Boa tarde amigos, queria pegar uma recomendação, pela primeira vez na vida vou tentar fazer uma ligação de um esp01(8266) em uma bateria, especificamente com as famosas 18650 lítio (3.7v / 4.2v), o que eu pensei aqui para entregar uma corrente estável para o microcontrolador é ligar a bateria em um móduloTp4056 2s que possui proteção para a bateria e também de quebra posso carregar e então do Tp4056 vou ligar em um regulador de tensão Dc-dc Step Down Buck Mini 360 3a para deixar a energia estabilizada em 3.3v mesmo que a bateria tenha uma queda, isso é o suficiente? Ah apenas acrescentando, irei utilizar duas baterias ao invés de uma, pois a entrada do regulador de tensão a entrada mínima é 4,75v, além de que imagino que a duração vai ser maior e também vou ter o cuidado de desligar o circuito quando for carregar as baterias. Alguém já fez algo parecido, ou conhece outras formas mais práticas talvez com menos custo ainda? Abaixo vou colocar as especificações:
Quero ligar em série, inclusive o Tp4056 não serve para ligar duas em paralelo, comprei um Case para duas baterias, este do link:
Pelo que entendi, duas baterias em série vão dar o total de 8,4v na capacidade máxima, o regulador de tensão consegue lidar com 4,75 até 23v, sendo assim não seria um problema para o regulador nem na capacidade mínima e nem na máxima e com o Tp4056 gerenciando as baterias elas vão estar protegidas.
Saberia me confirmar se em teoria meus pensamentos estão corretos? Estou indo na lógica mesmo ahauha
O TP4056 não consegue gerenciar duas baterias em série, você teria que usar um BMS 2s, Permite igualmente carregar as baterias sem desligar o Esp01.
O resto da sua teoria está correta.
Entendi, bem perguntei lá no anuncio se servia para duas em série, o vendedor confirmou que sim, outro perguntou se em paralelo servia o vendedor respondeu que não servia e no título do anuncio está como 2s, seria então uma informação incorreta do anúncio? Ou eu capturei a ideia errada
Edit: Ou vc está dizendo que até serve, mas teria que desligar o circuito enquanto a bateria carrega, é isso?
Certo, se puder me esclarecer qual a vantagem do BMS 2s sobre o Tp4056 2s, seria proteção contra curto circuito, inversão? No mais funcionam da mesma forma? Uma das minhas preocupações é não deixar a bateria descarregar mais do que deveria, aí imaginei que o Tp4056 fosse bloquear o fornecimento de energia quando isso acontecer.
Ambos são Bms e têm as mesmas protecções, mas o Tp4056 é 1s, nunca conseguirá carregar duas lipos em série para obter os 8V que pretende para que o Buck Mini 360 funcione corretamente.
Ahhhh agora entendi, é pq na real quando eu disse do anúncio, eu estava me referindo ao anuncio do tp4056 do link que eu enviei, nele o vendedor afirma que é 2S, aí por isso perguntei se é um equívoco do vendedor, a BMS que você enviou vi sim certinho que está sinalizado como 2s também. Pelo que entendi então realmente é uma informação incorreta o vendedor afirmar que a tp4056 que ele está vendendo é 2s
Huuum real, me equivoquei no desenho, coloquei a foto em paralelo, mas era pra ser em série, beleza obrigado! Vou corrigir minha compra aqui para pegar essa que funciona 2s, valeu!
Mas está funcional, essas duas baterias carregariam corretamente.
Mesmo se necessário, na Bms que recomendei, poderia usar uma configuração 2s2p ou 2s3p.
Vou fazer recomendações aqui sobre o uso de baterias de Li_Ion.
Baterias de Li_Ion são muito explosivas e pode produzir incêndios se os devidos cuidados de manuseio, carga e descarga não forem muito considerados.
Nenhum tipo de bateria deve ser ligada em paralelo.
Mas em se tratando de baterias de LI-ion a situação é mais séria.
Elas podem ter voltagens diferentes e uma consumir a carga da outra, além do que
o circuito de controle de carga e descarga deve ser individual para proteção da bateria.
Carga de baterias Li_Ion em serie também não é recomendada, pois elas pode ter correntes diferentes.
Existem no mercado BMS para carga de 2, 3 4, etc.,baterias aparentemente em serie, mas se observar bem verá que tem um pino para cada etapa que agem como sensor de voltagem de cada célula.
Mas existem BMS para 2, 3 4, etc., que não tem este sensor, e eu não recomendo o uso dos mesmos.
Novamente, se não quer causa um incêndio, veja bem como está manuseando, carregando e descarregando suas baterias de Li_Ion.
Essa plaquinha carregadora não suporta baterias em série. Quem colocou isso falou errado. Se colocar 2 em série vai queimar a placa. Use ela para as baterias em paralelo e use um conversor DC DC UP DOWN para regular para os 3.3V ou para 5V se o seu ESP suportar entrada em 5V. Eu uso essas placas direto em meu laboratorio.