Alimentar Arduino a partir de duas fontes

A ideia é alimentar um Arduino através da bateria do carro (12-14VDC) e caso alguem desligue a bateria passar a alimentar a partir duma pilha de 9VDC. Assim vai funcionar? Posso ligar os -(menos) ao grd?

https://www.dropbox.com/s/2pu8srzpwi0sc7d/DUAL%20POWER%20SUPPLY_Esquema.jpg?dl=0

Pelo que eu entendi do seu esquema, você está ligando o positivo e negativo de suas baterias na bobina do rele, fazendo com que o mesmo comute de C-NF para C-NA

Então está ligando também, o positivo da bateria do carro no NA e o negativo da pilha no NF. Aí quando alguém desligar a bateria do carro, o rele comute de C-NA para C-NF, passando a utilizar a pilha.

Bom, não há nada que impeça de você testar com duas baterias velhas, ou duas pilhas de 1,5V. Não sei se você pode ligar uma bateria num relé para ativar ou desativar a própria bateria. Mas se você tiver duas pilhas e um rele, faça o teste.

Como pode observar na simulação abaixo, você pode usar este esquema. Na imagem 1, ele se encontra com a bateria do carro sendo utilizada e na 2, com ela desativada, e mesmo assim, o led permanece acesso.

Mas ainda acho aconselhável tu fazeres um teste antes com pilhas.

Penso que não é necessário esse relé. Apenas é necessário ligar dois díodos. Cada ânodo ligado ao positivo de cada bateria e os cátodos ligados em comum e ligados ao Vin do Arduino.

Desde já obrigado pelas sugestões, e é mesmo isso que vou fazer, vou arranjar uma bateria e fazer umas medições.

luisilva, podias exlicar melhor? Assim não ia descarregar a pilha? A ideia é só utilizar a pilha quando desligam a bateria do carro.

Se a tensão no cátodo do díodo que está ligado à pilha de 9V for superior à tensão no ânodo, o díodo não conduz. Se o outro díodo está ligado à bateria de 12V, isso quer dizer que cátodo desse díodo está uma tensão de 11,3V (os 12V da bateria menos a queda de tensão no díodo, que é na ordem de 0,7V). Como os cátodos estão ligados em comum, isso quer dizer que se a bateria estiver ligada, a tensão no cátodo dos díodos é de 11,3V e isso quer dizer que o díodo ligado à pilha de 9V não conduz e, sendo assim, a pilha não descarrega.

Encontrei um video com precisamente o que o luissilva sugeriu, ainda não consegui testar mas já vi que resulta. XD

Aqui fica:

Revivendo o tópico

Olá pessoal, no meu projeto resolvi utilizar uma relé para controlar essa questão, pois não é importante manter o arduíno ligado constantemente e a queda da troca de fonte não irá prejudicar.

Minha dúvida é como identificar que houve troca da fonte de alimentação?!

Como ligaste? Com um relé ou dois relés? Com diodos?