Pinos disponiveis ao ligar ecrã TFT 3.2" ao Arduino Mega

Boas Pll,
Comprei o este TFT 3.2" que vem com o ecrã + Shield.

Pelo que vejo no sketch do Arduino quando carrego um dos varios exemplos das bibliotecas UTFT ou UTouch os pinos de ligação são 38,39,40,41 e 6,5,4,3,2, respectivamente.

O "encaixe" do Shied no Arduino mega é nos pinos 0 a 7 + 22 a 54 alem dos pinos de alimentação de corrente reset, 3v3, 5v, GND, VIN.

Em termos de encaixe fico com os pinos 22 a 54 "consumidos", o que pretendo saber é se de alguma forma estes pinos, (excluindo os 38,39,40,e 41), estão disponiveis para ligar outras coisas? e se sim como?

Obg
NJPinheiro

Infelizmente sem mudar a placa nao vai ser facil de o fazer...

Poderas arranjar um shield que colocas entre o Arduino e o TFT para fazer isso.

bubulindo:
Infelizmente sem mudar a placa nao vai ser facil de o fazer...

Poderas arranjar um shield que colocas entre o Arduino e o TFT para fazer isso.

Boas bubulindo,
Agora é que me baralhas-te....como sabes ainda estou nos primeiros passos neste mundo do Arduino.

O TFT que comprei não liga directamente ao Arduino, liga a uma placa que julgo ser o shield, sendo que a ligação é feita através de uma peça de plástico que de um lado tem uns pinos machos, (que liga ao Arduino no pinos indicados no post acima), e do outro uns pinos fêmea que liga ao TFT.

O Problema é que esses pinos do shield ligam ao Arduino do pino 22 ao pino 54, e depois do outro lado todos os pinos fêmea ligam ao TFT.....mas depois no sketch do Arduino só são consumidos os pinos 2, 3, 4, 5, 6, 38,39,40 e 41.

Haverá outro shield que possa substituir aquele que já vinha com o TFT? podes indicar-me qual?

HELP :-\

NJPinheiro

Colocas a placa entre o Arduino e o shield entao...

a placa que me refiro e esta:

http://www.ebay.com/itm/Arduino-UNO2011-MEGA2560-Prototype-Shield-ProtoShield-V3-with-min-breadboard-170-/170935407408?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27cc8b5330

http://www.ebay.com/itm/Mega-Prototyping-Shield-For-Arduino-Mega-/321550801838?pt=UK_Computing_Other_Computing_Networking&hash=item4addebdbae

bubulindo:
Colocas a placa entre o Arduino e o shield entao...

a placa que me refiro e esta:

http://www.ebay.com/itm/Mega-Prototyping-Shield-For-Arduino-Mega-/321550801838?pt=UK_Computing_Other_Computing_Networking&hash=item4addebdbae

Bubulindo,
esta em termos de ligações resolviria o problema, uma vez que têm todas as ligações em duplicado, e assim por exemplo ligaria o TFT a um conjunto de pinos do 22 ao 53 (do lado direito da placa), e depois ligaria o que necessita-se aos pinos 22 ao 53 (execpto 38, 39, 40, e 41) também do lado direito mas no segundo conjunto de pinos.

Agora a duvida é, por exemplo, considerando o pino 22 como um pino que faz ligar um led, ao defini-lo como OUTPUT e atribuir-lhe o estado HIGH, eu não teria dois sinais HIGH? e isso não poderá queimar o TFT? porque neste caso eu teria o LED ligado ao pino 22 mas também teria o TFT ligado ao outro pino 22, (que na pratica são o mesmo).

Desculpa a confusão....mas esta cabeça esta mesmo toda baralhada :frowning:

NJPinheiro

Se ligares um LED num pino que e usado pelo LCD uma coisa e garnatida... o LCD nao vai funcionar muito bem. Outra coisa que e provavel sera possivelmente queimares o LCD.

Salvo algumas excepcoes (como I2C, SPI e ate certo ponto UART), se um pino e usado para um efeito nao pode ser usado para outro. Neste caso, se o pino 22 e usado para o LCd teras de encontrar outro pino que possas usar.

Agora o que eu nao compreendo e se o LCD usa esses pinos todos... ou se apenas estao la soldados pinos para apoio mecanico. Como disseste em cima, os pinos usados na biblioteca sao 38,39,40,41, 6,5,4,3 e 2.

Tens um esquema electrico para tirar isso a limpo?

Nota que tens um leitor de cartoes SD nesse shield, logo certamente que mais pinos sao usados. Sem um esquema e dificil.

bubulindo:
Agora o que eu nao compreendo e se o LCD usa esses pinos todos... ou se apenas estao la soldados pinos para apoio mecanico. Como disseste em cima, os pinos usados na biblioteca sao 38,39,40,41, 6,5,4,3 e 2.

Tens um esquema electrico para tirar isso a limpo?

Nota que tens um leitor de cartoes SD nesse shield, logo certamente que mais pinos sao usados. Sem um esquema e dificil.

O conjunto em causa é este

O datasheet do LCD julgo que seja iisto

o do shield será este?

HELP :frowning:

NJPInheiro

Olá Pll,
depois de alguma pesquisa, (muita no meu caso que sou maçarico), cheguei a [u]esta[/u] informação que julgo ser verdadeira:

Três duvidas que vos peço ajuda:
1 - Nesta correspondência que apurei o que são os pinos assinalados a "vermelho"?
2 - Julgo que este LCD pode funcionar a 8 bites ou 16 bites, qual é a diferença?
3 - Para "ganhar" pinos digitais posso não ligar os pinos 22 a 29 (DB8 a DB15)?

Obg
NJPinheiro

Os pinos a vermelho parecem nao estar ligados ao arduino... porque, nao sei.

O pino 22 esta a ser usado.

Sim, aparentemente podes usar 8 ou 16 bits... no entanto, mesmo nao estando a usar activamente os bits, se os pinos estiverem ligados, nao sabes qual a influencia que isso tera no que pretendes ligar nos pinos 22 a 29. Dai ser uma ma ideia fazer isso. Poderas talvez cortar os pinos de ligacao entre as placas para garantir isso, mas depois tens duas coisas que pdoem ser problematicas.

Nao sabes como colocar o TFT em modo de 8 bits... tanto quanto sabes, podera ter de ser feito com chips externos (procura por memory mapping e address latches).

Outra coisa uqe me parece particularmente importante para ti neste caso e que as bibliotecas que existem estao feitas para este shield com um barramento de 16 bits. Achas-te capaz de escrever o codigo para fazer uso do modo em 8 bits?

Por ultimo... que pretendes mesmo fazer?

bubulindo:
Os pinos a vermelho parecem nao estar ligados ao arduino... porque, nao sei.

O pino 22 esta a ser usado.

Sim, aparentemente podes usar 8 ou 16 bits... no entanto, mesmo nao estando a usar activamente os bits, se os pinos estiverem ligados, nao sabes qual a influencia que isso tera no que pretendes ligar nos pinos 22 a 29.

...........
...........

Outra coisa uqe me parece particularmente importante para ti neste caso e que as bibliotecas que existem estao feitas para este shield com um barramento de 16 bits. Achas-te capaz de escrever o codigo para fazer uso do modo em 8 bits?

Por ultimo... que pretendes mesmo fazer?

Boas bubulindo,

A ideia era tentar ficar com o maior numero possivel de portas digitais, mas do estudo que fiz esttou a ver que as que tenho devem chegar, e no limite uso portas analogicas como digitais, (pela logica deve dar, o contrario é que não dava), só tenho é que "eliminar" o shield e ligar nos pinos via cabo, porque o problema do shield é que me "consome" os pinos iidentificados na figura que estão ligados ao arduino, porque o shield é uma peça só com os 40 pinos, dos quais alguns não estão ligados.

Além do mais é como tu dizes....o melhor é não inventar :wink:

Quanto ao que pretendo fazer, é um sistema de controle para o meu aquario marinho, que estava a fazer um de raiz, (e que até já estava quase final, mas era muito rudimentar, um teclado matricial, 8 reles, RTC, 2 sensores de temperatura, um sensor de nivel e um buzzer), mas depois "descobri" o projecto do "colega de forum" Fernando Garcia que ele disponibiliza na net para donwload e fiquei "vidrado" nele.
A questão é que o projecto dele está feito para LCD 400x240 e eu tenho um de 320x240 e por isso estou a "rescrever" o código, dá trabalho, mas tem a vantagem de ir aprendendo...e muito.
Claro que neste mundo d Arduinos não há um projecto a medida, e este por muito bom que seja, (e é), vou ter de o adapetar ao que pretendo, daí todas estas duvidas.

Aproveito para "publicamente" felicitar o Fernando Garcia pelo projecto dele e por ele o disponibilizar publicamente.

Agradeço também a tua ajuda, e a do colega luisilva que têm sido incansaveis na ajuda e com que tenho aprendido muito, (ainda á 4 meses não sabia que existiam arduinos :o
espero ainda vir a aprender muito mais :wink:

NJPinheiro

Ok...

Ja pensaste perguntar ao Fernando como e que ele interligou as coisas dele?

bubulindo:
Ok...

Ja pensaste perguntar ao Fernando como e que ele interligou as coisas dele?

Boas,
Sim já me lembrei disso, mas nesta fase ainda estou a "rescrever" o código para um ecrã 320x240, o que me "obriga" a desmembrar o código quase todo, e consequentemente a conhece-lo quase ao pormenor.

Como disse, o código dele está 5* mas está feito à medida dele claro, e eu vou querer altera-lo à minha medida. (Aqui entram questões técnicas de aquáriofilia que não cabem no âmbito deste forum, uma vez que não há dois aquários iguais, os equipamentos podem variar, o que justifica a necessidade de "personalizar" o código fonte)

Obg
NJPinheiro

Olá!

Norberto, obrigado pelos elogios.

Eu não tenho intenção de dar suporte sobre o meu projeto fora do meu fórum.

Mas apenas para dar uma luz vou deixar alguns links aqui:

Acho que seria melhor você gastar $25 comprando o TFT adequado que redimensionar o código.

Aliás, já tem uma pessoa fazendo esse trabalho talvez vocês possam se ajudar.

Abraço.

FernandoGarcia:
Olá!
Eu não tenho intenção de dar suporte sobre o meu projeto fora do meu fórum.

Acho que seria melhor você gastar $25 comprando o TFT adequado que redimensionar o código.

Aliás, já tem uma pessoa fazendo esse trabalho talvez vocês possam se ajudar.
Abraço.

Olá Fernando Garcia,
1º Os Elogios são mercidos, porque aquilo está mesmo 7* :slight_smile:

Eu vou respeitar a sua intenção e hei-de intervir no forum, (o problema é o meu fraco inglês).

Sim, faço intenção de comprar o TFT adequado, mas estou com este trabalho todo porque assim vou "conhecendo" o seu código, como facilmente percebe para redimensionar o seu código é mesmo necessário percebe-lo todo. Neste momento está praticamente redimensionado e com tudo a funcionar :), falta-me só duas ou três telas dos Led´s, nomeadamente uma parte de botões Up e Down que não estão declarados na Aba dos botões, e por isso é necessário mais atenção a redimensionar para que tudo funcione.

Depois irei disponibiliza-lo no seu site caso queira e autorize.

Falaremos no seu site :slight_smile:

PS: Só uma pergunta, no seu site tem mesmo de ser em inglês ou pode ser também em Português? (é que o meu inglês não é famoso, e depois com questões técnicas ainda pior :frowning:

NJPinheiro

O meu inglês é sofrível muitas vezes preciso consultar o Google mas, isso é necessário para alcançar um maior número de pessoas.

Imagine se os turcos, coreanos e gregos resolverem escrever na língua deles.

Você pode compartilhar a sua versão do meu código no fórum ele foi feito para isso.

Por favor escreva suas dúvidas sobre o redimensionamento no tópico existente sobre o assunto.

Abraço.

Combinado :slight_smile: