm.
Então pensei em utilizar 4 células de carga, uma em cada canto, como se fosse uma balança, e aferir o nível de acordo com o peso. O problema seria como FIXAR. Pois por segurança esta caixa dágua precisaria estar fixa em algum local. E estando fixa não consigo visualizar como poderia aferir PESO... Eu pensei em usar aquela célula fininha de 50kg de capacidade. Mas não posso apenas apoiar o reservatório sobre a célula...
Este será o reservatório utilizado, ficará sob o piso. Sem espaço para instalar um SR04M...
Alguma ideia pra implementar isso?
Existe alguma forma de medir com pressão? Pressostato, ou algo assim?
Desde já agradeço.
EDIT: Tive outra ideia. Eu poderia usar um sensor de Fluxo na entrada do reservatório para identificar a quantidade de água que entrou, e outro na saída. Será que daria certo? Ou ele não é muito preciso?
Não cheguei a fazer um projeto parecido com esse, mas o problema é comum e outros tópicos do Forum (em inglês) o abordam.
Duas sugestões foram dadas que acho que podem se aplicar ao seu caso.
A primeira é usar um sensor capacitivo tipo Esse aqui da Grove. Dois problemas nessa abordagem: precisaria integrar o sensor à tampa do reservatório e ele mediria apenas 10cm abaixo da tampa. Ou seja, daria pra dizer quando o tanque estivesse cheio ou quase cheio, mas provavelmente da metade pra baixo ele já indicaria o tanque como vazio (qual a altura do tanque a partir da tampa?).
A outra é realmente instalar um sensor de pressão no tanque. Esse aqui pode ser uma boa opção.
Tem ainda alternativas mais caras e top de linha, como Esse sensor aqui. Ele é externo ao tanque e serve para recipientes plásticos como parece ser o seu caso.
Mas, de novo, estou sugerindo com base no que eu li. Nunca testei nenhum deles.
Olá Fernando, o melhor sensor que já trabalhei até agora que atende sua necessidade é o Xkc y25 t12v, ele é um sensor barato e fica do lado de fora do reservatorio, dai basta você colocar alguns e ligar cada uma em uma porta do arduino e não terá problemas, pois eles não tem contato com o liquido interno.
Esse modelo de sensor por pressão, dependendo da altura, a leitura ficará em milivolts e ainda tem a tensão de standby que precisa ser compensada no código. Tenho um projeto que estamos usando esse modelo, e não é muito estável. Ainda tem que verificar a altura, pois para cada metro de altura é um bar de pressão... esses sensores funcionam bem para caixas com um metro ou mais. Até um metro de altura um de 5 psi já é suficiente, mas no caso do que ele precisa, ali deve ser no máxima uns 30 a 40 cm de altura...
Creio que seria interessante capacitivo mesmo. Mas ainda tem a variável da inclinação do terreno. Se estiver descendo, e o sensor estiver parte de trás, o sensor vai acusar sem agua... se parar em um ladeira e tiver com 50%, irá projetar tudo para trás e o sensor indicará 100% (hipoteticamente) se o sensor estiver mais na parte de trás do reservatório.
Bom dia Weider, obrigado pela ajuda. Eu cheguei a olhar este sensor mas preciso de uma medição mais "detalhada". Não apenas CHEIO/VAZIO. E terei muito pouco espaço (altura) para colocar 5 ou 6 sensores desse tipo. De qualquer forma lhe agradeço
Tem total razão, eu não havia pensado nisso mas realmente irá me atrapalhar.
Considerando o problema da inclinação, penso que eu tenho duas saídas:
Fazer a medição por peso: Acredito que essa seria a melhor maneira para mim em termos de medição. O único problema que não consigo pensar é na fixação do reservatório. Se fosse possível fixar uma plataforma nos sensores, e fixar os sensores na base, até poderia dar certo. Depois bastaria fixar o tanque na plataforma. O problema é que não sei se estes sensores de 50kg tem resistência pra segurar um tanque com 100... 150 litros...
Utilizar sensor ultrassônico no centro do reservatório: Acredito que com um sensor ultrassônico bem no centro eu evitaria um pouco o problema da inclinação. Porém esbarro na questão da distância entre o sensor e o líquido. Dúvida: Será que existe alguma maneira de 'impermeabilizar' um sensor HCSR04 ? Ou colocar alguma proteção transparente em frente ao sensor? Este seria o melhor sensor pra mim...
Vou tentar fazer uns testes com sensor de vazão também, pra identificar a precisão em 100 ou 150 litros...
Bom dia. Primeiramente, obrigado pela ajuda. Infelizmente este sensor não me atenderia, ao menos não atenderia sozinho. O tanque terá entre 20 e 30cm. Ainda não tenho a medida exata...
Este sensor parece muito interessante. Vou dar uma pesquisada melhor nele e ver se encontro no Brasil, e o preço, claro... rsrs. Obrigado!!
Acredito que não seria uma boa ideia, pois mesmo que seja transparente, vai refletir as ondas de volta para o sensor, levando a um falso positivo.
Creio que uma boa saída, seria usar sensor de fluxo e memorizar na eeprom, SD ou online o valor total de água que passou pelo sensor. Assim, estando totalmente cheio terá os 150L. Na sequencia, usar outro sensor de fluxo para medir o consumo. Assim, só ir fazendo calculo do total que entrou de água menos o total de saída para ter resultado de quando litros ainda tem (150 - 20 = 130). Creio que este seria mais viável e o fator inclinação não irá atrapalhar. Esse sensor aqui.
Nunca fiz um projeto assim mas, como já foi citado aqui, este é um problema recorrente.
Há também sensores capacitivos e condutivos para uso imerso no líquido, que são mais simples de usar do que outros sensores sofisticados, como os de ressonância, por exemplo.
Qualquer que seja o hardware utilizado, entretanto, será necessário fazer um tratamento dos dados informados pelo sensor para se obter uma informação confiável, em função dos problemas também já relatados aqui.
Pessoalmente, deixaria a solução dos medidores de vazão como última opção pois, se houver variação da quantidade de líquido no reservatório enquanto o sistema estiver desligado, haverá erro de medição. Ou então deverá haver uma garantia de que o sistema nunca será desligado, o que pode ser problemático para sistemas alimentados por bateria.
Realmente, acho que vou tentar desta forma. Apenas preciso garantir que o sensor seja minimamente preciso. Nunca utilizei. Comprei um mas ainda não consegui parar para testar.
Você tocou em um bom ponto. Essa parte eu ainda não pensei mas pretendo armazenar os dados com SD, e também ter bateria extra para o circuito. Não pretendo desligar ele, mas se por algum motivo for desligado, gostaria de ter os dados armazenados.
Minha ideia é utilizar bluetooth pra visualizar os dados dos sensores no celular, e talvez um painel lcd fixo no motorhome.
Acredito que eu utilizaria o sensor de fluxo apenas na saída, e "zeraria" ele cada vez que o reservatório fosse completado.
Mas se esses sensores forem precisos eu poderia sim utilizar um na entrada e na saída do reservatório.
Vou fazer uns testes essa semana.