Medir velocidade do saque (tênis)

Olá pessoal,

Este é o meu primeiro post aqui no fórum. Sou iniciante em Arduino e eletrônica.

Alguém sabe se é possível medir a velocidade de um saque no tênis utilizando Arduino?

:slight_smile:

na verdade o arduino iria calcular a velocidade e interpretar, utilizar, mostrar em tela algo assim pois ele não capta a velocidade e sim interpreta...
teria que usar algum sensor de movimento, ou 2 IR e subtrair o tempo vs percurso = velocidade...
algo assim...
problema seria a precisao de altura...

Possível certamente é. para realizar essa medida será necessário que você adquira um sensor denominando acelerômetro. O acelerômetro ideal para essa aplicação será um acelerômetro de 3 eixos.
Uma vez calculada a resultante da aceleração sofrida pela raquete é possível determinar a força e velocidade da bolinha. Será necessário que você estude um pouco de física. Importante, somente o sensor deve ser colocado na raquete, uma vez que se for colocado o arduino e baterias o centro de gravidade da raquete será alterado e consequentemente as características da tacada tambem.

A minha ideia era utilizar algum tipo de sensor posicionado no chão da quadra onde o saque será recebido. Não precisa ser utilizado durante o jogo, seria apenas para título de curiosidade.

Qual tipo de sensor daria certo?

Acho que a ideia do acelerômetro é avançada d+ pra mim, heheh. Estou procurando um motivador para aprender mais sobre Arduino e eletrônica.

Obrigado!

acho que com IR e bem mais fácil, ele capta interrupção do sinal em 2 pontos, calcula pela distancia pre determinada...

tipo assim:

Sensor 1 - quando a bola passar ele começa contar
5 metros;- bola passando os 5 metros;
Sensor 2 - quando a bola passar ele para de contar
salva o valor do tempo que a bola passou e você faz cálculo.

Bola Percorreu 5metros em 1 segundo.
5m/s;
algo assim.
a distancia ficaria como uma constante e so calcularia o tempo.

Olá BOEIRA,

Como disse, sou iniciante. Vou estudar sobre esse sensor de IR. Qualquer dúvida (certamente terei!), volto a postar.

Obrigado! :smiley:

Olá.
Sugiro primeiro que vc pesquise sobre como os aparelhos comerciais funcionam.
As duas tecnicas ditas anteriormente sao inviaveis.