Olá eu sou novo em programação, gostaria de ter uma ajuda, Quero comandar uma bomba de água através do arduino Esp32 e nem sei que codigos usar

Praticamente Eu quero q a bomba ligue quando a quantidade de água for ao nível que eu quero programar e desligue quando estiver no nivel máximo programado.
E para medir a quantidade da água com o sensor ultrassónico e apresentando no Display.
Por favor alguém aí para me ajudar

Olá! Bem vindo ao Fórum!

A melhor maneira de fazer seu projeto é usando a fórmula "dividir para conquistar". Há inúmeros vídeos na internet que falam sobre como usar um sensor ultrassônico, um display e módulos de relé. Também há vários exemplos de uso, a depender das bibliotecas que você escolher usar.

Comece pelo sensor ultrassônico. Quando conseguir obter resultados consistentes de distância no monitor serial, acrescente o display. Quando ambos estiverem funcionando, acrescente a bomba.

No mais, esteja atento à voltagem dos elementos do seu circuito. Por exemplo: o Nano Esp32 opera em 3.3V, sensores ultrassônicos como o HC-SR04 geralmente operam em 5V. Em situações assim é necessário acrescentar conversores de nível lógico entre as linhas de sinal dos componentes.

Divirta-se! :upside_down_face:

Reafirmo tudo que o @Brazilino orientou.

E acrescento que, ao envolver cargas indutivas( Bombas e reles são cargas indutivas) , deve-se preocupar com "spikes" gerados ao acionar este tipo de carga.
Sempre usar algum método de snubber.
Seja capacitivo/resistivo ou diodos ligados ao inverso.

ref:
" Snubbers | Como funciona, aplicação e vantagens

"Snubber – Wikipédia, a enciclopédia livre.

A minha dúvida está aí mesmo no caso de acrescer a bomba!
Como é que vou fazer para ela ser acionada quando estiver num nivel de água abaixo do que quero programar

Brazilino via Arduino Forum <notifications@arduino.discoursemail.com> escreveu (terça, 21/05/2024 à(s) 12:25):

Incluindo no seu programa uma estrutura condicional que avalie o valor da distância fornecida pelo sensor ultrassônico e ative o pino que controla o relé da bomba se o valor estiver acima do limite que você definiu.

SE h > "meu limite", ative a bomba

Esses vídeos aqui talvez te interessem:

Sensor de nível de líquidos com Arduíno (WR Kits)

Bebedor automático com Arduíno (WR Kits)

Projeto de Aquaponia (Brincando com Ideias)

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.