Estou procurando uma camera para um projeto , a ideia é ela ativar quando o sensor de som detectar uma X intesidade sonora, após isso a gravação seria armazenada em um banco de dados, encontrei varias opções como a esp32 cam e a OV7670, porém sou um pouco leigo no assunto ainda e existem poucas explicações sobre, se puderem me ajudar agradeço muito.
Olá! Bem vindo ao Fórum.
Você teria alguma dúvida mais específica?
Eu nunca trabalhei com a OV7670, mas tenho um ESP32 CAM, cuja câmera é a OV2640. Em termos de especificação, me parece que a OV2640 é melhor (veja a discussão aqui --> https://www.ourpcb.com/ov2640.html).
No caso do ESP32-CAM o módulo já foi montado pensando em aplicações de imagem/vídeo. Isso é bom, mas deixa poucos pinos disponíveis para uso. É necessário avaliar de quantos pinos livres você vai precisar.
Realmente não há muitos exemplos por aí sobre o uso do ESP32 CAM. Os dois sites que eu usei como referência foram o Random Nerd Tutorials e o DroneBot Workshop.
Lembrar que os ESP trabalham com nível lógico de 3.3V, ao contrário de boa parte dos Arduínos, que usam 5V. É preciso levar isso em consideração ao comprar seu sensor de som.
Divirta-se!
Olá , obrigado !
Realmente a ESP32 CAM parece melhor sim, obrigado pela indicação dos sites vou dar uma olhada.
Tenho algumas dúvidas sim, mas mais sobre a parte da montagem, ja tinha visto sobre as câmeras serem 3.3V e se não me engano o sensor de som é 5V , eu poderia fazer um inversor de tensão só para camera e utilizar o sensor de som no mesmo arduino ou protoboard com os 5V? Vi que algumas câmeras ja vem com um módulo inversor.
Sobre a parte da memória, quantos componentes um arduino consegue aguentar? estava pensando em usar o ESP32 vi que ele possui mais memória e possui conexão com internet.
Estava olhando os sites e percebi que é usado um FTDI adapter para poder conectar no computador, isso é necessário? ou posso conectar no arduino/ESP32 e progrmá-lo por ali ?