Controle de eletroimã solenoid de 12v.

Olá, estou criando um sistema para controle de chaves devido à um projeto de TCC. O sistema já tem toda a interação para gravar as chaves retiradas e devolvidas no banco de dados, porém a segurança do armário de chaves está toda em uma trava que é feita por um eletroimã de 12v.

Sou leigo com Arduino e há muito que não sei ainda. O Arduino só conseguindo emitir 5v (tendo a EthernetShield ele pode emitir 9v porém sem controle desta porta) foi necessário o uso de um relé que ligará a bateria de 12v com o eletroimã, mas não tendo muita orientação acabei acreditando que não era necessário mais nenhum dispositivo. Depois de algum tempo fui informado de que a corrente poderia voltar afetando a porta em que o relé estava ligado e me pergunto qual a melhor maneira de proteger o Arduino da corrente reversa.

Com orientação de professores fui instruído a comprar um L293D que sinceramente não me parece ser útil para o caso já que depois de um dia inteiro de pesquisas não entendi totalmente para que serve a não ser para o controle de motores.

Por favor me deem uma luz para resolver este problema que já foi longe demais. Gostaria também que se possível me mostrassem uma solução utilizando o L293D e uma solução de forma mais simples possível (possivelmente um Diodo, não tenho certeza por não saber exatamente o que ele faria). Grato.

Creio que a imagem abaixo responde a pergunta que você já respondeu :wink: (é a terceira vez que a uso esta semana rs). O diodo serve para evitar o efeito da corrente produzida pela bobina relê.