Dúvida - Relé

Pessoal, eu aprendi a usar um relé ultimamente...
Aquela aplicação simples de ligar uma lampada 127 volts e tals!

Mas estou com duvidas sobre o funcionamento exato de um relé...
Eu sei que é uma chave eletro mecanica...Mas, como que consegue controlar uma tensão alta com apenas 5V?

E, como assim, controlar uma tensão alta? Não seria somente um chaveamento? (Um interruptor só que mais complicado hehe).
Por exemplo, um interruptor comum tem uma capacidade maxima?

Espero que tenham entendido minhas duvidas! Aguardo a resposta!

Abraços

O rele é como um interruptor, que em vez do seu dedo apertar uma solenoide abre ou fecha os contatos.
Existem relês para 600A ou mais, agora, interruptores que você usa em casa, normalmente suportam 5A (Não acredito muito, mas é o que está escrito).

Sim, disso eu sei...Mas o que eu quis perguntar é porque eles conseguem controlar uma tensão maior! E o que seria controlar uma tensão maior...Se é só um chaveamento que vai permitir a passagem de corrente ou não?
Acho que ficou um pouco confuso..

Se calhar estás a confundir o significado de controlo... um relé ou está ligado ou não está ligado. Um transistor, por exemplo, pode estar mais ou menos ligado e nesse sentido a tensão é controlada. Um relé apenas deixa passar tudo ou não deixa passar nada. Como disseste é uma chave.

Um relé é uma bobina e um contacto metálico. Quando corrente passa na bobine a forca electromagnética puxa ou repele o contacto de forma a criar uma ligacão mecânica e eléctrica. Como não existe uma ligacão ou ponto de contacto entre o contacto e a bobine, é possível controlar uma tensão maior com uma tensão mais pequena.

Está mais claro?

Sim! Mas é justamente isso que eu não entendo!! O que seria controlar uma tensão maior com uma tensão pequena? Ou seja, o que seria controlar uma tensão? Ele não deixaria somente a corrente passar?

Se deixasse passar a corrente seria um fio e não um relé, não é?

O interesse de controlar uma tensão alta com uma tensão baixa prende-se com o facto de 100% da electrónica actual (processadores e chips lógicos) usar tensões DC baixas. Logo se quiseres ligar uma lâmpada de 240V com um processador que funciona com 5V dc (tipo o Arduino) como farias?

Ligavas o Arduino directo à lâmpada?

Amigo, refaça a pergunta, não estamos conseguindo entender?
Um rele, consegue acionar algo que precisa de uma corrente alta e uma tensão diferente da tensão de acionamento.
Ou não estamos entendendo o que você se refere a corrente, ou tensão.

Minha duvida é porque ele consegue acionar algo de uma tensão maior.
Porque, na minha cabeça, já que é só um chaveamento, porque não daria pra ligar direto no arduino a lampada?
Espero que agora tenham entendido :slight_smile:

Assim, o AVR (microprocessador que ta na placa do Arduino), trabalha com 5V, cada pino, pode fornecer uma certa corrente, para ligar algo do tipo uma lâmpada 127V ou um motor, eles precisam de mais corrente / tensão que o AVR pode fornecer, por isso não pode ligar diretamente esse tipo de coisa no ARDUINO

E o relé ele fornece uma voltagem maior por que motivo?

Boas,

Este é o meu primeiro post espero ser útil

Imagina o pino do arduino só vai fornecer 5v ou 0v para atracar a bobine do relê, o relê só vai abrir ou fechar o contacto, não liga nada com o arduino, imagina a bobine como a tua mão empurras o interruptor para acender ou apagar...

Espero que tenhas entendido

Cumps,

Amigo, esqueça o Arduino e pense no rele. O rele é uma chave MECÂNICA, exatamente como o interruptor da sua casa, o interruptor consegue ligar desligar uma tensão de até 220V correto? Então, o rele o controla da mesma forma.

Já a questão do Arduino controlá-lo, acontece que ao invés de apertar um botão para acionar esta chave mecânica, você energiza uma bobina! essa bobina gera força magnética que PUXA a chave mecânica para outra posição, por isso a notação "normalmente aberto / normalmente fechado". Quando você desenergiza a bobina, ela volta a posição anterior através de molas (molas mesmo).

Eis um exemplo em que existe apenas dois polos (não o contato normalmente fechado).

Percebe? Quando você energiza a bobina, seja qual for a tensão que ela necessite, os contatos mecânicos mudam de posição. São duas coisas mecanicamente separadas acionamento, e contatos.

Obrigado a todos, já compreendi !!!

Foi uma duvida conceitual mesmo. Abraço

Caraca ERA uma duvida minha....rs

Analogamente, pra ver se estou correto:
o relê é um interruptor eletrônico, e nesse caso, o arduino é o "dedo", que faz o papel de ligar ou deligar o interruptor!

TADA!!!

é isso?

boas

é isso mesmo

o arduino vai alimentar a bobine do relê que fecha ou abre o contacto, onde o arduino não tem nada ligado com o interruptor do relê...

:slight_smile:

vê este video explica como funciona....