Problemas ao alimentar módulo LORA com fonte de energia externa

Olá,

Estou iniciando um projeto de telemetria usando um arduino e um módulo lora modelo E32 433T30D, e estou tendo o seguinte problema:

Ao alimentar o módulo pelo GND e pela saída 3,3V do arduino, tudo funciona bem, o módulo se configura, faz a comunicação com o segundo módulo que é idêntico ao primeiro. Porém a saída de 3,3v do arduino fornece pouca energia para meu módulo que tem um consumo aproximado de 700mA, por isso optei por utilizar uma fonte externa de 12V ligada a um stepdown que reduz a tensão para 3,3V, mas ao alimentar o módulo desta forma, o mesmo não se configura, não comunica.
Não consigo descobrir onde estou errando no projeto, se alguém que tenha tido experiência com LORA e arduino puder me auxiliar, ficarei grato.
Segue fotos do monitor serial com o módulo conectado a alimentação do arduino e conectado a alimentação externa

Obs: este módulo de acordo com o fabricante aceita tensões de entrada entre 3,3V e 5V.

041274ccbb.jpg

Como sabes que a tensão da fonte externa é a mesma em relação ao arduino?

Olá,

Eu medi a tensão na saída de 3,3v do arduino(realmente tem 3,3v), e medi a tensão na saída do stepdown, que eu regulei para 3,3v (até mesmo por segurança, pois o módulo LORA não suporta uma tensão maior que 5v).
No stepdown eu estou entrando com 12v, e regulando para sair com 3,3v.
Irei anexar uma foto da parte de baixo do módulo LORA que mostra o nome dos pinos.
Os pinos disponíveis no LORA são os seguintes:

M0 - M1 - servem para configurar o modo de funcionamento, através de estado lógico HIGH e LOW
RX - TX - servem para comunicação serial
AUX - é um indicativo de funcionamento (ideal para ligar um LED)
GND - VCC - servem para alimentação

Desde já agradecido pela atenção.

Problema resolvido.

Como eu estava utilizando uma fonte externa pra alimentar o módulo LORA (VCC e GND) e os demais conectores estavam plugados no arduino (M1, M0, TX, RX), era necessário eu conectar o GND da fonte externa no GND do arduino, para que eles tivessem a mesma referência.
Um erro simples, mas espero que este tópico ajude a sanar duvidas de outras pessoas.

bubulindo:
Como sabes que a tensão da fonte externa é a mesma em relação ao arduino?

helmuthbecker:
Como eu estava utilizando uma fonte externa pra alimentar o módulo LORA (VCC e GND) e os demais conectores estavam plugados no arduino (M1, M0, TX, RX), era necessário eu conectar o GND da fonte externa no GND do arduino, para que eles tivessem a mesma referência.

Tal como pensava... :slight_smile: