Boa tarde,
Alguem poderia me ajudar em como posso fazer leituras de tensão com arduino de valores inferior a 4 mV ?
É que queria fazer umas leituras de tensão em que a sonda varia entre 1 a 4 mV. Poderia usar um transistor para amplificar o sinal?
Obrigada.
Um transístor, nesse caso, não me parece muito boa ideia. Pode ser usado um Amplificador Operacional (vulgarmente conhecido como AmpOp) numa montagem não inversora:

O ganho (aquilo que a montagem amplifica) é:
G = 1 + R1/R2.
Se quiser que os 4mV passem para 5.000mv (isto é 5V) o ganho deve ser 5000/4=1250. Sendo assim, a resistência R1 deve ser (mais ou menos) 1250 vezes maior que a resistência R2. Por exemplo, uma resistência de 1MOhm e uma resistência de 820Ohm devem dar para isso.
Obrigada pela resposta Luis Silva,
O que vou medir é o fluxo de calor que oscila entre 4 a 1 mV. Se eu usar este exemplo com os valores da resistência, para obter minha leitura subtrai-se o ganho e tem a leitura real, é isto?
E onde conecto os cabos do sensor ( são 2) : um em Vin e outro em Vout?
Desculpa as perguntas básicas, mas é estou começando nesta área.
Usando esta montagem, lê-se a saída e divide-se pelo ganho para obter a entrada.
As ligações da entrada são entre o Vin e o ponto representado com o símbolo de terra. Para se ligar a saída liga-se entre o Vout e o símbolo de terra.
luisilva:
Usando esta montagem, lê-se a saída e divide-se pelo ganho para obter a entrada.
As ligações da entrada são entre o Vin e o ponto representado com o símbolo de terra. Para se ligar a saída liga-se entre o Vout e o símbolo de terra.
Muitissímo obrigada.
Poderia me dizer qual seria o melhor amp-op que eu poderia usar com o arduino Mega? Eu preciso ampliar valores de 0,1 mV para 1000mV.
Usarei no R1 = 1M e R2 = 100ohm.