Rele por transistor

Galera,
Bom dia!

Montei um projeto com Arduino (microcontrolador), onde as portas digitais deste acionam relés de 6 pinos (5V+, 5V-, Comum, Comando 5V, NA e NF), conforme imagem abaixo:

Gostaria de substituir estes relés por transistores NPN, pois os relés custam mais caro além de ocuparem mais espaço na placa.

A funcionalidade é só fechar continuidade do GROUND do meu equipamento (coletor) com um determinado pino (emissor). Não possui corrente no circuito. É só um "curto". Segue o meu desenho abaixo:

Qual transistor posso utilizar para o GATE com uma tensão de 5V que vem do Arduino? Quando eu enviar nível HIGH o transistor abre e LOW ele fecha.

Uma questão importante que não refere é a corrente necessária para o funcionamento. Isto é, qual é a corrente que irá passar no transístor?

• Quero acionar a BASE (GATE) com uma tensão de 5V (out arduino)
  • A funcionalidade é só fechar continuidade do coletor com um determinado pino no emissor. Não possui corrente no circuito. É só um "curto".

Eu li isso no primeiro post, por isso a minha dúvida mantém-se. "um curto" , como diz pode ter muitas finalidades. Esse tal "curto" dito só assim, é praticamente impossível usado um transístor BJT. Quando o transístor está saturado há sempre uma queda de tensão (embora muito pequena, na ordem das décimas de volt) entre o colector e o emissor. Por isso se não especificar mais a sua questão, a minha resposta é: "Isso é impossível".

luisilva,

Entendi o que você quis dizer.

É um curto sem alimentação.
Com relé funciona perfeitamente. É o GND do equipamento entrando no pino COMUM e no NF voltando pro equipamento. Como se fosse um interruptor.

Você teria alguma outra ideia, que não fosse relé? De tal forma que o arduino que enviasse o comando para o contato fechar?

Desde já, muito obrigado!
Abs

Afinal sempre é um equipamento, não é "um curto". Qual é o equipamento? Quanto é que ele consome?

É um equipamento de broadcasting (TV), que controla as câmeras.

Ele trabalha com GPI, isto é, quando é fechado um curto ele manda informação pra disparar um contato.

Então o que sai do transístor é ligado ao GPI (General Purpure Input) desse aparelho? Se sim, já estamos a falar de outra coisa. E isso não é bem "um curto", mas também não interessa muito para o caso.
Já agora, o pino do transístor que liga a GND não é o colecto, mas sim o emissor.
Portanto o que é necessário, se eu entendi bem é qualquer coisa que:

• sinal de controlo 5V => saída 5V
  • sinal de controlo 0V => saída 0V

é isto?

Luiz,

Através de uma ligação de outro pino com o sistema, ele gera uma tensão de 4V no meu pino 6.

Com isso temos:

Base: saída do arduíno para saturar o transistor
Coletor: out pino 6 (Vcc=4V);
Emissor: GND

A pergunta: =)
Qual transistor eu uso para esta função? Preciso que o arduíno envie a informação (5V) para a porta para fechar o contato.

Aguardo

Continua sem responder ao que eu perguntei. No entanto, se o objectivo é ter normalmente os tais 4V (ou 5 - no caso do arduino pode ter 5 ou 3,3V ou se alimentar o Arduino com uma fonte externa, também consegue ir buscar essa tensão, 4V NÃO HÁ disponível na placa do Arduino) e quando envia um sinal da placa quer que esse ponto fique com uma tensão de 0V (como disse num dos outros posts não é exactamente 0V, mas é uma coisa próxima) pode utilizar qual quer transístor que tenha disponível. Eu normalmente costumo usar transistores NPN da família BC5xx, mais concretamente o BC547. Pode fazer uma montagem como a da imagem anexa, com Rc igual a 10k e Rb igual a 1k.

Pode também consultar o site de onde tirei a imagem: Transistor as a Switch

transistor.jpg

Luiz,

Não entendi sua pergunta, desculpa.

Eu quero apenas que o transistor funcione como uma chave.

Ele funciona assim?

PRIMEIRO CASO:
Se a tensão Vin = 0, logo contato aberto, certo?

SEGUNDO CASO:
Posso aplicar Vin=5V para o contato fechar (saturar)? Essa é a minha dúvida.

Abs

danielferreirac10:
(...)
Não entendi sua pergunta, desculpa.
(...)

As perguntas eram:

luisilva:
Então o que sai do transístor é ligado ao GPI (General Purpure Input) desse aparelho?
(...)
Portanto o que é necessário, se eu entendi bem é qualquer coisa que:

• sinal de controlo 5V => saída 5V
  • sinal de controlo 0V => saída 0V

é isto?

O que eu queria era perceber bem o que quer para lhe poder aconselhar a melhor opção.

O funcionamento do transistor como eu indiquei no post anterior é:

• com 0V na saída do Arduíno o transistor está ao corte (como se fosse um contacto aberto) provocando que na saída do circuito estejam presentes 5V (ou outra tensão de alimentação que escolha);
  • com 5V na saída do Arduino, o transistor está à saturação (como se fosse um contacto fechado) provocando que na saída do circuito apareção 0V (ou melhor dizendo, um valor próximo deste e que depende do transistor que escolha - utilizando o que eu utilizo normalmente este valor é de aproximadamente 0,2V)