Sensores

Olá Pessoal, eu estou precisando de uma ajuda aqui em relação a um sensor para utilizar..é o seguinte:

eu preciso de algo que verifique se algo passou na frente ou nao, o problema é que esse negocio que passa na frente é um kart e vai passar +- a uns 110km/h, e nao passara grudado no sensor...alguem tem alguma ideia ??eu pensei em IR, mas se o cara passar na diagonal vai verificar que passou e a volta vai ser contada antes da hr...alguem tem alguma solucao ??v

vlww pessoal..abracos

1- Barreira de infra vermelho, tipo esta usada em alarme em cima de muro vc coloca o transmissor de um lado da pista e o receptor do outro lado da pista ai quando o kart passar independente de passar na diagonal ou nao vai interromper a barreira e vai contar a volta

2- rfid tipo a usada nos pedagios o "sem parar" ai cada kart tem uma identificacao e quando passar no sensor mesmo dois passando ao mesmo tempo, vai identificar

3- sensor de metal, tipo radar fotografico, coloca uma bobina gigante na pista de um lado ao outro quando o kart passar vai detectar

:roll_eyes:

Kotch..vlw pelas dicas...o rfid eu achei o mais interessante, mas acho que é o mais caro, o do radar é inviavel, e o do infra-vermelho também está meio complicado por um motivo:

Ele contaria qualquer kart =//...

Tipo, vamos supor que eu trabalhasse que nem um controle remoto de TV mesmo, quando o kart passar, o receptor identifica que recebeu o sinal e conta a volta, voces acham que poderia funcionar ?Minha duvida é apenas em relacao a luminosidade, nao sei se na luz natural ele funcionaria...abracoss...vlwww

Humm...andei procurando sobre RFID e acho que é o mais interessante de fato pra mim isso dai...

Procurei na sparkfun para comprar modulos, mas só achei readers, não achei algo que enviasse...eaheuaheaea...nao entendo nada do negocio...outra coisa que eu achei e que pode ser interessante é sensor ultrasonico de distancia...alguem ja utilizou ??sabe como funciona ??

vlww...

Eu já usei ultrasom e posso te afirmar que para essa finalidade não serve .
Esses modelos mais baratos que existem por acho que nem para medir a velocidade seria adequado já que o alcance dele é raltivamente pequeno e no tempo que eu corria de kart não demorava muito para percorrer os 5m de alcance do ultrasom alem do fato da precisão ser pouco favorável para essa finalidade .
Vc já pensou em virar a mesa e colocar o sistema no kart e não no box ?
Talvez dessa forma seja possível usar os censores do alfano que normalmente existem nas pistas .

É entao...eu pensei usar os alfanos, mas minha verba não está das melhores pra comprar...eaheuahea...os arduinos eu ja tenho em casa, iria gastar muito pouco nisso...sabe algum lugar no exterior que tenha alguma relacionada a isso ?la geralmente eh muito mais barato..ahaeueah

Abracoss

Oq eu estou falando é de deixar o arduino no kart ligado com uma bateria , um LCD e colocar algo para ler o sensor da pista , vai funcionar de forma muito semelhante ao alfano .
Se não estou enganado o alfano usa para leitura umas fitas magnéticas que existem na pista .

Só não entendi uma coisa:

1- Voce é um piloto de kart e quer medir o numero de voltas que seu kart dá na pista
2- voce está prestando um serviço pra um dono de uma pista e a ideia é medir o número de voltas que todos dão na pista

:~

Voce pode criar um campo magnetico, uma bobina atravessando a pista de lado a lado, tipo akela que comentei no outro post, tipo akele dos radares fotograficos e coloca um reed switch no kart e cria um programa no arduino que esta no kart, pra contar cada pulso que o reed switch recebe, quando passa em cima da barreira eletromagnetica !

Não necessáriamente seja um reed switch, pode ser uma bobina com um circuito de amplificação que ao passar em cima do campo magnético gerado pela bobina que está na pista gera um pulso pro arduino contar

:wink:

Eu estou comecando a correr de kart, eu ja corri antes, mas agora to voltando...e eu nao queria comprar um alfano pq eh mto caro...eu vou usar uma das ideias que voces deram ai...vlww pessoal =)

A ideia da bobine na pista é boa... mas não estou a ver o dono da pista a deixar que facas buracos nela para instalar o teu conta-voltas. Ainda por cima, em todas as pistas.

Eu não sei o que é o alfano... mas o RFID é uma comunicacão algo passiva. Ou seja, é normal só teres leitores e precisas de etiquetas que enviam algum dado quando o leitor passa por cima. Um pouco como um código de barras. Isto permitiria que não precisasses de fazer muitas alteracões na pista. Mas não me parece que às velocidades que referes isso seja possível de fazer facilmente, uma vez que o sensor

E esse alfano, não tem um protocolo que dê para hackear?

Ainda pensei numa espécie de reflector que pudesses colocar no teu carro, para reflectir um raio infravermelho, mas também não é uma ideia muito robusta.

O Alfano usa justamente uma fita magnética atravessada na pista geralmente em 3 pontos diferentes para possibilitar a toda de tempo parcial .
Coloque um sensor que detecte essa fita (existem vários) e prenda o arduino com um display no volante assim como se faz com o alfano .

Olha, nao conheço bem a pista de Kart, mas ela tem uma linha de chegada correto?

Pode alinha um led e um fototransistor de forma que quando seu kart passar pela linha de chegada, ele conte uma volta. De forma semelhante a um robo seguidor de linha. e nao importa quao rapido seu carro seja, a informação vai correr na velocidade da luz...

bubulindo:
A ideia da bobine na pista é boa... mas não estou a ver o dono da pista a deixar que facas buracos nela para instalar o teu conta-voltas. Ainda por cima, em todas as pistas.

Eu achava que ele esta prestando um serviço pro dono de uma pista, nao havia entendido o espirito da coisa, por falta de detalhes na pergunta!

Opa pessoal...eu tentei fazer isso com RFID, no entanto, só encontrei RFID de 125kHz e isso impossibilita o trabalho, tendo em vista que essas tags funcionam no maximo a 10, 15cm de distancia, e eu preciso de algo teoricamente grande, tentei procurar alguma RFID na faixa de 900MHz (os mesmos utilizados em pedagio), mas sem sucesso..nao achei pra comprar nem aqui, nem no exterior...hahaha

Ai conversei com um amigo hoje, e ele deu a ideia de eu usar o zigbee, eu lembro que uma vez q fui configurar o zigbee tinha algo do tipo: "direcao" que a onda era pra ir, distancia e talz...mas nao to achando isso nao (talvez eu tenha sonhado..eaheauhea)...alguem sabe como posso usar 2 zigbee pra isso ???

Vlww...e abracoss

Olá, Cesar.
Sobre zigbee eu ainda nao usei, mas acho que fica um pouco dificil e caro. Pois para contar cada volta teria de conecatar quando estiver ao alcance e depois desconectar e ainda contar por conexao e outras dificuldades.
Nao sei sobre seu ingles, mas ontem por acaso estava vendo um video e o cara mostrou o projeto de um detector de metal.
Olhe que simples:

Pensando nisso eu acho que a solucao mais barata para vc seria imitar os radares fixos usando essa tecnica do video.
Vc posicionaria um sensor na pista, como por exemplo um fio e colocaria um pequeno irmam no carro.
Toda vez que o carro passar vai causar uma variaçao na corrente e vc poderia ler esse pico na entrada digital, sendo mais facil se possivel, ou na analogica.
Espero ter ajudado.

Opa vinicius vlw...a ideia de fato é boa, no entanto, eu nao posso alterar a pista =//....hahaha...e teria outro problema, qualquer kart que passar, vai contar tambem.

Em relação aos zigbees eu já tenho eles, então esse seria o menor problema, de qualquer forma agradeço o empenho e qualquer ajuda é cultura e a gente vai aprendendo mais...=)...vlww brother

O que voce esta querendo se chama laptimer.

Ja desenvolvi um a algum tempo atras para tomada de tempo de motos, veja no link abaixo
http://www.eck-projeto-eletronico.com.br/2011/03/17/desenvolvimento-de-projeto-eletronico-de-tomada-de-tempo-para-motos/

As versões mais novas usam gps de precisão para isso, no meu caso foi feito por IR. A ideia era uma trave de ir :disappointed_relieved:, mandando um codigo que quando a moto pega-se registrava a velocidade e no final era lido no sistema.

Edson