Alarme com botao de tempo, tempo nao funciona

O senhores mestres, eu sou um precipiante em programar arduino fiz um pequeno projeto e a curiosidade abriu mais portas nao sou um programador formado apenas um curioso, talve minha pergunta para vcs seja facil de resolverl mas eu ja estou de cabelo branco e não consigo sair do lugar, decidi dar um passo maior que a perna e estou tentando fazer um alarme mas nao sei se é possivel fazer isso no arduino.

" meu projeto esta tirando meu sono pois nao tenho conhecimento suficiente para achar o erro, o objetivo do alarme é ele ser acionado depois de um determinado tempo.

exemplo o alarme vai ter um pushbuttom para acender 3 led isso mesmo,

1 toque acende o led do tempo de 10 segundos assim que tocar o pusshbutton ele acende o led de 10 segundos e depois desse 10 segundo ele liga o sensor pir para registra o movimento.

e assim com os outros led ao toque o pushbutton novamente ele apaga o led 1 e acende o led 2 indicando que o tempo de 30 segundos esta ativado, entao o sensor pir passa a ser ligado depois de 30 segundos.

0 3 led vai ser o tempo de 60 segundos ao clicar no pushbutton novamento ele amante o led 1 apagado, apaga o led 2 e acende o led 3 indicando que o tempo de 60 segundo esta acionado entao o sensor pir so vai ligar depois de 60 segundos.

eu nao tenho experiencia com programaçao mais sei emendar codigo, o codigo que montei não da erro porem tambem não funciona. todos os entradas e saidas estao ok mas a funçao em si nao funciona eu não consigo fazer com que o botao chame a funçao quando pressionado se alguem puder colocar uma luz fo ninal do tunel eu ficaria muito grato obrigado a todos.

#include <SPI.h>

#define LED_SISTEMA_LIGADO 9

const int buttonPin = 11;
const int LED_1 = 4;
const int LED_2 = 5;
const int LED_3 = 12;
const int pinoPIR = 6;      // Pino do Sensor PIR
const int led_ligado = 10;  // LED/BUZZER ALERTA TOCANDO
const int LED_MOVIMENTO = 8;  // Pino do Alarme/LED