Bom dia pessoal, preciso da ajuda para programar direto no ethernet shield, estou com um projeto onde preciso reduzir custo e utilizar um arduino uno + ethernet shield fica inviavel o projeto. um certa vez pesquisando eu encotrei um poste onde podia se fazer a programação do ethernet shield usando um arduino uno, lembro ainda que era necessário retirar a memoria do arduino uno para não gerar conflito mas não me lembro como ficou o esquema de ligação qual os pinos utilizar.
abaixo segue uma foto do ethernet shield que estou usando.
tambem se alguem tiver o esquema di ligação do Arduino pro mini com ethernet shield tambem seria de grande valia, pois no projeto eu poderia usar um arduino pro mini para gravar o codigo e comunicar com o ethernet shield... dessa forma também ficaria viavél o projeto. segue a foto t5ambem o arduni pro mini que estou a usar junto com o ethernet shield.
estou com um projeto onde preciso reduzir custo e utilizar um arduino uno + ethernet shield fica inviavel o projeto.
Não creio que seja possivel o que tu queres.Tambem nao vejo como o preço de um "chip" te torna o teu projecto inviavel.
O ethernet shield tem um chip que fala com o arduino via SPI , sem ele ou outro qualquer microcontrolador ele vai simplesmente ficar a aquecer sem fazer nada util.
Se visto um post com isso estou até curioso se alguém conseguiu fazer isso com isso sem microcontrolador.
Quanto ao projecto, talvez possas usar um esp8266? Esse não necessita dum Arduino para comunicar via WiFi. Talvez tenha sido isso que leste... Ou então sobre outro controlador da Wiznet. O W5100 que está nos shields Ethernet, que eu saiba não aceita programação por parte do utilizador...
Antes de mais nada ja queria agradecer a todos pela devida atenção. Respondendo ao hugo: varo colega nao seria o preço do chip que tornaria o projeto inviavel, mas sim o uso de um arduino uno em esse projeto se constitui na montagem de 60 mini web server então cortarias os custos praticamente pela metade. quanto ao micro controlador eu me referir ao poste que vi, no mesmo o autor retirou o micro controlado do arduino uno somente para poder fazer a gravação no ethernet shiel que era ligado ao mesmo por alguns pinos. abaixo vou deixar um link de um video onde mostra ser possivel o uso do ethernet shiel sem o arduino, mas nesse caso o autor usa um cabo FTDI para fazer a gravação no ethernet shiel.
Quanto ao luiz, eu estou ate a tentar a fazer o uso do mini ou do nano com o ENC28J60 mas inicialmente tive problema com a biblioteca que foi solucionado com a ajuda de vocês em um poste anterior que eu tinha feito. mas assim conseguirmos resolver o problema da biblioteca me deparei em como fazer a ligação dos pinos corretamente tentei "n" formas mas não conseguir comunicar o nano e nem o mini com o ENC28J60. vou postar as fotos do que estou usando dirrepente alguem pode me ajudar na ligação correta dos pinos:
ou o mini
Se alguem tiver o o esquema de ligação dos pinos corretamente serei muito grato.
e em resposta ao bubulindo: a comunicação via wifi não seria ideal porque o ambiente nao tem rede wifi. basicamente o projeto se resume a um pequeno web server que terá a função de ligar e desligar um a alimentação de provedor de internet a cabo.
eriberto66:
(...) quanto ao micro controlador eu me referir ao poste que vi, no mesmo o autor retirou o micro controlado do arduino uno somente para poder fazer a gravação no ethernet shiel que era ligado ao mesmo por alguns pinos. abaixo vou deixar um link de um video onde mostra ser possivel o uso do ethernet shiel sem o arduino, mas nesse caso o autor usa um cabo FTDI para fazer a gravação no ethernet shiel.
eriberto66:
(...) seria possivel fazer uso do mesmo com arduino nano ou o pro mini?
Qual deles? (uma vez que estávamos a falar de 2) O Ethernet shield? Se é essa a ideia, sim, é possível, apenas tem que fazer a ligação através de SPI entre as duas placas.
ok luis.... mas como havia falado eu ainda sou iniciante e não conseguir compreender como ficaria ligação, a imagem do ICSP do ethernet Shiel eu compreendi mas a do pro mini não conseguir entender a ligação correta.
se não se importasse poderia me inlustra nessa imagem a baixo como seria.... ficarei muito grato em poder contar com mais essa ajuda.
Anexada encontra-se uma imagem com o esquema de ligações entre o Arduino Pro Mini e o Ethernet Shield.
As ligações são feitas, como disse no post anterior, entre os pinos 10, 11, 12 e 13 do Pro Mini e os pinos da ficha ICSP do shield Ethernet. Também dei várias cores aos diferentes conectores para não haver confusão.
O fio Laranja é o CS (Chip Select) do sheild Ethernet (pino 10 do Pro Mini);
O fio Verde é o MISO (Master Input Slave Output) do barramento SPI (pino 12 do Pro Mini);
O fio Amarelo é o MOSI (Master Output Slave Input) do barramento SPI(pino 11 do Pro Mini);
O fio Azul é o SCK (Serial ClocK) do barramento SPI (pino 13 do Pro Mini);