Praticamente Eu quero q a bomba ligue quando a quantidade de água for ao nível que eu quero programar e desligue quando estiver no nivel máximo programado.
E para medir a quantidade da água com o sensor ultrassónico e apresentando no Display.
Por favor alguém aí para me ajudar
Olá! Bem vindo ao Fórum!
A melhor maneira de fazer seu projeto é usando a fórmula "dividir para conquistar". Há inúmeros vídeos na internet que falam sobre como usar um sensor ultrassônico, um display e módulos de relé. Também há vários exemplos de uso, a depender das bibliotecas que você escolher usar.
Comece pelo sensor ultrassônico. Quando conseguir obter resultados consistentes de distância no monitor serial, acrescente o display. Quando ambos estiverem funcionando, acrescente a bomba.
No mais, esteja atento à voltagem dos elementos do seu circuito. Por exemplo: o Nano Esp32 opera em 3.3V, sensores ultrassônicos como o HC-SR04 geralmente operam em 5V. Em situações assim é necessário acrescentar conversores de nível lógico entre as linhas de sinal dos componentes.
Divirta-se! ![]()
Reafirmo tudo que o @Brazilino orientou.
E acrescento que, ao envolver cargas indutivas( Bombas e reles são cargas indutivas) , deve-se preocupar com "spikes" gerados ao acionar este tipo de carga.
Sempre usar algum método de snubber.
Seja capacitivo/resistivo ou diodos ligados ao inverso.
A minha dúvida está aí mesmo no caso de acrescer a bomba!
Como é que vou fazer para ela ser acionada quando estiver num nivel de água abaixo do que quero programar
Brazilino via Arduino Forum <notifications@arduino.discoursemail.com> escreveu (terça, 21/05/2024 à(s) 12:25):
Incluindo no seu programa uma estrutura condicional que avalie o valor da distância fornecida pelo sensor ultrassônico e ative o pino que controla o relé da bomba se o valor estiver acima do limite que você definiu.
SE h > "meu limite", ative a bomba
Esses vídeos aqui talvez te interessem:
Sensor de nível de líquidos com Arduíno (WR Kits)
This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.