Estou a iniciar-me no Arduino e comecei logo por algo complexo
Quero fazer um carro robot 4 rodas para meus filhos com a opção de evitar obstáculos.
Estou a seguir este vídeo:
Mas o Arduino só apita mas quando ligado ao PC/Arduino editor roda 1 roda, mas se tocar nas outras lá rodam também.
Penso que tenho 2 problemas:
a alimentação, estou a usar uma pilha de 9V
a ligação do sensor (sensor sr204) ao "Motor Shield", tive que soldar as 4 ligações e penso que a solda esta a fazer ligação entre eles, pois não mede distancia!!
Abra o monitor serial, (configurado em 9600 bauds) e aproximando e afastando a mão do sensor ultrassônico, verifique se ele mede distâncias e se os motores giram corretamente.
Se você puder enviar uma foto o mais próximo possível dessas soldas que você fez.
O sensor já esta a funcionar conforme o programado.
O problema são os motores das rodas, eu não comprei novos com rodas como os que se vem nos projectos publicados, mas aproveitei de brinquedos dos meus filhos. Eles funcionam porque os testei um a um.. Agora os 4 montados, Não.. Os motores tem que ter alguma configuração especial? eles parecem que querem arrancar, tem uns pequenos movimentos e á sempre uma roda que funciona, e no modulo motor shield fica com um apito constante.
Portanto, se as distâncias aparecerem corretamente no monitor serial, não se preocupe com as soldas, elas estão bem feitas.
Você não me diz se o servo funcionou no teste, nem como você colocou o jumper da placa controladora dos motores, eu nem te contei como eu tinha que ser, desculpe.
Esse jumper deve sempre ser removido, a menos que os motores consumam muito pouco. Repita o teste removendo esse jumper e o medidor de distância ultrassônico e o servo deve funcionar corretamente, o bipe desaparecerá e os motores não devem se mover. Embora você possa tentar conectar um único motor e o jumper colocado, talvez funcione para o teste.
Se isso acontecer assim, você realmente tem um problema de energia. A pilha seca de 9V não é capaz de fornecer a corrente exigida pelo sistema e como você pode ver no vídeo você terá que usar baterias recarregáveis li-po, as usadas no vídeo são do tipo 18650.
Sim já tinha verificado várias coisas, se as ligações dos motores estavam correctas, e também fiz esse teste só com 2 rodas ligadas e elas rodam e também quando ligo o arduino ao PC para carregar o sketch, as 4 rodas rodam. Já mandei vir as pilhas 18650, a ver se consigo por meu primeiro projecto a funcionar... Obrigado