Dúvida em esquemas [resistores + leds]

Boa tarde!
Estou iniciando no mundo da eletrônica e Arduíno, venho lendo sobre eletrônica e fazendo pequenos projetos no Arduíno, porém estou com dificuldades de entender como está funcionando a física em alguns esquemas.
Como exemplo tenho os dois esquemas em anexo, em um deles o resistor está conectado ao terra e a perna catodo do led, já no outro ele é conectado ao pino do arduino e a perna anodo do led.
Porque está diferença?

Att.,

Vinicius

img29.png

Possivelmente porque quem fez o esquema da imagem img28.png também não sabe muito sobre electrónica.

luisilva:
Possivelmente porque quem fez o esquema da imagem img28.png também não sabe muito sobre electrónica.

Sério, Luis Silva? Tenho encontrado essa variação em diversas apostilas ? :confused:

penso que o que queria a saber é porque o led antes da resistencia ou depois? é exactamente a mesma coisa, ate porque os pólos positivos tem um maior potencial e o negativo tem um menor.
os elétrons movem-se sempre no sentido da maior potencia ao contrario do que se pensa que é que move-se do positivo para o negativo, so como é o mesmo ser de um sentido ou de outro nunca foi mudado dos livros o que daria muito trabalho

meph328:
(...) é exactamente a mesma coisa (...)

No caso das imagens mostradas não é bem a mesma coisa. Se repararem, apenas exsite uma resistência mas existem 2 LED's. A resistência é adicionada aos LED's para controlar a corrente que flui através destes e assim evitar que essa corrente (quando atinge limites não permitidos pelo LED) danifique aquele componente. Neste caso, como cada um dos LED's não tem associado uma resistência a corrente pode atingir valores que danifique os mesmo.

mas a resistencia vai limitar a corrente sempre ao mesmo, simplesmente os leds teriam menos corrente a fluir por cada um porque a soma dos dois leds seria igual á corrente total logo os leds dariam menos brilho o que acaba por nao ser o mesmo em termos de brilho,mas isso nao danificaria os leds

Neste caso em especifico, a corrente vai dividir pelos dois leds e se a resistência for calculada para a luminosidade dum LED, a instalação está protegida. Mas...

E se um LED ficar danificado e abrir?
E se a pessoa que montou isto, decide tirar um LED porque já não precisa??

Daí o luis ter usado a palavra "pode", indicando a possibilidade mas não certeza absoluta. Cabe a cada um pensar nas possibilidades ao usar algo assim.

A mim, o que aquele esquema me diz é que quem o desenhou não sabe o que está a fazer. Eu já tomei atalhos desse género porque não tinha material e queria ter algo funcional... mas nunca na vida iria apresentar um esquema desses com orgulho no que tinha feito.

Ainda pior é que eu desculparia alguém fazer isto porque não tem uma resistência a mais (se tiver calculado o valor da resistência correctamente), mas estamos a falar dum esquema em formato electrónico!!! Que eu saiba esse programa onde se faz estes bonecos não cobra ao componente... então porquê fazer aquela cagada e apresentar ao Mundo???

bubulindo:
Neste caso em especifico, a corrente vai dividir pelos dois leds e se a resistência for calculada para a luminosidade dum LED, a instalação está protegida. Mas...

E se um LED ficar danificado e abrir?
E se a pessoa que montou isto, decide tirar um LED porque já não precisa??

Daí o luis ter usado a palavra "pode", indicando a possibilidade mas não certeza absoluta. Cabe a cada um pensar nas possibilidades ao usar algo assim.

A mim, o que aquele esquema me diz é que quem o desenhou não sabe o que está a fazer. Eu já tomei atalhos desse género porque não tinha material e queria ter algo funcional... mas nunca na vida iria apresentar um esquema desses com orgulho no que tinha feito.

Ainda pior é que eu desculparia alguém fazer isto porque não tem uma resistência a mais (se tiver calculado o valor da resistência correctamente), mas estamos a falar dum esquema em formato electrónico!!! Que eu saiba esse programa onde se faz estes bonecos não cobra ao componente... então porquê fazer aquela cagada e apresentar ao Mundo???

Tal e qual.
O pior é que com a democratização da internet estamos num mundo em que quem não sabe ensina.

Eu tive amigos a ensinar que também não sabiam... e estavam a ser pagos... e não era pela internet. No caso em questão, um amigo meu ia ensinar a lei de Ohm com um potenciómetro e um LED. Mas em vez de colocar o potenciómetro em série colocou em paralelo e teve a lata de discutir comigo que era a mesma coisa porque a luminosidade do LED baixava ao mexer o potenciómetro.
Acho que quando referi curto-circuito na fonte ele percebeu o que estava a dizer... mas já devia ir a meio dum esquema em SPICE com uma fonte perfeita para lhe mostrar que o circuito apenas funcionava porque há limites físicos.

Felizmente ele deixou o ensino passado alguns meses... mas passou a trabalhar numa central termoeléctica... então não sei qual é pior. :wink:

O que acontece aqui, e ainda bem que foi colocada a dúvida, é que quem procura a informação não tem bases para discernir se a informação é correcta ou não. Daí estar à pesquisa e como qualquer pessoa pode meter o que quiser na net, situações destas acontecem.

Simples
P = vi
V = r
i

Você pode fazer dos 2 modos, infelizmente temos que analisar os projetos para verificar o q o motivou a isso.

Qualquer outra discussão é em vão.

Abraços

meph328:
mas a resistencia vai limitar a corrente sempre ao mesmo, simplesmente os leds teriam menos corrente a fluir por cada um porque a soma dos dois leds seria igual á corrente total logo os leds dariam menos brilho o que acaba por nao ser o mesmo em termos de brilho,mas isso nao danificaria os leds

meph328:
penso que o que queria a saber é porque o led antes da resistencia ou depois? é exactamente a mesma coisa, ate porque os pólos positivos tem um maior potencial e o negativo tem um menor.
os elétrons movem-se sempre no sentido da maior potencia ao contrario do que se pensa que é que move-se do positivo para o negativo, so como é o mesmo ser de um sentido ou de outro nunca foi mudado dos livros o que daria muito trabalho

Essa era minha dúvida! Mas se moves do negativo para o positivo, eles no segundo esquema não estariam passando pelo Led antes de receber o efeito da resistência? Obrigado pela ajuda.
E obrigado à todos que debateram no tópico. Ajudaram a abrir minha mente e enxergar melhor os esquemas.

Estamos a falar de duas grandezas... corrente e tensão.

A tensão varia de ponto para ponto nessa malha do circuito, a corrente eléctrica é sempre a mesma e está dependente da malha que tem no circuito.