Estou enfrentando um problema na alimentação do meu Arduino. O sistema utiliza duas fontes distintas:
Uma fonte de 12V, responsável por alimentar o teclado NICE e também um eletroímã. O negativo dessa fonte está conectado diretamente a um dos terminais do eletroímã, enquanto o positivo vai para o terminal COMUM do módulo relé, que por sua vez controla a alimentação do outro terminal do eletroímã.
Uma segunda fonte de 9V está sendo usada para alimentar o Arduino e também o módulo relé.
Para que o teclado funcione corretamente, há um jumper ligando os aterramentos (GND) das duas fontes, garantindo um referencial comum.
O problema ocorre quando o relé é desligado (ou seja, corta a alimentação do eletroímã): nesse momento, o sistema trava e o eletroímã permanece sem energia. A única forma de restabelecer o funcionamento é pressionando o botão de reset do Arduino.
Funcionamento adequado o usuário digita a senha, o arduino abre uma comunicação mqtt com servidor, verifica a senha e libera a porta, por vezes o funcionamento tem o travamento
Ver Como obter o melhor deste fórum, no primeiro tópico fixado de qualquer thread, inclusive esta.
Inclua um esquema de como você ligou tudo, pode ser uma foto de um desenho feito à mão em papel.
Poste seu código. Use a auto formatação do Arduino para torná-lo mais legivel, e a chave <code> aqui do fórum para manter esta formatação no post e facilitar a cópia, caso alguém resolva testá-lo para ver se há algo errado.
O sintoma descrito me leva a crer que seu projeto com arduino está sofrendo da sindrome da falta de um snubber.
Mas somente poderei ter mais certeza disso se voce fizer o que recomendou @dilberto : Publicar um esquematico, (mesmo a mão livre), do seu projeto.
Boa noite, a priore solucionou o problema, deixei o sistema funcionando durante a tarde de hoje, infelizmente tive poucos acionamento, mas continuarei testando amanhã para ter um teste mais exato!
Então, não esqueça de marcar o tópico como resolvido e a resposta do @ruilviana como a solução.
Isto ajuda muito outros integrantes do fórum que tenham problemas semelhantes aos teus. E parece que são muitos, este é um problema recorrente em eletrônica.