Controle de eletroimã solenoid de 12v.

Olá, estou criando um sistema para controle de chaves devido à um projeto de TCC. O sistema já tem toda a interação para gravar as chaves retiradas e devolvidas no banco de dados, porém a segurança do armário de chaves está toda em uma trava que é feita por um eletroimã de 12v.

Sou leigo com Arduino e há muito que não sei ainda. O Arduino só conseguindo emitir 5v (tendo a EthernetShield ele pode emitir 9v porém sem controle desta porta) foi necessário o uso de um relé que ligará a bateria de 12v com o eletroimã, mas não tendo muita orientação acabei acreditando que não era necessário mais nenhum dispositivo. Depois de algum tempo fui informado de que a corrente poderia voltar afetando a porta em que o relé estava ligado e me pergunto qual a melhor maneira de proteger o Arduino da corrente reversa.

Com orientação de professores fui instruído a comprar um L293D que sinceramente não me parece ser útil para o caso já que depois de um dia inteiro de pesquisas não entendi totalmente para que serve a não ser para o controle de motores.

Por favor me deem uma luz para resolver este problema que já foi longe demais. Gostaria também que se possível me mostrassem uma solução utilizando o L293D e uma solução de forma mais simples possível (possivelmente um Diodo, não tenho certeza por não saber exatamente o que ele faria). Grato.

Creio que a imagem abaixo responde a pergunta que você já respondeu :wink: (é a terceira vez que a uso esta semana rs). O diodo serve para evitar o efeito da corrente produzida pela bobina relê.

o L293D é uma ponte H (H-bridge), muito usado em motores DC para que seja possível operar os motores nos dois sentidos, na internet encontras muitos exemplos, tutoriais e explicações (exemplo: http://www.robotizando.com.br/artigo_ponte_h_pg1.php) e não existe nada melhor que o datasheet de um componente para sacar os detalhes e normalmente tem um circuito de exemplo da aplicação http://www.ti.com/lit/ds/symlink/l293d.pdf

O eletroímã possui uma mola que o força para o fechado e só aplicar energia para abri-lo? Se for isso, penso que uma ponte H é um desperdício no teu circuito 8)

Realmente para uma fechadura o L293 é demais... mas se a bobina pudesse movimentar-se em dois sentidos, isso faria todo o sentido.
Um exemplo de bobines dessas são as campaínhas que fazem ding dong, em que a bobina é activada num sentido para bater na chapa que faz ding... e depois activada no outro para fazer dong. (LOLOL).

É, fiquei aqui pensando "por que um professor indicaria o uso de uma ponte H", se o eletroímã não for do tipo ding dong continuarei pensar (LOL)

O acionamento de reles gera muitos ruídos. O ideal é você usar um circuito com foto acoplador e a alimentação do rele deve ser separada da alimentação do arduino. Existem no mercado, site labdegaragem.com.br por exemplo, módulos prontos usando rele+fotoacoplador por preços muito baixos.