Boa noite pessoal, encontrei este fórum por acaso. Tenho conhecimento em assembly e C para diversos PIC´s e Atmel e alguns compiladores. Já faz um bom tempo que ouço falar de Arduino e decidi aprender então, para este projetinho de iluminação do meu aquário. Preciso de um Arduino em que eu consiga setar uma saída de 5 à 8 horas. Pensei em usar um displayzinho 7 Segmentos para poder ajustar com facilidade e acompanhar se está funcionando todo dia.
Minha dúvida é : Qual dispositivo eu compro? Eu já tenho costume em comprar neste site : arduino - Free Shipping - DX
Podes usar um Arduino normal e ligar com fios nos ligadores (nota que o Arduino normal não é compatível com vero board, ou placa de prototipo). Ou podes usar um arduino nano e colocá-lo numa breadboard para fazeres a prototipagem e esse cabe também numa veroboard. Acho que tu é que tens de decidir com qual te sentes mais à vontade e como vais fazer a instalacão final do projecto.
Edison , obrigado pela explicação, mas pra mim ainda está confuso. Eu não sei NADA sobre arduino. O que exatamento seria o Arduino "normal" ? Eu gostei do nano, tanto pelo preço quanto pelo pequeno tamanho. Eu só preciso comprar esta peça? Já gravo naquela plaquinha direto mesmo?
LOL
Eu não sou Edison... mas obrigado pelo elogio.
Nada como pesquisar no site do Arduino sobre as placas e o que está incluído nelas. Se já trabalhaste com AVR, certamente que percebes o que está dentro de cada placa...
Sim, fazes download dos programas com um cabo usb normal.
Bom, o arduino é open source e open hardware, então tens o arduino e diversas variantes. Como é open hardware você também pode usar os esquemas e montar o teu próprio "dufaccino" kkk
Se você der uma olhada em http://arduino.cc/en/main/boards verás as características de cada placa arduino e o que melhor se enquadra ao que desejas fazer e como desejas fazer.
Eu tenho um MEGA (a vantagem é o tamanho da memória, e o número de portas), mas tenho usado o que chamam de "arduino minimal" para aplicações permanentes e o mega para prototipagem. veja: http://arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoToBreadboard
Como o arduino é POP encontrarás toneladas de coisas na internet e pessoas dispostas a ajudar aqui no fórum, como exemplo o nosso Edson Member LOL
Kkkkkk.... Li edison e pensei ser seu nome... Percebi que vocês são de portugal, Não sei aí, mas aqui, Edson é um nome comum. Me desculpe.
Bom, andei dando uma pesquisada e pelo que entendi existe as arduino board, que contém o uControlador e algumas I/O ( http://arduino.cc/en/main/boards ) e as placas "auxiliares" que contém RELAY, sensores, exapansão de I/O estou correto?
Então, como já disse, gostei da nano pelo seu mínimo tamanho. Sabendo que quero esperar um tempo para depois acionar algumas saídas (15), e um LCD ,apenas o nano será suficiente para mim? Não entendi o link das "breadboards" (Protoboard) do mortis. É só se eu quiser usar para protótipos? Se for, eu ja tenho um bread...
Opa... Eu sou do Brasil, apesar de ter um pé e meio em Portugal ^^
O nano possui, conforme esta no site, 14 portas digitais e 8 analógicas, como podes usar as portas analógicas como digitais (recebe o número de 14 a 19) então tens 20 portas digitais para usar.
Os link sobre arduino na breadboard é um exemplo da possibilidade de montar um arduíno com o mínimo de componentes.
Por exemplo: eu montei um robô usando a estrutura de um tanque de guerra (rádio controle), a placa arduino (eu uso o mega) é muito grande para colocar dentro do brinquedo e como não preciso de usb (programo via serial ou ISP) e o IC custa apenas 2,5 dólares no ebay, achei mais atraente e menos desperdício =)
Pode pegar o nano e ser feliz rs, certamente não será tua primeira placa 8)
Edison vem de Thomas Edison - Wikipedia
Assim como a maior parte dos utilizadores do fórum terá um tipo de membro associado consoante a participacão que dá.
Componentes eletrônicos são pequenos e leves, nas três compras que fiz na www.taydaelectronics.com o frete ficou entre 2 e 3 dolares, vale a pena ao comprar certas quantidades e valores. O único problema é a longa demora =S
Obrigado pela atenção de todos, pessoal. Finalmente entendi oque é Edison, LOL.
Quanto à questão do frete, não apenas o DX, tem muitos sites, inclusive o eBay que tem frete free para o Brasil e muitos outros países. Enquanto para mandar algo na cidade vizinha sai muito caro no Brasil.
Fernando, MUITO, mas MUITO legal mesmo o teu projeto cara, quando eu falei 15 pinos eu chutei pensando nos aprimoramentos futuro. Queria mais ou menos isso que você fez, Temperatura, potência dos LED, e ir adicionando conforme pensasse em algo bacana. Não pensava que um LCD touch fosse tão barato, no DX tem um de 2.4 por 18 dólares. Quantos pinos preciso pra usar um desses?
Mortis, demorei um bocado pra entender por que 20 pinos, mas entendi. No caso você cometeu um erro de digitação. São 12 digitais , não 14.
Puxa.. fiz uma confusão.. desculpa te acusar mortis. Acho que entendi agora... no caso podemos usar OU de 14 a 19 OU de A0 a A7, sendo no primeiro caso, somado as 14 digitais, totalizando 20... entendi isso... mas isso é o de menos. É só questão de eu estar com ele na mão que pode ser algo que não consiga visualizar. Oque contribui para me confundir foi a descrição do DX :
Digital I/O Pins: 12 (D2~D13)
Analog Input Pins: 8 (A0~A7)
Mesmo assim, obrigado pela paciência.
Fernando, esse site é muito barato mesmo, encontrei o seu WD de $22. Nunca mexi com esse tipo de display, mas lendo partes do seu código já entendi como vc cria os botões por exemplo. Preciso encontrar como vc troca as páginas, mas quando pegar pra estudar eu entendo. Vi naquele fórum que vc mandou o link, o "jarduino" também ta legal demais ein? E ele tem um documento bem explicativo. Vou mergulhar nessa, assim posso aprender e de qualquer jeito vou economizar com vários botões que iria comprar. Já tinha percebido que só o mega e o Due poderiam ser usados, mas o Due é muito caro... Achei um mega por 17,5.
Bom, é isso aí galera, obrigado pela ajuda de todos, entendi oque são os famosos Arduinos e como funcionam seus shields. É só prestar atenção pra usar os shields certos e um não atrapalhar o outro. Vou decidir quais e onde comprar esta semana. Este projetinho do Fernando vai sair uns $120, vou ver como faço =)
Espero vocês pra me ajudarem quando eu começar a programar ! Eu demoro um pouco pra entender coisas novas :x
Não me deves desculpas, a intenção aqui é ajudar Existem situações em que estou errado e aprecio muito a ajuda na correção.
É que no DX especificaram o que esta na placa, mas se observarmos bem, os pinos estão com "D0RX" e "D1TX", D de digital e 0/1 o número da porta. Pegadinha do malandro rs
Fica tranquilo que quanto tiveres o brinquedo e em mão muitas idéias aparecerão. Aprendemos muito, mas sempre temos ainda mais a aprender!