Boas, comprei recentemente 2 unos e 2 nanos para uns projetos na minha estufa mas nao consigo descarregar o codigo em nenhum deles da-me sempre o mesmo erro ( avrdude: ser_open(): can't set com-state for "\.\COM4"
Failed uploading: uploading error: exit status 1).
o mais estranho é que com outro arduino mais antigo nao tenho problemas e comunica na boa.
obrigado se me puderem ajudar
Qual o chip de interface dos arduinos novos e qual o do antigo?
Bom dia, não, não é este chip.
Este é o chip "principal", é um outro chip "menor", que é o interface USB.
Se for Arduino original deve ser uma Atmega16u, mas se for genérico, pode ser o CH340, ou outro qq.
Verifique se seu PC tem o driver para o chip encontrado nos seus novos arduinos.
Estes são os chips mais comuns usados em interface USB para arduinos e ESPxx.
CH340
FTDI
CP2102
ATmega16U2
ATmega8U2
PL2303
Impossivel de saber pk nao tem nada marcado no chip ( calculo que seja un mais rectangular proximo a ficha usb )., entao devo tentar instalar todos os drives para esses chips?
De notar que o Arduino nao e original ja que comprado no aliexpress mas como o outro que funciona que tb veio da china..
obrigado desde ja...
Mostre uma foto de um dos arduinos .
Pela foto seu chip parece ser o CH340.

Procure na WEB driver para ele para seu sistema operacional.
Muitissimo obrigado problema resolvido , agora tenho outro lol o codigo descarrega bem nos dois UNO mas nao nos NANO podera dizer-me algo?
o erro e esse
" avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding
avrdude: stk500_getsync() attempt 1 of 10: not in sync: resp=0x11"
Vc mudou a configuração da IDE de UNO para Nano?
Mudei ,mesmo com os uno de vez em quando tb da erro, mas consegui descarregar o codigo nos dois. Por acaso nao tera nada a ver com o fato de ter um lcd 20x4 que esta no circuito do nano? é que nos uno eles estao vazios, quero dizer sem ligaçao nenhuma..
Muito obrigado aos dois , problema resolvido...