Estou procurando uma camera para um projeto , a ideia é ela ativar quando o sensor de som detectar uma X intesidade sonora, após isso a gravação seria armazenada em um banco de dados, encontrei varias opções como a esp32 cam e a OV7670, porém sou um pouco leigo no assunto ainda e existem poucas explicações sobre, se puderem me ajudar agradeço muito.
Olá! Bem vindo ao Fórum.
Você teria alguma dúvida mais específica?
Eu nunca trabalhei com a OV7670, mas tenho um ESP32 CAM, cuja câmera é a OV2640. Em termos de especificação, me parece que a OV2640 é melhor (veja a discussão aqui --> https://www.ourpcb.com/ov2640.html).
No caso do ESP32-CAM o módulo já foi montado pensando em aplicações de imagem/vídeo. Isso é bom, mas deixa poucos pinos disponíveis para uso. É necessário avaliar de quantos pinos livres você vai precisar.
Realmente não há muitos exemplos por aí sobre o uso do ESP32 CAM. Os dois sites que eu usei como referência foram o Random Nerd Tutorials e o DroneBot Workshop.
Lembrar que os ESP trabalham com nível lógico de 3.3V, ao contrário de boa parte dos Arduínos, que usam 5V. É preciso levar isso em consideração ao comprar seu sensor de som.
Divirta-se!
Olá , obrigado !
Realmente a ESP32 CAM parece melhor sim, obrigado pela indicação dos sites vou dar uma olhada.
Tenho algumas dúvidas sim, mas mais sobre a parte da montagem, ja tinha visto sobre as câmeras serem 3.3V e se não me engano o sensor de som é 5V , eu poderia fazer um inversor de tensão só para camera e utilizar o sensor de som no mesmo arduino ou protoboard com os 5V? Vi que algumas câmeras ja vem com um módulo inversor.
Sobre a parte da memória, quantos componentes um arduino consegue aguentar? estava pensando em usar o ESP32 vi que ele possui mais memória e possui conexão com internet.
Estava olhando os sites e percebi que é usado um FTDI adapter para poder conectar no computador, isso é necessário? ou posso conectar no arduino/ESP32 e progrmá-lo por ali ?
O ESP32-CAM tem a possibilidade de ser alimentado por 5V. Inclusive isso é recomendado em um desses sites que eu indiquei, para que ele funcione direito. A questão de preocupação é que se o sensor de som opera em 5V, ele provavelmente enviará sinais de 5V para o ESP, o que não é bom. Nesse caso, você pode alimentar todo mundo com 5V e usar um conversor de nível lógico entre a saída do sensor de som e a entrada do ESP.
Você já tem o sensor de som? Quando for perguntar no Fórum, é sempre bom informar as especificações do componentes que você já tem.
Depende dos componentes.
Ao contrário de algumas placas, a ESP32-CAM não tem um conversor USB nela. Então é sim necessário usar um adaptador FTDI para conectá-la ao computador.
Boa noite,
(escrevi sobre os tópicos respectivamente já que não consegui fixar cada tópico)
Entendi, vou dar uma procurada sobre esse conversor de nível lógico obrigado, desculpe não falar o nome do componente estava pensando no KY-038 ainda não comprei, queria comprar meio que tudo junto, mas só por dúvida, porque daria problema a placa de som enviar um sinal de 5V para a câmera?
De primeira mão não iria ligar muitos , só a câmera e o sensor de som por enquanto, existe algum cálculo para saber quanto aguenta ? vi em alguns lugares que para mais componentes é melhor um ESP
Perfeito, irei comprar junto o FTDI ,acho que o restante das peças para montagem tenho aqui segundo os sites.
Me surgiu uma dúvida sobre a câmera, ela é uma ESP32-CAM ,então eu poderia ligar componentes na placa por ser uma ESP em vez de utilizar um arduino ou outro ESP32?
O problema é o envio de sinal lógico de 5V para o ESP32, porque ele trabalha em nível lógico 3.3V. Submeter os pinos I/O do ESP a 5V pode queimá-los. Por isso a necessidade de um conversor lógico de sinal.
A outra alternativa (que eu acho melhor) é você procurar um sensor de som que já opera em nível lógico de 3.3V. Isso elimina a necessidade do conversor de nível lógico e de quebra permite que você alimente o módulo a partir do 3V3 do ESP32CAM.
Microcontroladores não são fontes de energia. Então, cada pino digital pode trabalhar com uma corrente máxima de 40mA (20mA recomendável). Além disso, parte dos pinos já estão usados para a câmera. Sobram uns 4 ou 5 pinos para uso com outros sensores se você não for usar o SD Card. No site Random Nerd Tutorials, que eu indiquei mais acima, ele fala sobre o uso dos pinos. Alguns sensores que usam comunicação I2C ou SPI precisam de 2 a 4 pinos para operar. O KY-038 e outros módulos sensores de som só precisam de um.
Com certeza. O ESP32-CAM é um microcontrolador. É um ESP32 que foi montado numa placa preparada para receber a câmera, só isso. Você não precisa de um Arduíno ou de outro ESP.
Não sei exatamente qual a finalidade do seu projeto, mas aqui vai uma dica extra: os módulos sensores de som como esse que você indicou não servem para gravação de voz ou som ambiente com qualidade. Servem apenas para detectar se houve um som de determinado volume. Então, eles podem ser usados para "acordar" o ESP e fazer uma filmagem, mas não vão permitir que você escute uma conversa ou grave vídeo com som.
Olá obrigado por responder minhas dúvidas novamente,
Não fazia ideia sobre esse nível lógico, posso estar fazendo uma pergunta muito idiota, mas eu não poderia ligar a câmera em um arduino com uma porta lógica de entrada e configurar uma porta de saída analógica para 3.3V ligado ao um jumper? Não sei se isso é possível, mas só por dúvida, vi que é possível alterar a tensão das portas analógicas, ou seria melhor ligar o sensor de som diretamente na placa da câmera?
Sim vi que a câmera utiliza um bocado de pinos, irei comprar alguns jumpers fêmeas para poder conectar tanto no FTDI quanto na própria placa, uma outra dúvida boba, existe alguma vantagem entre usar a porta ou usar o pino que precisa soldar (se esses forem os nomes) ?
Entendi, mesmo assim irei comprar outro ESP32 para aproveitar a viagem estou um pouco perdido nos nomes, existem vários, sobre o sensor de som eu optei por esse por conta de ser o único que encontrei com uma boa diferenciação de frequência, não tenho objetivo de gravar o som em si, somente ligar a câmera e filmar quando o sensor entender que está recebendo uma onda de frequência X ,mas obrigado pela dica !
Uma dúvida ,vi as montagens da ESP-32-CAM em alguns projetos, eu precisaria do FTDI só para ligá-la no computador e programá-la? Após isso poderia ligar a placa no arduino ou estou equivocado ?
Atualização: acabei encontrando uma ESP32-CAM com uma placa com leitor USB acoplada.
Desculpe, realmente não entendi o que você quer fazer.
Mesmo que você opte por ligar um módulo de câmera em um microcontrolador ao invés de usar o ESPCAM, não seria necessário um segundo microcontrolador. O sensor de som é ligado na mesma placa (em geral via jumpers mesmo, eu suponho que você não vá desenvolver uma placa de circuito impresso só para esse projeto e, na maioria das vezes, não é possível soldar o módulo direto na placa porque a ordem dos pinos é diferente).
No caso do ESPCAM, ele costuma já vir com os pinos soldados. No meu projeto eu usei jumpers fêmea-fêmea, acho bem mais prático. Porém, em projetos que vão ser colocados em lugares móveis ou sujeitos a trepidação é melhor mesmo soldar a fiação direto na placa.
ESP-32 é o microcontrolador.
Ele pode ser colocado em diferentes placas de acordo com a aplicação que você precisa. Eu tenho outras 2 placas distintas que usam o ESP32 além da ESP32-CAM. Uma que eu usei para construir uma balança digital (porque ela já vem com suporte para bateria recarregável e um circuito para carregamento dessa mesma bateria):
E uma que eu uso num robô controlado pelo celular. Essa já vem com a eletrônica necessária para controlar motores DC:
Além disso, existem diferentes chipsets do ESP32 que variam em termos dos recursos que são oferecidos. Dê uma olhada aqui --> https://docs.espressif.com/projects/esp-idf/en/v4.4/esp32/hw-reference/chip-series-comparison.html
Sim, o FTDI só é necessário para programar o chip. Depois disso, você precisa alimentar a placa com 5V, quer seja a partir de uma fonte ligada na tomada (tipo carregador de celular), quer seja a partir de pilhas ou baterias, se for uma aplicação portátil.
Veja: não é necessário conectar o ESP a um Arduíno, porque ele já é um microcontrolador. Você não precisa de dois microcontroladores.
Olá novamente e boa noite,
Ah entendi, estava pensando que eu poderia conectar no arduino a ESP32-CAM e a partir dele regular a tensão de saída com uma saída analógica do próprio arduino, mas se caso eu fosse incrementar o projeto e utilizasse todos os pinos da ESP32-CAM como eu conectaria outros componentes?
Perfeito, já estou encomendando os componentes ,coloquei os jumpers fêmea/fêmea no carrinho, irei comprar na eletrogate, achei seguro e rápido.
Agora entendi, show ! estava meio perdido no termo micro controlador, obrigado.
Ótimo, irei comprar o FTDI e o conversor lógico de sinal, pelo que entendi esse conversor lógico precisarei soldar os pinos certo? Vi também alguns projetos utilizando um inversor de tensão com duas resistências no lugar do conversor lógico, vale a pena ?
Só por dúvida, o que aconteceria se ligasse um microcontrolador em outro ?
Desde já, obrigado pelas respostas.
Bom dia!
Depende do componente. Módulos que utilizam comunicação I2C, por exemplo, podem usar os mesmos pinos, desde que tenham endereços diferentes. Em último caso, se você usasse mesmo muitos sensores, você precisaria de um segundo microcontrolador.
Aí você precisaria fazer um se comunicar com o outro. Existem protocolos específicos para fazer isso e não é simples para alguém que não tenha experiência no assunto.
Não. No próprio site da Eletrogate, o modelo que eu vi e que é o que eu tenho já vem com os pinos que você precisa soldados:
Para usarmos termos mais técnicos, "inversor de tensão" não é o que você vem se referindo desde o seu primeiro post. Inversor de tensão tem a ver com a conversão entre corrente contínua e alternada. Nós temos "conversores de tensão", que alteram a voltagem para cima (step-up) ou para baixo (step-down) e temos o "divisor de tensão" que é esse circuito usando resistores que você menciona.
Sim, você pode usar um divisor de tensão nesse caso porque está convertendo sinais de nível lógico de uma tensão mais alta para uma mais baixa. Note que ele não serve, no entanto, para alimentação. Se você tivesse por exemplo uma fonte de 5V para alimentar um sensor de 3.3V, esse circuito não é bom. Afinal, a ideia do resistor é reduzir a passagem de corrente e você estaria jogando fora boa parte da energia do circuito, se chegasse a funcionar.
This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.