RS232 para Arduino

Olá, espero que me consigam ajudar, deve ser algo muito simples que não compreendo.

Tenho um cabo RS232 e liguei os pinos TX, RX e GND ao Arduino "Arduino Uno Wifi Rev2", liguei o TX do cabo ao RX do Arduino e o RX do cabo ao TX do Arduino. Estou usando um software para enviar strings do cabo para o Arduino, o software que está no Arduino é bem simples que criei serve para mostrar a informação que vem do cabo RS232.

Para por algum motivo ele não mostra o valor correto, e não estou a ver porque...
Por exemplo quando envio o numero 1, pelo computador pelo cabo Rs232 o arduino mostra a letra "g".

char mystr;

void setup() {
  Serial.begin(9600);
  Serial1.begin(9600);
}

void loop() {
  if (Serial1.available() > 0){
    mystr = Serial1.read();
    Serial1.print(mystr);
    Serial.print(mystr);
  }
}

Obrigado, e boas festas :slightly_smiling_face:

Ola @
pode explicar melhor esta parte. Está confusa.
Tenho um cabo RS232 e liguei os pinos TX, RX e GND ao Arduino "Arduino Uno Wifi Rev2", liguei o TX do cabo ao RX do Arduino e o RX do cabo ao TX do Arduino.

1 Like

Olá claro :slightly_smiling_face:

Então vou mostrar um exemplo do que estou falando.

Basicamente fiz esse ligação ao cabo ai. Com jumpers.

Este cabo RS232 tem outra ponta. Certo?
Onde está ligada esta outra ponta.
Foi isto que não entendi.

Está ligado ao meu computador, para eu usar um software para simular envios e dados.

Com esse software ai.

Ainda falta informação.
Este cabo está ligado no seu computador em uma siada RS232.? É um PC desktop?

1 Like

Um computador portátil é um cabo USB para RS232.

Então este cabo tem um conversor USB/RS232 montado nele?
Pode mandar um link onde tenha informações deste cabo?

1 Like

Consegui encontrar isso do fabricante

Eu inicialmente Liguei o TX ao RX o próprio cabo, e recebia o valor exacto que enviava.
Ou seja Transmitia para o Receptor dele mesmo.

Posso estar enganado, mas se for realmente um conversor USB para RS232, nos pinos de comunicação que você ligou o arduino, as voltagens são de +12V até -12V.
Pois est é o protocolo elétrico do RS232.

Sinais RS-232

A tensão normal para o sinal de saída é de +12 V a -12 V. Além disso, há uma chamada “área morta” em uma faixa de +3 V a -3 V que se destina à adsorção de ruído de linha. Em outras pinagens de porta serial semelhantes a RS-232, esta faixa pode ser diferente (por exemplo, a definição V.10 tem uma área morta de +0,3 V a -0,3 V). Muitos receptores RS-232 podem detectar facilmente diferenciais de 1 V ou até menos.

REF:Guia de pinagem e especificações RS232

Você tem multímetro ai?

Eich sério? então não queimei o arduino por sorte? :cold_sweat:

Não tenho aqui nenhum Multimetro mas amanha consigo arranjar um e depois irei dizer as voltagens dos pinos.

Caso seja de 12v posso sempre comprar RS232 para TTL Converter Porta Feminina DB9?

Porque você não usa o USB nativo do arduino?

1 Like

Eu vou comunicar com um moedeiro e ele só tem este tipo de saida, ou seja preciso fazer um arduino que aceite este tipo de ligação RS232
E que utilize os pinos TX e RX do Arduino.

A saída do moedeiro é RS232?

Ela não tem o nome de RS232 mas comunica igual fiz uma pesquisa, tem os pinos TX e RX iguas. So que o encaixe é diferente.

Você pode postar imagem e link deste moedeiro?
Você está no Brasil? Que cidade?

1 Like

Claro te darei o link para o manual do moedeiro, e também para a documentação da ligação MDB.
E já agora sou de Portugal.

Como podes ver o standard é o RS232
mdbconn

Manual do moedeiro

Manual MDB
https://docs.qibixx.com/released/mdb-products/mdb-firststeps