Olá, pessoal! 
Estou desenvolvendo um módulo de carregamento e comutação automática para baterias SLA de 12 V, com foco em simplicidade e confiabilidade. Fiz esse esquemático utilizando a fonte de 15 V para alimentar reguladores DC-DC (LM2596 para 5 V e 3.3 V) e também carregar a bateria com controle de corte automático baseado em TL431 e MOSFET.
Adicionei diodos para reduzir ligeiramente a tensão de entrada até o ponto de carga (~13.8 V) e um resistor de 10 Ω para limitar a corrente de carga. Quando a energia AC é cortada, a bateria assume a alimentação do sistema de forma automática.
Gostaria de compartilhar com vocês para ouvir sugestões
. Agradeço qualquer opinião técnica!
Olá Yuri!
Este é um projeto bem interessante. Eu tenho, no entanto, alguns pontos para você pensar:
- Sem a pinagem do TL431 vou meio que na dedução: a entrada de tensão do TL431D parece estar no ponto errado, visto que R31 e R32 formam um divisor de tensão. É isso mesmo? Você quer regular para aproximadamente a metade da tensão vindo das fontes (bateria/VCC)?
- O MOSFET FT1 apresenta-se com a pinagem incorreta. O datasheet informa GDS=123. No seu diagrama, 1=Drain, 2=Gate e 3=source. Se ligar assim, não vai funcionar… Também tenho minhas dúvidas quanto ao posicionamento do MOSFET no circuito. Normalmente os carregadores de bateria fazem uso do GND comum entre a fonte e a bateria. Colocar o MOSFET na posição em que está no diagrama me parece que não funcionará, pois não há corrente fluindo entre o negativo da bateria e o GND...
- O supressor de transientes SMBJ33A é bidirecional. Acredito que deveria ser usado um unidirecional, assim se houver qualquer curto-circuito que jogue alguma tensão no GND vindo da fonte, ela não passaria para VCC
- Qual foi a sua intenção em colocar o Transzorb logo na entrada do circuito? Normalmente se usa ele em paralelo com o componente do circuito que se deseja proteger. Assim, veria sentido em ele estar em paralelo com o MOSFET, por exemplo. Na entrada da fonte um Zener em série com um resistor faria o mesmo papel a um custo muito menor, não?
Abraços!