Olá, sou iniciante na areá elétrica e estou no primeiro ano do ensino médio técnico em informatica. Recentemente o professor sugeriu que nós fisecemos um robô que seguisse linha. O material foi adquirido, e lendo alguns fóruns na internet conseguimos fazer a interação do arduino + motor shield + 2 motores.
O problema aconteceu logo em seguida, um integrante do grupo ligou a bateria no motor shield com a polaridade invertida, saiu fumaça da placa...
Aparentemente não tem nenhum componente estufado porem os motores não giram. Estamos utilizando arduino uno, o motor shield utilizado é o do link (http://www.emartee.com/product/42001/&usg=ALkJrhitL3Iep7mjGHQaplYn3HknieIARg), bateria de 7,4v 180mah e os motores são de 6~12v.
Fizemos os testes e os motores não foram afetados, mandamos um código que faz o led do arduino ficar piscando e aparentemente a placa não foi danificada; já o motor shield tem um led, e ele ascende normalmente. Acreditamos que foi o motor shield que esta com problemas, porque a alimentação do arduino estava sendo feita pelo cabo usb, e as baterias estavam alimentando somente o arduino uno.
Se alguém tiver uma ideia de qual componente esta queimado ou qualquer outra ajuda ficaria muito grato.
Desde já muito obrigado.
Muuuito provavelmente o 298 queimou.Faça o teste por partes: primeiro, teste todas as portas que ligam o Arduino ao shield com leds Nao esqueça os resistores.Para testar, use o sketch Blink que está em "examples".Se tudo estiver ok, teste o shield. Ele possui 4 leds que indicam funcionamento da placa.Faça um sketch que utilize todas as portas e veja se eles acendem.
Então tomasi, eu utilizei o seguinte código para testar o led L da placa arduino, e esta tudo ok. Mas não qual seria o código para testar os leds do motor shield, você poderia me ajudar?
int ledPin = 13;
void setup() {
pinMode(ledPin, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(ledPin, HIGH);
delay(1000);
digitalWrite(ledPin, LOW);
delay(1000);
}