Fonte de Alimentação e Bateria

Gostaria de saber se teria como alimentar o arduino pela fonte e caso acabe a energia ele seja alimentado pela bateria. Se for possível, teria como eu saber e mostrar em um display de onde está vindo a alimentação?

Obrigado!

rafaelMoraes:
Gostaria de saber se teria como alimentar o arduino pela fonte e caso acabe a energia ele seja alimentado pela bateria. Se for possível, teria como eu saber e mostrar em um display de onde está vindo a alimentação?

Obrigado!

Sua pergunta tem 2 partes:

1. Comutação automática de fontes: Sim, tem como, mas você tem que fazer um circuito intermediário. Este circuito (bem simples) irá receber as 2 alimentações e escolher a que tiver maior tensão para alimentar o Arduino. Para fazer isto, apenas user 2 diodos (eu recomendo 2 diodos de Schottky, para que se tenha uma baixíssima queda de tensão devido ao diodo), um em cada fonte, polarizados diretamente. Com isto, apenas a fonte que tiver maior tensão irá “passar” para o arduino. Se o diodo escolhido tiver um tempo de comutação muito baixo, use um diodo do tip o"FR", que é muito mais rápido, mas geralmente possuem uma queda de tensão superior a 1V.

2. Aí não não é tão simples! O que exatamente tem em mente? Porque, para o Arduino, não importa a fonte, ele não sabe quem o alimenta.

O que pode ser feito aí é o seguinte: ligue saída da fonte em um dos pinos analógicos do Arduino, mas cuidado: esta não é uma ligação direta: você tem que ter o cuidado de abaixar a tensão para 5V ou menos (um resistor + diodo de zener resolve isto) e somente alimentar esta porta do Arduino se este também estiver ligado (um NPN resolve isto). Pensando bem, um NPN e 3 resistores de 10K resolvem isto! Com este circuito, você saberá que a fonte está, pelo menos energizada. Se ela está, então é por ela que o arduino está sendo alimentado. Por outro lado, se ela não está energizada ,mas o arduino está, então este somente pode estar sendo alimentado pelas baterias, concorda?!

karma muito obrigado, me ajudou bastante.

Abs,